Os cachorros para apartamento que ficam sozinhos são ideais para aquelas pessoas que moram sozinhas ou mesmo precisam ficar muito tempo fora de casa.
Afinal, o cachorro é muito aficcionado no seu tutor e precisa dele por perto boa parte do dia. As poucas horas que o tutor não está, podem ser difíceis para o cão.
No entanto, se acostumá-lo da maneira certa e com os estímulos corretos, esse momento pode ser menos frustrante e desafiador a ele.
Neste artigo, portanto, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre cachorros para apartamento que ficam sozinhos – ou podem ficar!
Veja algumas raças, as suas características e dicas extras.
Continue lendo!
Cachorros para apartamento que ficam sozinhos
- Chow Chow;
- Basenji;
- Basset Hound;
- Lhasa Apso;
- Shih Tzu;
- Shiba Inu;
- Akita;
- Husky Siberiano;
- Samoieda.
Esses são alguns cachorros para apartamento que ficam sozinhos. No entanto, não significa que é só deixá-los sozinhos e pronto: eles ficarão bem.
Muito pelo contrário. Afinal, todos esses cães têm a sua própria maneira de conviver e se expressar. Eles terão necessidades que devem ser supridas e entendidas pelo tutor.
Simplesmente deixar um cachorro com energia dentro de casa sozinho, pode ser algo muito ruim para o cão e para o tutor. Afinal, ele pode destruir tudo e latir o tempo inteiro.
Por isso, é fundamental organizar a rotina e acostumar o seu pet aos poucos a ficar sozinho. E ainda assim, muitas vezes, eles precisarão de um dog walker para gastar a energia durante o dia.
Abaixo, entenda um pouco mais sobre as características desses cães que colocamos na lista.
Chow Chow
Muita gente tem medo do Chow Chow, pois ele parece um cão muito sério e que está só esperando o momento certo para atacar. No entanto, não é bem por aí.
Por mais que o Chow Chow seja um cão sério e intimidador, ele pode conviver muito bem com a sua família e até outros animais dentro de casa. No entanto, é preciso adestrá-lo e socializá-lo.
Ao fazer isso, o Chow Chow tem boas chances de viver muito bem em casa sozinho por um período. Isto é, algumas horas.
Afinal, você não pode simplesmente “abandonar” o seu cão em casa por longas horas e dias, esperando que ele não sinta a sua ausência. Todos os cães sentem!
Se for ficar muito tempo fora de casa, contrate um dog walker ou pet sitter para ajudar o seu Chow Chow no dia a dia com o gasto de energia, alimentação e estímulos.
Basenji
Se você quer um cão que não late muito, o Basenji pode ser uma das melhores alternativas. Afinal, trata-se de um cão furtivo, extremamente protetivo e com instinto de caça.
Ele é ideal para ficar de guarda em casa e pode ficar algum tempo sozinho, desde que acostumado a isso. Caso contrário, ele pode virar um cão absolutamente frustrado e destrutivo.
Afinal, o Basenji tem muita energia para gastar. Ele é um cão que precisa de estímulos constantes. Logo, se ele ficar sozinho e não tiver esses estímulos, pode se frustrar e destruir tudo em casa.
De maneira geral, o Basenji é um ótimo cão para gosta de gastar muita energia por aí, na rua. Afinal, ele precisa de muitos estímulos físicos e mentais para ficar “de boa”.
Basset Hound
Um dos cachorros para apartamento que ficam sozinhos, é o Basset Hound. Ele também é um exímio cão de guarda e adora ficar observando tudo ao seu redor.
Ele é tão observador, que ao seguir um rastro de cheiro pode até mesmo se perder pelo caminho, de tão focado naquele rastro!
Em casa, o Basset Hound vai ser um cão tranquilo e muito sereno. Ele é amável com outros cães e também com crianças. Sempre vai estar “de boa”.
No entanto, ele precisa de exercícios e atividades físicas constantes para manter a forma física e mental. Caso contrário, pode ser um cão frustrado e gordinho.
Lhasa Apso
Se você procura um cão peludo para o seu apartamento, o Lhasa Apso pode ser a sua alternativa perfeita. Embora ele seja muito apegado ao tutor, ele pode ficar sozinho em casa – desde que com os cuidados certos.
Trata-se de um cão que não precisa de muitos exercícios físicos ou atividades externas. Ele vive bem dentro de casa com os estímulos locais.
No entanto, ele não quer saber de muita amizade com estranhos. Portanto, ao ficar sozinho em casa e notar a presença de outras pessoas no corredor ou pátio, ele vai latir muito.
Pode ser um cão teimoso e com temperamento forte, mas adora brincar e também caçar.
Portanto, ao estabelecer um ambiente criativo e divertido pra ele dentro de casa, ele poderá gastar energia e passar o tempo ali.
Shih Tzu
Outro cão peludão que você pode adotar para te fazer companhia, é o Shih Tzu. Embora ele seja extremamente apegado ao dono, ainda assim, pode viver sozinho em casa.
Afinal, ele tem um gosto enorme por brincadeiras e você pode facilmente levar o seu Shih Tzu ao mais alto nível de entretenimento quando o ambiente estiver adaptado.
Portanto, compre tapetes de enriquecimento ambiental e outros elementos que ajudam o seu cão a se divertir sozinho em casa.
Quanto mais baixa estiver a energia dele, melhor. Assim ele vai ficar menos frustrado com a sua ausência.
Shiba Inu
O Shiba Inu é também é um cão que pode ficar sozinho em casa. No entanto, ele precisa de todos os cuidados e preparos para que isso aconteça sem problemas.
Afinal, é um cão que pode latir bastante, é rústico e defende o território sem pensar duas vezes. Essas características fazem do Shiba Inu um cão que precisa de adaptação adequada para ficar sozinho.
Portanto, gaste a energia dele de forma constante. Nunca “abandone” o seu cão em casa sozinho por muito tempo sem gastar a energia dele antes.
Afinal, ele é muito apegado ao tutor assim como outros cães dessa lista – e precisa de estímulos certos para ficar bem.
Chame um dog walker ou pet sitter para cuidar do seu dog caso tenha que ficar muito tempo ausente.
Akita
Se você tiver todos os requisitos para cuidar de um Akita, ele pode ser um cão absolutamente fantástico em casa. No entanto, nas “mãos erradas”, ele pode ser um cão frustrado e com mau comportamento.
O Akita pode ser um candidato a ser um cão para ficar sozinho, já que ele é um exímio cão de guarda.
No entanto, para isso, ele deve ter os estímulos corretos, o gasto de energia adequado, entre outras coisas.
O Akita não se dá muito bem com pessoas estranhas e sempre vai tentar proteger a família. Mas quando bem cuidado, é um cão amável, devoto e muito próximo do tutor.
Husky Siberiano
O Husky Siberiano é um cachorro absolutamente lindo e com uma postura fantástica para ser um cão protetor em casa. Embora ele não seja, necessariamente, um cão de guarda.
Afinal, ele adora estar com pessoas e outros animais – e precisa disso. Portanto, ficar muito tempo sozinho pode ser algo bastante ruim ao Husky Siberiano.
No entanto, há o “jeito certo” de deixá-lo sozinho: com gasto de energia, rotina adequada e um dog walker por perto, se necessário.
Para viver em apartamento, o Husky é um pouco grande. Afinal, ele precisa de espaço. Portanto, isso é algo que pesa “contra” a sua decisão de tê-lo em apartamento.
Somente tenha um Husky se você puder oferecer todas as condições que ele precisa para viver bem, tranquilo e saudável física e mentalmente.
Samoieda
Ele não é o cão mais inteligente do mundo, já que está na posição trinta e três. No entanto, é um cão que pode facilmente socializar com estranhos e animais desconhecidos.
Isso faz do Samoieda um cão tranquilo para ficar em casa sozinho por algum tempo, desde que com o acompanhamento correto do tutor.
Isto é, embora ele costuma ser calmo e tranquilo dentro de casa, o Samoieda precisa de gasto de energia e acompanhamento constante nisso. Caso contrário, pode se frustrar e ficar ansioso.
Cachorro pode ficar sozinho em casa?
Poder, ele até pode. No entanto, o tutor precisa criar um ambiente adequado para isso.
E nossa lista de cachorros para apartamento que ficam sozinhos, somente pode ser assimilada se o tutor criar um ambiente adequado para o cão ficar sozinho.
Afinal, todos os cães são apegados ao tutor e ao sentir a falta dele, podem ficar frustrados, ansiosos e até destrutivos.
Abaixo, veja cuidados e dicas para deixar o cachorro sozinho em casa.
- Ansiedade por separação;
- Enriquecimento ambiental;
- Rotina adequada;
- Gasto de energia adequado.
Ansiedade por separação
A ansiedade por separação é um tipo de problema muito comum em cães que ficam sozinhos “do nada”.
Isto é, aqueles cães que estão perto do tutor o dia inteiro e do nada passam a ficar sozinhos por algum motivo.
A ansiedade por separação é prejudicial ao seu cão e você precisa tratar para que o cão possa ficar tranquilo em casa sozinho.
Enriquecimento ambiental
O enriquecimento ambiental é a sua maior “arma” para criar um ambiente favorável quando o cão estiver sozinho em casa.
Afinal, com o enriquecimento ambiental o cachorro pode passar horas se divertindo e entretido de maneira que ele nem veja a hora passar.
Rotina adequada
Os cães precisam de rotina. Isto é, eles precisam saber o que vai acontecer antes, durante e depois.
Portanto, faça de tudo para criar uma rotina adequada e bem definida com o seu cão. Não deixe ele vivendo aleatoriamente, pois isso não faz bem ao cão.
Inclusive, temos um artigo falando sobre isso, veja: Como criar uma boa rotina para o cachorro e qual a importância dela.
Gasto de energia adequado
E por fim, lembre-se: gaste a energia do seu cão. Tanto física quanto mental.
É isso que deixará ele calmo, relaxado e sem aquele gás todo para reagir a eventuais estímulos negativos na sua ausência.
Todos os cães precisam de gasto de energia adequado para ficarem tranquilos em casa.
Além disso, o gasto de energia colabora para a saúde física do pet – o que é ótimo.
Cuide do seu dog!