Cachorro está vomitando amarelo: o que será que pode ser? Sempre ficamos com uma desconfiança com relação a saúde do nosso cachorro quando ele começa apresentar sinais estranhos em casa. E um destes sinais, pode ser um mal estar que provoque vômitos. Ou, até mesmo e infelizmente, uma doença mais grave. Se você quiser descobrir mais informações sobre este assunto, acompanhe.
Cachorro está vomitando amarelo – O que pode ser?
Cachorro está vomitando amarelo nos leva a pensar que ele possa estar doente. No entanto, nem sempre é assim. O vômito amarelo de um cachorro pode significar uma série de coisas, inclusive, nada. Entretanto, é sempre bom ficarmos atentos aos sinais de possíveis problemas mais graves.
Assim como um ser humano, o cachorro possui em seu estômago um líquido chamado bílis. Este líquido é responsável por auxiliar no processo digestivo, quebrando as células de gordura para que elas possam ser devidamente absorvidas pelo corpo. Desta forma, a bílis concentra-se durante a maior parte do dia a espera de alimentos. E quando eles não chegam da forma certa, uma expulsão pode ocorrer.
A nível de comparação com os seres humanos, por exemplo, a bílis é criada apenas quando o alimento está chegando ao estômago. Ou seja, não há excessos e concentrações. Entretanto, este não é o único motivo deste problema ocorrer com os nossos bichos. Acompanhe para entender.
O que fazer quando o cão está vomitando amarelo?
Como falamos, a bílis pode ter um papel importante nas causas do vômito amarelo. No entanto, outras situações também podem ocorrer. Para que você tenha um panorama mais completo do que está acontecendo, é importante levar algumas coisas em consideração. Acompanhe.
Observação
Observar é um dos principais fundamentos para um bom cuidado do seu cão. Faça observações constantes no comportamento do animal quando ele está vomitando e também durante o dia em que ele estiver bem. Isto fará com que você identifique uma série de situações que poderão ajudar a diagnosticar algum problema mais grave.
Por exemplo, preste atenção na consistência do vômito, tente identificar as substâncias que lá estão e também, analise a frequência em que o cachorro vomita. Estas informações serão cruciais para tratamentos posteriores.
A frequência pode ser um indicador
Como falamos anteriormente, não necessariamente o cachorro está doente quando está vomitando amarelo. Porém, há uma possibilidade de que ele esteja. Por isso, analisar a frequência em que os vômitos acontecem é imprescindível. Se acontecer uma vez ou duas, esporadicamente, pode ser que não seja nada.
Entretanto, se o problema persistir de maneira mais sólida, ou seja, com mais frequência, você deve se preocupar um pouco mais. Se acontecer todos os dias ou até mesmo mais vezes no mesmo dia, procure um veterinário e descreva tudo que você já veio observado no seu cachorro nos últimos dias.
Procure por outros sinais
Quando o cachorro vomita amarelo, significa dizer que algo não está plenamente certo com ele. Agora, se estes vômitos forem acompanhados de diarréias ou outros tipos de mal estar, é sinal de que algo está errado. Vale lembrar que não necessariamente o conjunto de fatores precisa ser no mesmo dia para refletir um problema. Por isso, muita atenção.
Faça uma observação após o vômito acontecer
Após o fato consumado, continue observado seu cachorro. Se for algo mais grave, certamente ele indicará por meio de uma série de sinais. Estes sinais geralmente podem ser a falta de apetite, a vontade de ficar deitado, a falta de ânimo para brincadeiras e até mesmo náuseas. Além do mais, uma salivação em excesso também pode indicar algum tipo de intoxicação ou doença mais grave.
Algo que você pode observar facilmente é o comportamento do cão após vomitar. Geralmente após esta situação, os cachorros buscam consumir alimentos do tipo vegetais. Isto geralmente é um remédio caseiro que eles mesmos entendem que pode fazer bem. Uma sugestão, é plantar erva-cidreira ou outras ervas que fazem bem para o cão.
Entretanto, é bom prestar atenção nas plantas que estão ao redor da casa. Pois eles poderão comer desde grama, até substâncias tóxicas que encontrem pelo chão. Portanto, filtrar o que está plantado é fundamental para que acidentes não aconteçam.
Por mais que os cachorros busquem esta automedicação, é importante continuar com as observações. Afinal, nem sempre os remédios funcionam. E, se não funcionarem, você já sabe que precisará levar seu pet para um veterinário.
Atente-se a doenças que podem causar o vômito amarelo
Se o cachorro está vomitando amarelo pode ser uma série de problemas. Inclusive, problemas mais graves. Entre os problemas mais graves que podem ocorrer, estão diversos tipos de câncer, pancreatite, gastroenterite e obstrução intestinal.
Desta forma, sempre zele pela saúde do seu cachorro e mantenha-o o mais saudável possível. Pois é aquele velho ditado: é melhor prevenir, do que remediar. E quando entender que o seu cão está com comportamentos estranhos e hábitos fora da rotina, observá-lo e buscar tratamento adequado com um veterinário é mais do que importante.