Higiene bucal do cão: como tratar deste problema? Sabemos que um cachorro pode ter uma série de situações que se comparam a de um ser humano. Seja no quesito emocional, de apego ou em questões de saúde. E neste caso não poderia ser diferente. Sim, os cães precisam de uma higiene bucal que seja adequada para eles. Levando em consideração que diversos problemas podem surgir, acompanhe o texto para aprender a lidar com a situação.
Higiene bucal do cão
A higiene bucal do cão é um fator fundamental a ser considerado quando estamos pensando em ter um novo amigo dentro de casa. Como você sabe, ter um cachorro de estimação não é somente mantê-lo vivo com alimentação e moradia. Ter um cão de estimação requer diversos cuidados, sejam eles específicos ou gerais. Assim sendo, cuidar dos dentes deles é um investimento para conforto e bem estar.
Nós humanos sabemos quanto o mau cuidado com o aparelho dentário pode causar problemas e dores no futuro. E não é diferente com os animais. Ainda mais um cão, que por costume e instinto acaba colocando uma série de objetos muitas vezes sujos direto na boca. Seja em casa ou quando você levá-lo para passear, essa prática pode ser muito comum e, consequentemente, infecciosa.
Porém, quanto falamos que escovar os dentes do cachorro é fundamental para a saúde dele, ainda há quem acredite ser exageros e excessos. Acreditando que o cão ficará mal acostumado ou até mesmo mimado, com tanta bajulação. Fato é que este é um pensamento completamente errado. Afinal, cuidar não é bajular. Cuidar é zelar pelo bem estar e conforto no curto, médio e longo prazo da vida do cachorro que, convenhamos, já não é tão grande assim. Ou seja, quanto mais saudáveis eles puderem viver, melhor.
Por isso, acompanhe o nosso guia do que levar em consideração na hora de manter a higiene bucal do cão.
Qual a importância de escovar os dentes do cachorro?
Antes de mais nada, precisamos entender um pouco da real importância de escovar os dentes do cachorro. Conforme mencionamos anteriormente, há pessoas que acham exagero este tipo de ação. “Uma vez que o cão é um animal, ele deve saber se cuidar sozinho!”, pensam eles erroneamente. Fato é que o bicho é muito semelhante ao ser humano. Alguns problemas e bactérias podem também afetar a vida do animal. E isto precisa ser levado muito a sério com quem pode usar o racional a favor: nós!
A vida de um cão pode ser muito curta. E não é exagero principalmente se comparada a nossa. Por isso, devemos proporcionar o máximo de saúde que pudermos aos nossos animais. Não é somente com uma escovação de dentes que ele estará livre de problemas. É claro que não. Porém, este é só mais um passo fundamental que precisa ser dado na busca por uma vida mais saudável.
A prevenção sempre será melhor do que remediar. Isto é um fato e deve ser levado em conta nesta situação. Afinal, procedimentos cirúrgicos doloridos podem ser necessários uma vez que a boca do cão esteja comprometida. Fazê-lo sentir dor nestes processos é verdadeiramente triste. E também precisamos considerar o estresse que o bicho certamente sofrerá com as intervenções. Ou seja: a escovação é importante!
Como escovar os dentes do cachorro?
Já entendemos que escovar o dente do cachorro é importante por uma série de motivos. Seja para dar uma vida mais tranquila e longe de intervenções cirúrgicas, seja para dar uma vida mais confortável no longo prazo. Agora, como de fato escovar os dentes do cachorro? Talvez você imagine que esta seja uma tarefa difícil. E até é, se considerar a agitação que o animal pode ter ao perceber que algo está diferente.
No entanto, há algumas formas que você deve levar em consideração. Lembre-se que este é um trabalho minucioso e requer tempo e paciência com o animal. As primeiras tentativas talvez sejam frustrantes, uma vez que se o cão não tiver o hábito desde o início, poderá se rebelar e até ficar nervoso. Por isso, tomar os cuidados básicos para evitar mordidas é fundamental.
Assim sendo, veja nossas recomendações para que você consiga realizar o processo de uma forma mais planejada e menos crítica. Acompanhe.
1. Tenha os produtos certos
Ter os produtos certos é o primeiro passo para a higiene bucal do cão. Isto refletirá em uma carga de trabalho muito menos densa, visto que o processo será agilizado por uma série de fatores. Muitas pessoas acreditam que improvisar pode ajudar a resolver o problema. Mas o fato é que quanto mais trabalho você tiver, pior será. Ou seja, busque sempre facilitar o processo com itens específicos para a ocasião.
Os produtos certos serão uma mão na roda, visto que eles podem inclusive ajudar o cão a ficar calmo. Hoje em dia, por exemplo, há pastas dentais específicas para cães, com gostos e cheiros que eles gostam de sentir. Um bom exemplo, são os cremes sabor carne. Esta é uma forma de fazer o animal ficar mais calmo e quieto, principalmente se ele não for acostumado. O sabor ajudará a acalmar os ânimos.
Além do mais, o creme dental exclusivo para cães pode ser engolido. Ou seja, não há o risco de problemas gástricos ou intestinais. Afinal, o cão irá engolir o creme, queira você ou não. Imagine que ele não faz ideia do que está acontecendo e sente um gosto de carne na boca. A primeira reação será engolir a saliva gerada. E, consequentemente, a espuma ou o creme.
2. Busque por uma escova dental canina
Assim como uma boa pasta de dente canina, nós recomendamos que você também utilize uma boa escova dental indicada para cachorros. Há quem prefira usar uma escova destinada para humanos. Entretanto, elas podem não ser úteis na boca de um animal, visto que são desenhadas para dentes mais retos e grossos. E isto faz uma diferença e tanto no resultado final.
Outro ponto negativo de usar uma escova de dentes convencional, é a possibilidade de ela quebrar com as mordidas do animal. Sem saber o que está acontecendo, pode ser que a reação do cachorro seja de mastigar o objeto, na tentativa de sentir o que está ocorrendo dentro da boca dele. E isto pode causar acidentes como a quebra do cabo e, consequentemente, o cão pode engolir. Ou seja, use somente produtos específicos e projetados para a causa.
Você poderá encontrar boas escovas de dentes caninos em lojas e petshops especializados. Outro item importante a ser levado em consideração é o tamanho e a raça do cachorro. Estas informações poderão guiar o vendedor para que ele recomende o melhor produto, uma vez que cada cão é único. Sempre conte com isso.
3. Um dentista canino pode ser uma ótima opção
Assim como descrevemos anteriormente neste texto, a ação de tentar manter a higiene bucal de um cão pode ser difícil. Por isso, é importante saber que você sempre poderá contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto. Há médicos veterinários especialistas na saúde bucal dos cães. E isto pode ser muito útil, uma vez que o cão seja agressivo ou estressado.
Nunca descarte a possibilidade da ajuda de um profissional que entende mais do que você sobre o assunto. Muitas vezes, podemos cometer pequenos erros que nem são perceptíveis. E isto pode ser altamente danoso para a saúde do cachorro. Um bom exemplo é o mencionado anteriormente, onde o cão pode, acidentalmente, quebrar o cabo da escova e engoli-lo.
4. Acostume seu animal desde filhote ao processo
Para quem está tentando entender como manter a higiene bucal do cão, a dica mais valiosa que podemos dar é: acostume o seu animal desde filhote. O adestramento de cachorro correto poderá fazer você ganhar muito tempo no decorrer do anos, visto que é sempre na fase de filhote que o cão aprende os métodos certos e você consegue deixá-lo educado.
O cachorro, com o passar dos anos, passa a adquirir uma série de costumes que são difíceis de tirar. A não ser que você conte com a ajuda de um profissional capacitado, fazer seu cão se acostumar com a escovação de dentes da noite para o dia é impossível. É claro que há casos em que o cachorro não demonstra reação alguma e isto é ótimo. Porém, esta não é a regra.
Enquanto filhote, tente fazer a escovação com os equipamentos recomendados. Os cremes dentais comestíveis e saborizados são uma ótimo opção para mostrar ao cachorro que não há nada de errado e que ele pode ficar tranquilo. Com o passar dos anos, você notará que o processo se tornará automático e eles até gostarão!
De quanto em quanto tempo preciso escovar os dentes do cão?
Durante o texto, mencionamos diversas vezes que o processo de cuidados da higiene de um cão é muito semelhante a um humano. No entanto, neste quesito, já podemos notar algumas diferenças. Enquanto é recomendado que escove-se os dentes em humanos por no mínimo 4 vezes ao dia ou logo após uma refeição, em um cão é diferente. Você poderá fazer uma escovação por semana, desde que seja bem feita.
Como este é um processo demorado, estressante e que muitos cães não gostam (se não forem acostumados desde filhote), é importante manter esta rotina espaçada, para ao menos garantir a limpeza dos dentes. No entanto, se você tiver mais tempo e puder repetir o processo mais vezes, não hesite em tentar. Quanto mais limpos os dentes do cão estiverem, melhor para a saúde dele.
Entretanto, não leve em consideração esta acumulação de escovações. O exagero também não é recomendado. Manter a atividade regularmente durante a semana já está de bom tamanho. Caso contrário, o cachorro poderá ficar cada vez mais estressado e isto é tão ruim quanto não escovar os dentes dele.
Cuidado com os produtos contra indicados
Assim como há produtos indicados para uma melhor higiene bucal do cão, há também aqueles contra indicados. Muitas vezes a expressão “antes feito do que perfeito” é válida. Ainda mais tratando-se de animais que possam ser estressados por natureza. No entanto, é importante tomar cuidado e fazer a escovação de modo que não use-se produtos químicos ou que façam mal ao bicho.
Um bom exemplo é o creme de escovação. Use sempre produtos indicados ao uso animal. E neste caso específico é ainda mais recomendado que o creme certo seja utilizado, uma vez que cachorro pode engolir e ter muitos problemas no futuro. Não use cremes dentais de humanos nos seus animais. Esta prática poderá deixá-los irritados e com diversos efeitos colaterais.
Malefícios de não escovar os dentes do cão corretamente
Para que você entenda um pouco melhor o problema generalizado que pode acometer o seu cão, separamos alguns dos problemas mais aparentes na falta de uma escovação decente. Além destes problemas, que são diretamente ligados a má higienização bucal, há tantos outros indiretamente ligados que são tão perigosos quanto estes. Acompanhe para entender.
1. Mau hálito constante
Você já percebeu como um cão pode ter mau hálito? Esta percepção pode ser feita facilmente. Basta chegar perto do focinho deles, sentir a respiração ou mesmo quando eles abrirem a boca. Este fato se dá pelo apodrecimento dos restos de comida na boca do animal. Seja na língua ou entre os dentes, os restos dos alimentos apodrecem e favorecem a ação das bactérias que, por sua vez, fazem a decomposição. E o cheiro pode ser sentido de longe ou de perto.
Em contrapartida, com uma escovação adequada e com os produtos certos, este problema pode diminuir e até mesmo desaparecer, pois a boca do animal estará limpa o suficiente.
2. Problemas graves nos dentes
Além do problema com o cheiro, há também um sério problema com doenças nos dentes. Neste caso, as bactérias que se constituem na boca do animal podem evoluir e causar diversos problemas mais graves. Estes problemas são as cáries e demais deformações que, em um futuro próximo, precisarão de intervenções cirurgias. E isto pode significar um pesadelo para o cão.
3. Gengivite canina
Você já ouviu falar da gengivite canina? Ela é semelhante a gengivite humana, visto que a inflamação das gengivas pode ser causada por bactérias remanescentes de antigos alimentos que ficaram se decompondo entre os dentes e a língua. Você notará as gengivas do seu cachorro extremamente inchadas e avermelhadas. Que, por sua vez, poderão causar dor e muito desconforto na boca do animal.
4. Sangramentos constantes
Se você notar sangramentos constantes na boca do seu cachorro, poderá ser motivado por bactérias ou machucados devido a má higienização. Este problema ocorre por vários motivos e está relacionado a fragilização da pele interna da boca, o que pode causar ainda várias outras complicações que, com o passar do tempo, também precisarão de intervenção cirurgia. Quanto mais você puder evitar isto, melhor!
Não desistir da higiene bucal do cão é fundamental
É claro que o processo de higiene bucal do cão não é fácil. Como mencionamos, você precisará de uma série de produtos e até acompanhamentos. Entretanto, o mais importante é não desistir. Este será um benefício incrível para a saúde do cão e você evitará muitos custos com medicações e veterinário. Por isso, nunca deixe de prevenir aquilo que você não quer remediar. Dê tempo ao tempo, não force a barra com o cão, respeite o tempo dele e boa sorte!