As autoridades da cidade de Baoshan, na China, encontraram uma maneira absurda de combater a raiva: eutanasiar quase 5 mil cães de rua.
A decisão foi tomada após a morte de 5 pessoas por causa da doença (uma em julho e quatro em agosto). Ao todo foram 4900 cachorros mortos e 100 mil vacinados durante a campanha anti-raiva.
Baoshan pertence à província de Yunnan, e as autoridades estão encorajando as cidades ao redor a fazerem o mesmo com seus cães de rua.
Infelizmente, essa não é a única vez que isso acontece na China como maneira de combater a raiva. Em 2009, 37 mil cachorros de rua foram eutanasiados na cidade de Hanzhon.
Nos últimos anos, a popularidade dos cachorros cresceu na China e muitas pessoas começaram a ter cães como bichos de estimação. Com isso, ativistas começaram a condenar esse tipo de campanha de eutanásia dos cães de rua e estão incentivando a vacinação. Será possível mudar a cabeça de todos?
Fontes: CNN / Dosgter
Por Sergio Lafayete Cerutti
Em um País onde o consumo da carne canina é legalizado e tradicionalmente comum não é absurdo que abatam uma grande quantidade de animais que possam ter essa doença, essa medida não é absurda, é uma pratica comum no mundo inteiro, se for detectado por exemplo um surto febre aftosa em algum rebanho de alguma fazenda no Brasil provavelmente haverá o abate de milhares de milhares de animais que possam ser suspeitos de ter a doença. Eu acho bastante bizarro consumir carne de cachorro porém não me sinto em posição de julgar os hábitos alimentares de outras nações, por exemplo pra nós é extremamente comum o consumo de carne bovina, mas para os Indianos que têm esse animal como um ser sagrado, é um absurdo.
Por Yara Dosso
Os seres humanos ainda tem muito que evoluir e aprender com os animais virtudes como amor incondicional, lealdade e gratidão! Pobres dos bichinhos que morreram e outros que estão condenados a morte por pessoas que não conseguem enxergar a doçura desses seres indefesos!