Cachorro com carrapato. O que devo fazer? Os carrapatos são são assustadores e podem transmitir doenças. Se seu cão brinca em áreas arborizadas, de vez em quando provavelmente pegará um ou dois carrapatos.
Encontrar um carrapato no pelo pode ser difícil. Porém, vale a pena observar o cachorro após cada caminhada nas áreas mais ameaçadas. O local mais comum para a localização de carrapatos em cães é a área da cabeça. Além disso, eles também preferem o pescoço, a região pubiana, a região anal e as orelhas.
Assim, a primeira regra é tirar os carrapatos do seu cão rapidamente. Portanto, ao ver o cachorro com carrapato, remova-os dentro de 24 a 36 horas após uma mordida.
Mas se seu cão sai todos os dias em áreas com carrapatos, você precisa examiná-lo todos os dias. Caso contrário, verifique quando ele estiver na área infestada de carrapatos.
DICA 1 : Alguns cães podem “mostrar” onde tem um carrapato. Portanto, observe seu cão para ver se ele está se coçando ou se mordendo repetidamente em um lugar.
Os carrapatos gostam especialmente de ficar em lugares como:
- Virilha,
- Entre os dedos dos pés,
- Em ou ao redor das orelhas,
- Em torno da área anal,
- Na cauda e pálpebras.
DICA 2: se você tem um cão de pelo comprido ou com pelo duplo, use um secador de cabelo para secar o pelo. Os pelos se separarão para que você possa ver a pele e detectar qualquer carrapato que esteja por lá.
Cachorro com carrapato: retire o carrapato com uma pinça
Ao avaliar a aparência de um carrapato, você pode estimar o tempo de sua alimentação. Assim, se o carrapato for achatado, ele só estará no animal por várias horas.
Enquanto isso, se os carrapatos estão redondos é porque já sugaram sangue há várias dezenas de horas.
Mas em casos extremos, os carrapatos podem se alimentar de um cão por até duas semanas. Portanto, lembre-se de que quanto mais cedo o parasita for removido, menor será o risco de transmissão de doenças.
Para removê-lo:
- Divida o pelo do seu cachorro ao redor do carrapato com os dedos.
- Coloque a pinça ao redor do carrapato, o mais próximo possível da pele.
- Não torça ou sacuda o carrapato.
- Puxe suavemente para cima com as mãos firmes. Adicione pressão até que o carrapato permita que você o afaste da pele.
- Limpe a área da picada e as mãos com álcool isopropílico, iodo ou sabão e água.
- Elimine o carrapato matando-o com álcool … ou jogue-o no vaso sanitário.
No caso de um cão mordido por várias ou várias dezenas de carrapatos, você deve visitar imediatamente um veterinário para removê-los.
Essas infecções graves danificam seriamente a pele e aumentam o risco de anemia, paralisia e outras complicações. O veterinário fornecerá ajuda profissional e fará os exames necessários.
O que não deve ser feito ao ver carrapato em cachorro?
- NÃO… remova os carrapatos com os dedos. Se você fizer iss, use um lenço de papel ou toalha de papel. Em seguida, desinfete as mãos com água e sabão. Você realmente não vai querer ver saliva de carrapato ou sangue em seus dedos. E não se esqueça de limpar a área da mordida do seu cão.
- NÃO … esmague um carrapato. Isso pode forçar os fluidos corporais infectados a entrarem pela boca do carrapato. Isso aumenta o risco de infecção para você e seu cão.
- NÃO … coloque coisas como esmalte de unha, vaselina ou repelentes no carrapato para tentar sufocá-lo ou matá-lo. Isso pode fazer com que aumente a possibilidade de infecção.
- NÃO … queime o carrapato com um cigarro aceso ou fósforo quente.
- NÃO … jogue o carrapato na lata de lixo ou na pia. Eles podem rastejar de volta facilmente.
A maioria dos tipos de carrapato podem secar e morrer muito rapidamente se a umidade for inferior a 90%. Assim, a maioria não sobreviverá 24 horas e geralmente morrerá em 8 horas.
Com roupas úmidas em um cesto de roupa suja, eles podem sobreviver 2 ou 3 dias, ou mais, se tiverem feito recentemente uma refeição de sangue.
Métodos para cães repelirem carrapatos
Existem muitos métodos de repelir carrapatos, os principais são:
- Coleiras especiais: atuam contra os carrapatos por cerca de 8 meses,
- Remédio em gotas: a aplicação deve ser repetida em média todos os meses,
- Spray: usado várias vezes no mês,
- Comprimidos: administrados duas vezes com intervalo e atuam ao longo do ano.
Infelizmente, cada um dos métodos também tem suas desvantagens. Qualquer dúvida deve ser discutida com um veterinário que certamente nos ajudará a tomar a decisão certa.
Cachorro com carrapato: como protegê-los?
Os carrapatos também podem ser perigosos para os humanos. Durante as caminhadas, proteja você e seu cão de carrapatos e micróbios nocivos transmitidos por esses aracnídeos.
O que podemos fazer?
- Evite caminhar entre a grama alta;
- Use roupas com mangas compridas e pernas, e botas altas e meias;
- Use métodos químicos de proteção: repelentes, ou seja, sprays que repelem insetos e carrapatos;
- Verifique o corpo do cachorro e o seu corpo após cada passeio ao ar livre.