Qualquer tutor já deve ter se perguntado “como saber a raça do meu cachorro?”. Você já deve ter se perguntado também, não é? Afinal, se você não sabe a raça do seu amigo, é muito comum que essa dúvida comece a surgir de vez em quando.
Isso porque, é comum que adotemos cachorrinhos sem ao menos saber qual é a sua raça e depois de um tempo essa curiosidade se desperte.
A boa notícia é que existem muitas formas de saber qual a raça de um cachorro, seja pelo seu porte, pelagem ou até mesmo por partes do corpo, como o focinho.
No artigo de hoje, o Portal do Dog vai te ajudar a aprender a identificar a raça do seu cachorro de maneira mais fácil. Venha com a gente!
Por que é importante saber a raça do cachorro?
Descobrir como saber a raça do meu cachorro é uma questão que ronda a mente dos tutores. Nada mais é do que curiosidade.
Mas a importância de saber a raça do cachorro está ligada a questões de saúde, afinal, sabendo qual cachorro você tem, fica mais fácil identificar doenças, predisposições genéticas, temperamento e problemas de personalidade, enfim. Você sabia disso?
Algumas raças de cachorro podem ter algumas doenças que outras não tem, se você souber dessa informação, fica mais fácil buscar tratamento caso seu cachorro apresente sintomas de alguma doença – e até mesmo antes de ela se manifestar, sabia? Pois é possível investir em tratamentos preventivos também.
Assim sendo, essa informação que, a princípio pode parecer irrelevante, que não passa de curiosidade, pode salvar a vida do seu cãozinho e até aumentar a qualidade de vida dele!
Alguns tutores nem se importam em saber qual a raça do cachorro, só querem adotar um e pronto, mas é interessante saber para ter consciência de que aquele cãozinho pode ou não desenvolver alguma doença, seja ela óssea ou algum problema respiratório, por exemplo.
Algumas raças são facilmente identificadas, ainda mais aquelas mais famosas, como os poodles, golden retriever e também um dos mais famosos de todos, o pitbull.
Esses cachorros são de fácil identificação, pois possuem características muito únicas que os destacam.
Porém, outras raças são mais discretas, algumas até passam despercebidas e são confundidas com o famoso “pé duro” ou “vira lata”, que nada mais são do que os Sem Raça Definida – SRD.
Saber identificar o seu cachorro vai te ajudar muito a saber se ele tem alguma predisposição a doenças e vai matar a sua curiosidade.
Portanto, no próximo tópico vamos explorar as características que vão te ajudar a descobrir qual é a raça do seu cachorro. Vamos lá!
Veja mais: O que fazer quando um gato não aceita outro?
Como saber a raça do meu cachorro?
Para saber a raça do seu cachorro, é interessante que você observe alguns detalhes nele. Esses detalhes vão te ajudar a identificá-lo.
É comum que os tutores perguntem a algum veterinário ou até mesmo pesquisem na internet sobre o assunto. Essa é uma boa ideia.
Mas é possível identificar em casa mesmo, por meio de características muito marcantes que cada cachorrinho apresenta.
Como, por exemplo, determinadas raças de cachorro têm um porte em específico, tipo de pelo específico e comportamento único, assim fica bem mais fácil saber qual é por meio de uma boa observação.
Isso quer dizer que saber a raça do meu cachorro pode ser uma tarefa bem simples, que só vai exigir que você seja observador.
Portanto, separamos algumas informações que vão te ajudar a saber mais facilmente qual é a raça do seu cachorro. Veja o nosso guia!
- Formato das orelhas;
- Pelagem;
- Porte do cachorro;
- Tamanho da cauda;
- Comportamento.
Agora, venha com a gente explorar cada uma dessas características e identificar qual a raça do seu amiguinho. Vamos lá!
1. Formato das orelhas
O formato das orelhas do seu cão pode dizer muito sobre ele, você sabia? Sim, é possível saber qual a raça do meu cachorro por meio do formato delas.
Esse detalhe diz muito sobre o cachorro, alguns têm orelhas com a ponta redonda, outros tem orelhas eretas.
Saber quais tipos de orelhas existem vai te dar um caminho para seguir e você entenderá melhor sobre seu cachorro.
Existem mais ou menos 12 tipos de formatos de orelha, cada uma delas pertence a raças diferentes de cachorros. Vamos listar algumas e comentar a quais raças pertence. Veja:
- Orelhas caídas: Esse tipo, também conhecida como orelha dobrada, é bem comum em cães da raça Bloodhound;
- Orelhas de rosa: Os galgos, cachorros belíssimos e com um porte delicado e único possuem esse tipo de orelha;
- Orelhas eretas: Cachorros que possuem esse tipo de orelha aparentam sempre estar em alerta. Os cachorros da raça Ibizan Hound e o pastor alemão possuem essa característica;
- Orelhas caídas: Esse tipo de orelha muito fofinha é comum nos Basset hound, um cachorro também muito fofo;
- Orelhas pontudas ou em formato de V: Muito parecidas com a orelha ereta, a diferença é que esse tipo é uma orelha mais caída. Labradores tem a orelha nesse formato;
- Orelha no formato de avelã: Você conhece o Bedlington Terrier? Esse cachorro possui a orelha nesse formato;
- Orelhas dobradas para frente ou de botão: Muito comum nos cachorros da raça Russell Terrier;
- Orelha chama de vela: Esse nome pode parecer peculiar, mas esse formato não, é comum nos cachorros da raça toy terrier inglês;
- Orelha com capuz: Você já viu um Basenji? Esse é o tipo de orelha que ele possui;
Esses são só alguns tipos de orelha, você poderá comparar a do seu cãozinho com as do citados e saber se eles se parecem ou não.
Esse é um passo interessante para descobrir qual a raça do seu cachorro!
Veja mais: Com quantos meses castra gato?
2. Pelagem para saber a raça do meu cachorro
Outra forma bem comum de saber qual é a raça do cachorro é por meio do seu pelo.
Os cachorros possuem pelos diversos e alguns mal dá pra notar se ele tem ou não pelos pelo corpo. Curioso, não é?
Você sabia que todo Golden Retriever possui o pelo liso e longo? Lindos, né? O pelo pode ajudar a identificá-lo.
Outros cachorros têm o pelo bem curto, como é o caso do Beagle. Dá para entender como a pelagem do cão pode ajudar a descobrir sua raça?
Existem cachorros com pelo curto, pelo longo, liso, alguns são ásperos, outros muito macios e até mesmo alguns tem uma pelagem dupla, ou seja, um pelo curto e outro mais longo em um cachorro só.
É bacana saber que existem diversas pelagens, em cores, formatos e tamanhos diferentes.
Se você deseja identificar o seu cachorro, leve em consideração os pelos dele, isso pode ajudar muito.
3. Porte do cachorro
O porte do cachorro pode dizer muito sobre ele e sobre a raça a qual ele pertence. Algumas raças são conhecidas pelo seu tamanho, tal como o famoso Yorkshire, pequeno e muito fofinho.
Outros cachorros são bem grandes e isso pode ser um fator fundamental para identificá-lo.
Mas você sabe como os portes de cachorros são classificados? Sabia que existem cachorros menores que o tamanho “pequeno”?
Isso é bem comum e ajuda a saber qual a raça do seu cachorro, basta observar o tamanho dele.
Vamos lá saber quais são esses tamanhos. Lembrando que o porte do cachorro é mais preciso quando ele chega na fase adulta, pois enquanto filhote, todo cachorro é pequeno.
- Gigante: um cachorro gigante tem a altura de 70 cm para cima e vai pesar mais do que 45 kg;
- Grande: Um cachorro grande pesa de 25 a 45 kg e tem entre 50 a 69 cm de altura;
- Médio: O cachorro médio, o tipo mais comum, mede entre 35 e 49 cm e seu peso pode variar de 15 a 25 kg;
- Pequeno: Um cachorro pequenos tem seu tamanho variado entre 28 a 35 cm e pesa por volta de 6 a 15 kg;
- Micro: Os cachorros micro ou também conhecidos como Toy, são bem pequenos, eles têm menos de 28 cm e pesam bem pouco também, podendo variar de 1 a 6 kg.
Os cachorros de raças diferentes podem variar muito em seu porte, você pode medir e pesar seu cão e vê em qual tamanho ele se enquadra melhor.
Veja mais: Como evitar que o cachorro desenvolva ansiedade de separação
4. Tamanho da cauda
O tamanho da cauda pode também te ajudar a identificar a raça do seu pet. Não só o tamanho como também a forma como ela fica naturalmente.
As caudas podem ser compridas, retas, apontadas para baixo ou para cima, enroladas e também curtas.
Cada uma delas pertence a tipos de cachorros diferentes, assim como as orelhas, elas ajudam os tutores a identificar o cão.
Cachorros como os Buldogues possuem cauda curta. Daí você já consegue perceber melhor como as características diversas ajudam a saber qual a raça do cachorro.
Vá anotando as características que você vem observando no seu pet, de acordo com as considerações que você viu até aqui.
Leia também: 13 cuidados ao deixar o cachorro sozinho: Confira!
5. Comportamento
O comportamento é um grande indicador de raça, sabia disso? É comum que os tutores consigam identificar seu cão a partir de certos comportamentos que algumas raças possuem diferente das outras.
Alguns cachorros são muito energéticos, outros bem preguiçosos, alguns são bem brincalhões e isso pode ser por conta de sua raça, já que as raças podem determinar o comportamento.
Assim, alguns cães são mais observadores, outros são mais quietos, alguns são mais irritados e por aí vai.
Reunindo todas essas características que citamos, você poderá identificar o seu cão, basta observá-lo bem.
Reúna essas informações e faça a sua pesquisa
Depois de analisar todos os pontos que descrevemos no decorrer deste artigo, lembre-se de reunir todas essas informações.
Anote sobre a orelha, pelagem, porte, tamanho e tipo de cauda, comportamento… Forme um verdadeiro relatório sobre o seu doguinho.
Depois, você poderá pesquisar essas características específicas, na internet mesmo, para conseguir descobrir, finalmente, a raça do seu cachorro. Apenas lembre-se de fazer uma busca em fontes que sejam confiáveis, ok?
Ou então, poderá perguntar para alguém que tem experiência no assunto, descrevendo os detalhes do seu cachorro também.
Lembrando que este conteúdo é meramente informativo, e que um profissional poderá te ajudar, com mais clareza, a identificar, de fato, a raça do seu amigo de quatro patas.
Mas, de qualquer maneira, a sua análise poderá servir – e muito – de base para conhecer melhor o seu amigo peludo – que pode ser ótimo para o relacionamento de vocês. Pense nisso.
De todo modo, com a combinação das características que fomos vendo até aqui sobre como saber a raça do meu cachorro, você poderá chegar o mais próximo da raça do seu cão, mas se qualquer dúvida surgir busque a ajuda de um profissional, ele saberá te falar mais sobre a raça do seu cão.
Se gostou do nosso conteúdo de hoje continue nos acompanhando para mais e até já!
Confira agora: