Quando nossos amados cães olham para nós, muitas vezes parece que eles sabem o que estamos pensando. Com o tempo, seu “status de melhor amigo do homem” se torna cada vez mais válido – sua capacidade de entender e prever o comportamento humano aumenta a cada geração.
Um estudo feito na Abertay University em Dundee, no Reino Unido, mostra que a capacidade de um cão de entender as pessoas é inata e independente de treinamento. Essa habilidade é resultado de reprodução seletiva e seleção genética, portanto, só evoluirá com o tempo. Assim, cachorros conseguem prever o comportamento humano.
Cachorros conseguem prever o comportamento humano
Os biólogos da University Of Abertay Dundee, no Reino Unido, observaram o progresso que os cães tiveram na habilidade de interpretar e prever o comportamento humano ao longo de milhares de anos de convivência com pessoas.
A pesquisa explicou que gerações futuras vão se tornar cada vez mais espertas.
Como os cachorros se tornaram domésticos, uma das habilidades que eles desenvolveram foi compreender o comportamento humano. Quando eles conhecem humanos específicos, eles prestam mais atenção e isso quer dizer que conseguem ler ou até prever o comportamento humano com mais eficiência, assim que a familiaridade vai crescendo. (Clare Cunningham, líder do projeto)
Clare Cunningham e Mari Ramos monitoraram 24 cachorros com diferentes tipos de treinamento: cães que tiveram treinamento profissional, com treinamento em casa e cães abandonados em abrigos.
E a grande surpresa veio dos cachorros dos abrigos, que tiveram o mesmo desempenho que os cães com treinamento. Com isso, a pesquisa mostrou que o desenvolvimento do conhecimento canino vem do DNA e não do treinamento.