Você sabe como ajudar cachorros abandonados? Hoje nós vamos te orientar a como ajudar os cachorrinhos que foram deixados na rua.
Sabemos que, infelizmente, muitas pessoas não têm condições de adotar os cachorros que estão abandonados na rua, seja por falta de espaço, condições financeiras ou por já ter animais em casa, podem existir inúmeros motivos.
Mas, mesmo assim, se você deseja ajudar de alguma forma, nós, do Portal do Dog, compilamos 10 opções de ajuda para você colocar em prática e ajudar os animais abandonados. Não deixe de conferir!
Como ajudar cachorros abandonados
Infelizmente, existem muitos animais sendo abandonados nas ruas todos os dias, e os números são alarmantes. E sabemos o quanto cada um deles necessita de carinho e amor e precisam ser cuidados por alguém, não é mesmo?
Inclusive, é válido ressaltar que abandonar um animal pode causar sérios problemas à saúde física e emocional do pet. Além disso, o bichinho vai sentir falta de casa, da segurança do lar e das pessoas que viviam com ele.
As consequências podem ser inúmeras, como, por exemplo:
- Desnutrição;
- Desidratação;
- Ansiedade;
- Irritabilidade;
- Agressividade;
- Medo.
Fora esses problemas, o animal cachorro pode ainda desenvolver diversas doenças, causadas pelo tempo, má alimentação e pode sofrer ataques de pessoas maldosas na rua.
Assim, torna-se fundamental que eles sejam ajudados o mais rápido possível, afinal, não é bom para o bichinho viver na rua sem amor e proteção.
Com isso em mente, listamos abaixo algumas opções para que você possa ajudar os cachorros abandonados da melhor forma possível. Confira:
- Voluntarie-se em ONGs de resgate;
- Divulgue adoção nas redes sociais;
- Seja um lar temporário para cachorros;
- Doe recursos para abrigos e ONGs;
- Organize eventos de arrecadação de fundos;
- Promova conscientização sobre adoção responsável;
- Defenda leis contra abandono e crueldade;
- Denuncie casos suspeitos de abandono;
- Incentive a adoção entre amigos e familiares;
- Ofereça orientações para potenciais adotantes.
Agora vamos explorar melhor cada item para que você esteja preparado para quando se deparar com algum cachorro ou outro animal abandonado na rua.
Leia mais: Quais cuidados devemos ter com gatos castrados?
1. Voluntarie-se em ONGs de resgate para ajudar cachorros abandonados
As ONGs (Organizações não governamentais) são ótimas aliadas quando o assunto é animais abandonados na rua.
Se você deseja ajudar os cachorros de rua e não sabe como, você pode se voluntariar nesses locais. Essas ONGs que trabalham com o resgate de animais estão preparadas para esclarecer suas dúvidas sobre o que fazer quando se deparar com um cachorro abandonado na rua.
Se você for uma pessoa que deseja ajudar e não tem condições de adotar, ser voluntário de uma ONG é uma ótima opção de ajuda para os bichinhos.
Lá, você também poderá cuidar da alimentação, higiene e diversão dos pets que estão abrigados no local. Dessa maneira, não precisará levar os bichinhos para a sua casa, mas ainda assim poderá cuidar deles com muito carinho e atenção.
Acredite, esse voluntariado já é capaz de fazer uma diferença enorme!
2. Divulgue adoção nas redes sociais para ajudar cachorros abandonados
Outro ponto muito importante é a divulgação de pets que estão em busca de um lar. Muitas vezes, não podemos simplesmente trazer o cachorro abandonado para dentro de casa, seja por inúmeros motivos, e por mais que isso seja frustrante, sabemos que essa é a realidade de muitos.
No entanto, você pode divulgar nas redes sociais que está colocando o cachorrinho que você encontrou para adoção. Antes disso, é importante que o bichinho passe por uma consulta com o veterinário para saber quais problemas o cachorro pode ter.
Após isso, você pode realizar a divulgação e aguardar pessoas interessadas na adoção.
É importante que você não deixe o cachorro na mão de qualquer pessoa, mas, sim, deixe que ele seja adotado por pessoas que desejam realmente dar amor e carinho pra ele. Uma espécie de “entrevista”, aqui, pode te ajudar a detectar quem é a pessoa “perfeita” para o animalzinho.
Veja também: Cuidados essenciais com o gato idoso: Confira aqui!
3. Seja um lar temporário para cachorros
Você sabia que pode ser um lar temporário para o cachorro? Oferecer cuidados temporários pode ser uma boa opção para ajudar o bichinho, enquanto ele não encontra uma casinha para poder viver permanentemente.
Se você for um voluntário em alguma ONG, pode ser bem fácil de ser lar temporário para um cachorro. Outra maneira é que se você encontrar um cachorro na rua você pode levá-lo para casa e cuidar dele até achar um tutor fixo para ele.
Durante o período que você passar com animalzinho, tente cuidar ao máximo dele, principalmente da saúde. Consulte um veterinário sempre que puder, para que ele possa fazer uma análise minuciosa da saúde do animal e, ainda, dar dicas e sugestões de como cuidar dele da melhor forma, reduzindo o estresse de colocá-lo em um ambiente “diferente”, que é a sua casa.
Além disso, muitos animais podem vir da rua machucados e com diversas doenças e traumas, por isso, sempre que possível, procure ajuda profissional. Caso você não consiga lidar sozinho, os abrigos para animais podem te ajudar, pois muitos deles também têm veterinários voluntários disponíveis.
4. Doe recursos para abrigos e ONGs para ajudar cachorros abandonados
Como já comentamos, as ONGs são espaços especiais, que podem ajudar muitos animaizinhos abandonados e proporcionar mais qualidade de vida para eles. Porém, infelizmente, muitas das ONGs são locais que sobrevivem muito com doações, já que não contam com ajuda do governo. Por isso, pode ser difícil para elas acolherem muitos animais ao mesmo tempo.
Então, para sobreviver da melhor maneira possível e acolher mais animais ao mesmo tempo, é necessário contar com a ajuda das doações, já que sabemos que ainda há pessoas que preferem comprar animais ao invés de adotar.
Assim, uma boa atitude para ajudar cachorros abandonados é, justamente, fazer doações de recursos para abrigos de animais.
Algumas ideias de doação podem ser:
- Ajuda financeira;
- Ração para os animais;
- Se você for veterinário, pode doar seus serviços;
- Caixas transportadoras que você não utiliza mais;
- Brinquedos;
- Camas;
- Medicamentos, como vermífugos;
- Leite para pets filhotes;
- Móveis e infraestrutura para a ONG acomodar bem os animais;
- Entre outras possibilidades.
Ajudar as ONGs e abrigos, além de muito nobre, vai fazer bem a todos, principalmente aos cachorros que foram abandonados. Lembrando que esses abrigos não ajudam só cachorros, mas também outros animais que estejam em situação de rua.
Procure saber mais em sua cidade quais são as ONGs que focam no cuidado animal e se alie a elas para um bem maior.
Leia também: Mitos sobre os gatos que você precisa quebrar!
5. Organize eventos de arrecadação de fundos para ajudar cachorros abandonados
Junto com a sua comunidade, você pode organizar eventos de arrecadação de fundos para abrigos de animais terem recursos para salvar mais cachorros.
Você pode organizar vaquinhas, eventos ou rifas para ajudar os animais. Você pode também, junto com amigos e familiares, realizar um projeto para a castração dos cachorros de rua, assim será mais fácil ter um controle da população de pets filhotes abandonados.
Essa ação pode ser realizada com a ajuda de veterinários locais, que podem contribuir com as ações sociais, fazendo a castração por um bom preço.
Se você for um membro ativo em sua cidade e tiver bons contatos, pode também organizar grandes eventos que visam arrecadar dinheiro para ajudar os animais de rua a encontrar um lar. A influência pode ajudar e muito nesses casos.
E o mesmo vale para a divulgação das ONGs, que já mencionamos anteriormente. Esses eventos podem chamar a atenção para a causa animal, além de divulgar o trabalho de muitas ONGs, sendo uma excelente opção.
6. Promova conscientização sobre adoção responsável
Para ajudar cachorros de rua, além dos itens citados, é preciso que a adoção seja realizada de forma consciente e responsável.
Não adianta adotar um animal só por adotar, é preciso levar em consideração todos os cuidados com o animal, o tempo que você vai se dedicar a ele e as necessidades dele.
Por isso, é importante que você conscientize todos ao seu redor sobre a premissa de que devem fazer uma adoção responsável para que, no futuro, o animal não venha a ser abandonado.
Seja um bom exemplo para a sua comunidade nesse sentido. Sempre que possível, faça o resgate de cachorros abandonados na rua e convide seus amigos e familiares para também se juntarem a você no combate contra o abandono animal. Sempre considerando, obviamente, as premissas da adoção responsável.
Leia mais: Como saber se estou pronto para adotar um cachorro?
7. Defenda leis contra abandono e crueldade para ajudar cachorros abandonados
A lei contra Crimes Ambientais nº 9.605/98, em seu artigo 32, diz que abandonar animais é crime, e a pessoa que cometer esse ato pode pegar pena de 2 a 5 anos de reclusão e multa.
Sempre defenda leis que protegem os animais, e se você se deparar com alguém cometendo esse crime, alerte as autoridades o mais rápido possível.
Você pode tomar medidas simples como:
- Espalhar cartazes no seu bairro sobre a lei contra abandono e crueldade contra os animais;
- Fazer posts nas redes sociais;
- Alertar seus vizinhos e conhecidos que abandonar animal é crime.
8. Denuncie casos suspeitos de abandono
Se você suspeitar que alguém abandonou um cachorro, você pode denunciar. Não entre em brigas, você pode acabar se machucando, ok? Tenha provas em mãos e denuncie as pessoas que estão maltratando ou abandonando os animais.
Vamos deixar aqui algumas opções para realizar essas denúncias. Veja abaixo:
- Polícia militar (190);
- Polícia da sua região;
- Ibama (0800 061 8080);
- Disque denúncia da sua cidade.
Se você presenciar alguma cena de abandono animal, não hesite em procurar ajuda. Existem muitas pessoas desumanas, sabemos disso, mas também existem pessoas que estão sempre dispostas a ajudar. Busque as autoridades sempre que possível e envolva a comunidade em campanhas de conscientização.
Veja também: Cachorro pode tomar banho de piscina? Veja cuidados
9. Incentive a adoção entre amigos e familiares
Conscientize a sua família e amigos sobre a importância de adotar animais que foram abandonados na rua.
O primeiro passo para um bom incentivo é que você também tenha animais que foram adotados ou ajude frequentemente animais em situação de rua. Com isso, seus amigos e familiares vão poder acompanhar de perto o trabalho que você realiza e poderão se sentir cada vez mais motivados a realizar a adoção.
Ser um bom exemplo é primordial, não adianta querer influenciar e não praticar também. Sempre que possível, convide seus familiares e amigos para serem colaboradores de ONGs e abrigos que protegem os animais.
Fazer todo mundo participar desse tipo de processo é o que pode mudar a visão das pessoas sobre esse assunto.
10. Ofereça orientações para potenciais adotantes
Se você for uma pessoa dedicada à causa animal, muitas outras pessoas vão te procurar para entender melhor como funciona o processo de adoção de um cachorro, ou de qualquer outro pet.
Você deve estar pronto para responder as perguntas que os possíveis adotantes vão ter. Essas perguntas vão ser, muitas vezes, sobre o abrigo, ou sobre as condições que o cachorro vivia antes de ir para o abrigo.
Também sobre como cuidar de um animal que ela resgatou na rua. Lembre-se de sempre orientar a procura de um veterinário de confiança para cuidar do cachorro.
Assim, essa adoção tenderá a ser muito mais responsável e tranquila.
Gostou dessas ideias para ajudar cachorros abandonados? Nós do Portal do Dog apoiamos a adoção consciente e incentivamos que vocês façam o mesmo.
Os cachorrinhos merecem um lar onde sejam amados e respeitados, por isso, evite comprar, adote!
Confira agora: