No mês de novembro, foi aprovado em Buenos Aires um projeto de lei que permite o trânsito de animais de estimação no metrô da capital da Argentina.
Primeiramente submetido à consulta pública através das redes sociais, o projeto foi aprovado por 65% da população local. Durante votação oficial, nem um parlamentar votou contra a nova lei, que foi aprovada com 56 votos a favor.
De acordo com a nova lei, cada passageiro poderá transportar apenas um cachorro, gato ou outro animal de estimação, sem nenhum custo extra, e o bichinho deve estar “acomodado em uma gaiola ou caixa de transporte devidamente fechada e ventilada”.
Um dos defensores da iniciativa foi Horacio Rodríguez Larreta, prefeito da cidade de Buenos Aires, que falou para os deputados antes da votação. “Há 430.000 cachorros e 250.000 gatos nas residências da cidade, o que representa 14 cães para cada 100 moradores e oito gatos para cada 100 pessoas”, disse Horacio Larreta, que comentou ainda sobre como os animais são benéficos para a população.
No início, a circulação dos usuários do metrô com seus animais de estimação vai ser feita apenas durante os finais de semana e feriados, como fase de teste. A intenção é observar e fazer uma avaliação sobre como os animais se comportam no transporte público e se os bichinhos estão sendo transportados por seus tutores da maneira correta.
Outra cidade que também já liberou o transporte de animais no metrô foi Madri. Por lá, os animais devem andar no último vagão transporte e em horário determinado, precisam estar usando focinheira, coleira com uma extensão menor a 50 centímetros e devem estar identificados com microchip.
Fonte: Veja.com