Você sabe como ensinar o gato a usar a caixa de areia? Sabemos que nem sempre é fácil, especialmente quando o gatinho não foi acostumado desde cedo.
Ainda assim, é importante ter em mente que com paciência e dedicação nós podemos adestrar nosso gatinho e mostrar para ele que a caixa é um lugar seguro e confortável.
Afinal, ninguém quer que os gatos saiam fazendo xixi pela casa, não é? Então, venha com a gente saber mais sobre como ensinar o gato a usar a caixa de areia. O Portal do Dog separou dicas bem legais!
Considerações iniciais sobre o uso da caixa de areia
Se você tem gatos em casa, deve ter também uma caixa de areia, ela é muito importante para que seu gatinho não faça as necessidades em locais inapropriados e nem mesmo pelo quintal.
Mas existem tutores que não tem a caixa de areia em casa. Alguns por que o gato tem acesso a rua e faz suas necessidades por lá e outros por que não sabem como ensinar os gatos a utilizar a caixa de areia.
Essa realmente não é uma tarefa simples, os tutores vão ter que ter paciência com os gatinhos.
Você sabia que é muito importante ensinar o gato a usar a caixa de areia? É muito mais higiênico e não prejudica nem sua saúde e nem a do gato.
É fato que as fezes e a urina dos gatos contêm bactérias que podem ser prejudiciais tanto para ele quanto para você.
Assim sendo, ao ensinar seu gato a utilizar a caixa de areia, você estará cuidando da sua saúde e da saúde do seu gatinho.
Portanto, é muito importante que você ensine o seu bichano a fazer as necessidades na caixa de areia.
Além do mais, com a caixa de areia você consegue controlar melhor a rotina intestinal e urinária do gatinho. Pode analisar quantas vezes ele faz xixi por dia, além de avaliar se está tudo bem ou se há presença de sangue nas fezes, por exemplo.
Isto é, ensinar o gato a usar a caixa de areia é uma forma de acompanhar a saúde dele de pertinho.
Veja mais: Gato pode dormir na cama com o dono?
O processo exige paciência e cuidados
Pode parecer difícil e, às vezes, é mesmo, ainda mais se o seu gato já for adulto. Porém, não é impossível.
O mais adequado é que você comece o processo de ensinar o gato a usar a caixa de areia desde quando ele é pequeno, fica mais fácil de ele aprender.
Porém, sabemos que isso nem sempre é possível, e é importante ter paciência. Além disso, não esqueça também de que é necessário realizar uma limpeza regular na caixa de areia, você deve limpá-la e remover as fezes diariamente.
Já a limpeza geral da caixa, na qual você deve lavá-la, deve acontecer pelo menos uma vez na semana ou a cada 15 dias.
Mas como ensinar o gato a usar a caixa de areia? Veja o próximo tópico para aprender!
Como ensinar o gato a usar a caixa de areia?
Ensinar o gato a usar a caixa de areia pode ser uma missão e tanto, não é mesmo? O ideal é que você comece a ensiná-lo desde quando ele for apenas um filhote.
Quando o gato ainda é pequeno, fica mais fácil para que ele aprenda a utilizar a caixa de areia. Já um gato adulto, que já tem costumes e manias, fica mais difícil de ensinar.
Mas não se preocupe, não é nenhum bicho de sete cabeças, seu gato pode sim aprender com facilidade, vai exigir dedicação da sua parte, mas não é impossível.
O seu gato precisa aprender a utilizar a caixinha de areia, ainda mais se ele não tiver acesso à rua.
Gatos que têm acesso à rua, muitas vezes, realizam suas necessidades por lá e mal usam a caixa de areia que têm em casa.
Outros gatos, principalmente os de apartamento, precisam da caixa de areia para não fazer nem cocô e nem xixi pela casa e nem nos móveis.
Por isso, é preciso ensinar o gato a usar a caixa de areia, para evitar que ele faça em outros locais.
Leia mais: Como eliminar cheiro de xixi de gato?
Assim sendo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a acostumar o gato com a caixa de areia e facilitar a utilização da mesma. Veja:
1. Escolha a caixa de areia adequada
O primeiro passo para ensinar o gato a usar a caixa de areia é escolher uma caixa adequada para o seu bichano.
O gato vai precisar de espaço para realizar suas necessidades, seja ele um gato grande ou pequeno.
O interessante é que você escolha uma caixa que possa ser do seu gato por muitos anos, para que ele fique mais acostumado.
Assim sendo, a escolha da caixa de areia é muito importante. Você deve pensar a longo prazo, lembre-se que o gatos crescem rápido, escolha é uma grande e que seja confortável para ele.
Então, é interessante que a casa esteja bem preparada para a chegada do gato, já deixe a caixa de areia à espera dele.
2. Apresente a caixa de areia para o gato
O próximo passo é apresentar a caixa de areia para o seu gatinho. Esse passo vai fazer com que ele se acostume mais facilmente.
Se o seu gato for um filhote, ele vai se acostumar mais rápido ainda com ela. Se for adulto, pode ser que demore mais um pouco.
De toda forma, apresente a caixa de areia para o seu gato, deixe que ele cheire, investigue e mate a curiosidade sobre aquele objeto.
Aos pouquinhos, eles vão se interessar e começar a utilizar a caixa, você vai precisar ter um pouquinho de paciência.
Também, se possível, é interessante que você leve seu gato todos os dias até a caixa de areia para que ele vá perdendo o receio de se aproximar daquele objeto.
Veja mais: Como cuidar de gato recém-nascido abandonado?
Assim, o gato vai conseguir se acostumar e começar a utilizar a caixa de areia sem problema algum. Bem legal, não é?
Os gatos são animais desconfiados, territorialistas e precisam se sentir confortáveis na própria casa.
Se o seu gato for assim, apresente a caixa de areia aos poucos, deixe que ele vá se acostumando até usá-la de vez.
3. Coloque-a em um local tranquilo
Para que seu gato possa começar a utilizar a caixa de areia, é preciso que ela esteja localizada em um local tranquilo.
Quem tem gato em casa sabe o quanto eles prezam pela privacidade. Os gatos gostam de ter seu próprio espaço, seja para se alimentar, dormir e até fazer suas necessidades fisiológicas.
Por isso, se você quiser ensinar o gato a usar a caixa de areia, deixe-a em um local apropriado.
Esse local deve ser calmo, com pouco trânsito de pessoas e onde outros animais não tenham muito acesso.
É fundamental que seja um espaço onde outros animais não vão. E outra, se você tiver outros gatos, cada um deve ter uma caixa de areia própria.
Ter que dividir uma caixa de areia com outros gatos pode fazer com que seu bichano não se sinta confortável e não queira usar a caixa.
Portanto, localize a caixa de areia em um lugar tranquilo, onde seu gato possa se sentir mais confortável para fazer cocô e xixi.
Veja mais: O que fazer quando um gato não aceita outro?
4. Recompense seu gatinho pelas tentativas
Sempre que o seu gatinho tiver uma experiência positiva com a caixa de areia, você pode recompensá-lo.
Ou seja, quando ele fizer xixi na caixinha em vez de em algum móvel, recompense-o, pode ser com carinho e até com um petisquinho – sempre seguindo as recomendações do veterinário.
O legal é que seu gato faça associações positivas com a caixa de areia, que ele entenda que aquele local é seguro e que se ele usá-lo será recompensado.
Lembre-se de não fazer isso sempre, só algumas vezes, só até o gato se acostumar, pois ele pode só fazer as necessidades na caixa se for recompensado.
Essa é uma alternativa apenas, pois alguns gatos são tão desconfiados que precisam de um “empurrãozinho” para se acostumar com o novo.
5. Deixe a caixa de areia sempre limpinha
Os gatos são animais muito higiênicos, eles gostam de um ambiente limpinho, então se você quiser ensinar o gato a usar a caixa de areia é legal que deixe a caixa dele bem limpinha.
É importante que você remova as fezes e o xixi todos os dias para não incomodar o gato.
E a limpeza geral deve ser feita ao menos uma vez na semana ou a cada 15 dias, dependendo da situação. A limpeza é indispensável.
Assim, se você mantiver a caixa de areia do seu gato sempre limpa, ele poderá se sentir mais confortável para utilizá-la mais vezes e se acostumar mais rápido.
Gostou das dicas de como ensinar o gato a usar a caixa de areia? É só ter um pouquinho de paciência e ir acostumando o gatinho aos poucos. Qualquer dúvida recomendamos que você busque o médico veterinário para melhor te orientar. Até mais!
Veja agora: