Prefeitura de Curitiba realiza castração gratuita em cães e gatos

Pensando na saúde e bem-estar dos bichinhos de estimação e em diminuir o número de animais abandonados nas ruas, a Prefeitura de Curitiba já começou a colocar em prática o seu Programa Municipal de Castração Gratuita.

Para ter o animal castrado através do projeto, é preciso fazer um cadastro no site da Rede de Proteção Animal. Famílias e abrigos poderão cadastrar seus animais. Para participar, o animal deve ser originário de Curitiba e ter idade entre cinco meses e oito anos.

Cães e gatos estão sendo castrados de forma gratuita em Curitiba. (Foto: Reprodução / Facebook Prefeitura de Curitiba)

A intervenção cirúrgica será feita em dois castramóveis que irão circular por áreas já predeterminadas da cidade. O primeiro castramóvel já está em serviço, Regional CIC, e o segundo começará a circular no dia 7 de agosto, na Regional Boa Vista.

A primeira fase da ação terá a duração de dois meses e a estimativa da Rede de Proteção é que sejam atendidos nos dois locais cerca de 2.000 animais. Depois desse período, os castramóveis seguirão para as regionais Pinheirinho e Cajuru.

“Até o fim deste ano, pretendemos atender os animais já inscritos nas dez regionais da cidade”, conta a veterinária Vivien Midori Morikawa, chefe da Rede de Proteção.

As cirurgias são feitas em estruturas móveis e completamente adaptadas para a realização dos procedimentos. (Foto: Reprodução / Portal da Prefeitura de Curitiba / Cesar Brustolin / SMCS)

No dia da cirurgia, o animal tem o seu cadastro conferido, é pesado, passa pelo processo pré-cirúrgico e em seguida vai para a anestesia. Só então o animal vai para a cirurgia. Depois, os pets ainda recebem um microchip de identificação.

Enquanto esperam seus animais se recuperarem da anestesia para já poderem ir para casa, os tutores recebem orientações sobre a castração e sobre como deve ser o cuidado pós-cirurgia.

Após a cirurgia, os animais estão recebendo um microchip de identificação. (Foto: Reprodução / Facebook Prefeitura de Curitiba)

Esperamos que essa bela iniciativa da Prefeitura de Curitiba seja levado para outras cidades e muitos animais possam ser ajudados.

Fonte: Portal da Prefeitura de Curitiba / Facebook Prefeitura de Curitiba

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Lollapalooza e pets: Conheça os pets das celebridades!
Artistas do Lollapalooza 2025 revelam um lado íntimo ao mostrarem seus pets. Shawn Mendes, Justin Timberlake, Alanis Morissette, Olivia Rodrigo...
Letícia Sabatella afirma que veterinária doou seus cães sem permissão; entenda
Letícia Sabatella acusou uma veterinária de doar seus cães sem autorização. A profissional afirma que os animais estavam abandonados. O...
Brasil x Argentina: e o Dogo, você já conhece o craque canino do país vizinho?
O Dogo Argentino é um cão forte, ágil e imponente, criado na Argentina para caçadas desafiadoras. Fiel, mas exigente, destaca-se...
Img de rastreio

Localize algo no site!