Existem duas teorias. Alguns acreditam que este cão foi domesticado antes mesmo de eles perceberem que precisavam fazer algum som. Acontece que Basenjis pode latir, mas eles não querem.
De acordo com a segunda teoria, tudo gira em torno das características estruturais da laringe: o espessamento das cordas vocais nesses cães é quase plano, o que não os permite latir. Isso prova mais uma vez a opinião sobre a origem do Basenji: essa característica foi preservada neles e em cães dingo selvagens.
Mas não pense que esses cães são silenciosos. Eles fazem sons, e que sons! Tudo depende do humor deles. Um cão que não sabe latir pode ganir, guinchar, uivar ou até rir como hienas.
Cão africano silencioso – descrição
De todas as raças silenciosas, os Basenji são os mais populares. Esses animais fofos não podem latir por natureza. Mas eles ainda têm voz. Os sons que o cão faz são mais parecidos com grunhidos.
Basenjis pertence aos antigos cães africanos que viveram ao lado dos humanos há muitos milhares de anos.
Inicialmente, esses animais eram selvagens. Mesmo agora, em algumas regiões cobertas por florestas equatoriais, rebanhos inteiros esses cães podem ser encontrados.
Nome da raça
Basenji não só ajudou os caçadores a rastrear a presa, mas também serviu aos faraós. No Egito, eles eram reverenciados como protetores das forças do mal e da bruxaria.
Mesmo após a morte, os governantes não queriam se separar deles. Em algumas tumbas, durante as escavações, foram encontradas múmias de cães. As paredes dos túmulos foram decoradas com desenhos de animais.
- Veja também: As raças de cachorro mais antigas do mundo
Comportamento do Basenji
O Basenji é um cão que não pode ser chamado de tímido. Eles são caçadores natos. Sentem-se à vontade em qualquer lugar.
Ativos por natureza, eles se encaixam perfeitamente no ritmo de vida de quem está acostumado a passar muito tempo em caminhadas, ao ar livre ou apenas no campo.
Este cão sente o humor de seu amado dono. Assim, ele se tornará um amigo empático e favorito de pessoas solteiras ou adolescentes com problemas de comunicação.
A calma, a curiosidade e a alta estabilidade mental que o cão possui o tornam o Basenji um animal de estimação desejável em muitas famílias.
Mas vale lembrar que o desejo de ter um animal de estimação acarreta a necessidade de caminhar muito com ele. Afinal, uma raça de cães que não pode latir deve se mover muito para manter a saúde e a força.
Bassendzhi requer muita atenção e uma abordagem individual para o treinamento. O dono terá que quebrar sua teimosia e se colocar no lugar do líder da matilha. É importante começar a treinar a partir do momento em que o filhote acaba de entrar em casa.
O que esses cachorros realmente adoram é correr. O andar do Basenji é até comparado ao de um cavalo. Se este cão não se mover muito, ficará deprimido.
Eles são cães inteligentes, fortes e obstinados. Eles se distinguem pela racionalidade e caráter independente. Eles têm um instinto desenvolvido para a perseguição.
Ao mesmo tempo, o Basenji tem muitos hábitos felinos. Este cachorro é para ser admirado. Como um gato, ele constrói sua relação com uma pessoa: ele se apega e mostra amor.
- Leia também: O temperamento do Basenji – Como este cão se comporta?
Por 10 raças de cães que quase não mudaram com o passar dos anos
[…] Essa antiga raça africana mantém a mesma aparência desde sua criação. Além disso, é uma das poucas raças que não latem. Para saber mais, clique aqui. […]