Cães e seres humanos têm uma coisa em comum: suas necessidades de sono mudam à medida que envelhecem e através de diferentes estágios de saúde e estilo de vida. Mas por que o cachorro dorme muito?
Leia para saber tudo sobre o quanto de sono seu cão precisa.
O cachorro dorme muito, mas não de uma só vez
Em comparação com os humanos, um cachorro dorme muito. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, o adulto humano médio se sai melhor com 7-9 horas de sono por noite. Os cães, por outro lado, dormem por uma média de 12 a 14 horas em cada ciclo de sono de 24 horas. Em outras palavras, os cães passam 50% do dia dormindo.
Mas os cães não dormem como nós. A maioria dos humanos opera em um horário diurno de sono, dormindo à noite, e ficando acordado e ativo durante o dia. Mas os cães raramente dormem todos de uma só vez.
O cachorro dorme a noite toda, mas não é a única vez que dormem.
Um veterinário, em uma entrevista com PetMD, descreve os cães como “dormentes sociais” porque eles ajustam suas necessidades de sono ao ambiente. Eles podem ter 7 horas de sono ao seu lado durante a noite e o resto em cochilos durante o dia enquanto você está no trabalho.
Filhotes e idosos de cachorro dormem mais
Como qualquer um que atualmente cria um filhote sabe, os filhotes podem dormir muito. Um motivo pelo qual seu filhote está com tanto sono? Ele está trabalhando duro para crescer!
Os filhotes crescem rapidamente e isso exige muita energia. Seus filhotinhos de cachorro adoráveis precisam de muito tempo para se recuperar de todo o trabalho duro que estão fazendo. É por isso que os filhotes podem dormir até 20 horas por dia.
Claro, os filhotes não dormem por 20 horas seguidas. Eles são profissionais em cochilar. Por outro lado, eles não são profissionais em dormir durante a noite.
Cães idosos dormem mais por causa de seu metabolismo lento. Assim como os humanos, os cães ficam mais lentos à medida que envelhecem e tendem a precisar de mais descanso para recuperar sua energia.
É normal que um cachorro mais velho durma mais do que costumava. No entanto, se seu cão parece não ter energia e está muito mais lento do que costumava, pode ser um sinal de condições subjacentes, como artrite ou doença.
É por isso que é importante manter verificações semestrais de bem-estar com o veterinário. Seu cão mais velho pode precisar de mais sono, mas você ainda pode ajudá-los a desfrutar de um estilo de vida ativo modificado à medida que envelhecem.
As necessidades de sono variam por raça
A raça é outro fator importante quando se fala em sono dos cães. Em geral, cachorros grandes dormem mais que cachorros pequenos. Cães grandes podem precisar de mais sono porque cansam mais rapidamente, afinal, eles têm mais peso para transportar.
Claro, todos nós conhecemos alguns cachorros preguiçosos de todos os tamanhos. De acordo com um estudo, algumas das raças de cães mais sonolentas incluem:
- Buldogues
- Beagle
- Labradores
- Pug
- Pastor alemão
- Golden retriever
Os cães de serviço têm que ficar acordados e alertas durante o dia, então eles dormem a maior parte do sono à noite. Mas os cães que não têm trabalho podem cochilar muito mais durante o dia, simplesmente porque podem.
Meu cachorro está dormindo demais?
Cachorro dorme muito. Mas ele pode está dormindo demais? Se os hábitos de sono do seu cão mudar repentinamente e visivelmente, vale a pena levá-los ao veterinário para um check-up. Algumas condições, como hipertireoidismo e diabetes, podem afetar os hábitos de sono.
Outros sinais de que os padrões de sono de seu cão está desregulado pode incluir:
- Desorientação
- Dificuldade de concentração
- Dormir muito mais ou muito menos do que o habitual
Em caso de dúvida, ligue para o veterinário. Mas, em geral, confie que seu cachorro dorme o que precisa. E, sorte deles, eles dormem muito!