O pastor belga é único em todos os sentidos. Esta raça possui quatro variedades, cada uma com suas próprias características. Descubra agora sobre o mundo do Pastor Belga!
O Pastor Belga personifica um amor pela liberdade e uma sede indomável de vida, que são visíveis a olho nu.
Essas características são inerentes à raça desde o início de sua existência, quando os cães pastores eram usados como vigilantes e pastores, fazendo um excelente trabalho.
Esses cães ganharam fama como companheiros amigáveis que acompanharão seu dono durante caminhadas, corridas matinais ou apenas uma ida à loja. Esta raça não é das mais fáceis de controlar, mas se você tem uma grande experiência em criação de cães, vá em frente!
Informações
- Nome da raça: Pastor Belga
- País de origem: Bélgica
- Tempo de nascimento da raça: 1891
- Peso: macho 25-30 kg, fêmea 20-25 kg
- Altura (altura na cernelha): machos 60-66 cm, fêmeas 56-62 cm
História da raça Pastor Belga
A história deste cão pastor remonta à antiguidade. De fato, mesmo nas fontes escritas do século 17, há referências a cães pastores que seguiram numerosos rebanhos. Assim, a primeira descrição dos Pastores Belgas (ou, pelo menos, cães muito semelhantes a eles) data de 1650. Porém, na realidade, a raça é relativamente jovem e existe há pouco mais de cem anos.
Como isso é possível?
Primeiramente, tudo é explicado pelo fato de que nos tempos antigos não havia pessoas que se engajassem propositadamente na criação de cães pastores. Além disso, a raça não era considerada de prestígio.
Os representantes da aristocracia europeia não se preocuparam em criar clubes cinológicos. Assim, a maior parte da criação de pastores recaía sobre os camponeses, que davam grande importância às qualidades de trabalho dos cães, e não ao seu exterior atraente.
Na segunda metade do século XIX, os cães pastores já se distinguiam por uma enorme paleta de cores, mas ainda eram valorizados apenas para o seu propósito – a capacidade de pastorear um rebanho, se necessário, reunir ovelhas e protegê-las do ataque de animais selvagens.
O pastor belga deve suas origens à onda de nacionalismo que varreu a Europa no século XIX. Naquela época, muitos países estavam se esforçando para criar uma raça de cães que se tornaria seu patrimônio nacional e radicalmente diferente das outras.
Professor Adolf Riyul presenteou o mundo com o primeiro padrão da raça
O final de setembro de 1891 foi marcado pela criação em Bruxelas da organização canina BSDC – o Clube do Cão Pastor Belga. Assim, em novembro do mesmo ano, a primeira exposição canina foi realizada na cidade de Kurgame, onde mais de uma centena de animais foram apresentados.
Entre os convidados do evento estava o Professor Adolf Riyul, que estudou cães e no futuro pretendia apresentar uma determinada raça para cada região da Bélgica.
Mas apenas um terço dos cães pastores presentes na exposição foram recomendados a cientistas para posterior reprodução.
No entanto, em 1892, o professor presenteou o mundo com o primeiro padrão da raça Pastor Belga. A criação de cães durou cerca de duas décadas.
Até hoje, ele oferece quatro categorias de cães:
- Groenendael – preto com pelagem de comprimento médio. Devem o seu nome a uma pequena aldeia não muito longe de Bruxelas.
- Lakenois – cor cinza com pelos longos. A raça tem o nome do bairro histórico de Laeken, no norte da capital.
- Malinois – cor carvão ou marrom-amarelo com pelo curto. Herdou o nome da vila de Malina (Mechelena).
- Tervuren – é uma cor vermelho carvão com pelos longos. O nome desta categoria da raça vem da cidade de Tervuren, à 8 km da capital.
A aparência do Pastor Belga
O pastor belga é uma raça de cão de grande porte. Esses animais parecem elegantes e harmoniosos, apesar de sua característica intimidadora. Portanto, a altura dos machos na cernelha atinge 61-66 cm, enquanto as fêmeas geralmente crescem até 56-61 cm.
O peso dos Pastores Belgas varia entre 20-30 kg. Pequenos desvios deste padrão são permitidos.
Cabeça
O crânio é proporcional à cabeça em todos os aspectos. Além disso, a testa do animal é achatada e não possui uma linha média pronunciada. Mas quando a cabeça do pastor belga é virada de perfil, torna-se perceptível que as linhas do focinho e da testa são paralelas uma à outra.
As maçãs do rosto são mal definidas, mas ao mesmo tempo se distinguem por músculos desenvolvidos. O mesmo vale para as sobrancelhas do animal.
Focinho do Pastor Belga
O focinho de um cão Pastor Belga não é muito mais longo que o crânio e diminui gradualmente em direção à extremidade. Além disso, as narinas são bem abertas, o nariz tem uma rica pigmentação preta. Os lábios finos são fortemente pressionados contra a mandíbula.
Orelhas
Situada no alto, de forma quase perfeitamente triangular. Suas pontas são pontiagudas, enquanto as aurículas são suavemente arredondadas na base. Assim, quando o pastor belga se assusta com alguma coisa, as orelhas ficam eretas e retas.
Olhos do Pastor Belga
Eles são de tamanho médio e em forma de amêndoa. Além disso, a pigmentação da íris é marrom e quanto mais intensa, melhor. As pálpebras são “alinhadas” de preto. Os Pastores Belgas têm um aspecto vivo e curioso, do qual não escapa um único detalhe importante.
Mandíbulas e dentes
Os dentes estão profundamente enterrados em mandíbulas bem desenvolvidas. A ausência dos primeiros pré-molares não é considerada defeito.
Pescoço do Pastor Belga
O pescoço reto e alongado do cão pastor belga é inserido alto. Se expande em direção às omoplatas, tem uma nuca suavemente curva.
Corpo
Nos machos, o comprimento do corpo corresponde à altura. As cadelas podem ter um primeiro parâmetro ligeiramente maior.
A caixa torácica é moderadamente larga, mas ao mesmo tempo volumosa, como em todos os cães, que se caracterizam por uma excelente resistência. As costelas são suavemente curvas.
Rabo do Pastor Belga
Comprimento médio, base larga. Em um estado calmo, o animal mantém a cauda abaixada, apenas a ponta é ligeiramente curvada para cima. Mas em movimento, a cauda sobe, embora não se curve e não tome a forma de um gancho.
Membros anteriores
Os membros fortes do Cão Pastor Belga têm ossos fortes e músculos bem desenvolvidos. Assim, as omoplatas e ombros longos formam um ângulo bastante amplo. Além disso, possuem unhas fortes com uma rica pigmentação escura.
Membros posteriores
Perpendicular ao solo. As coxas largas e as pernas são moderadamente musculosas. Os pés têm formato quase oval devido aos dedos cerrados, que terminam em almofadas carnudas.
Personalidade do Pastor Belga
O Pastor Belga é uma raça muito versátil devido ao fato de que cada uma das quatro categorias tem seu próprio caráter único.
Se você interagir diretamente com pastores belgas de todos os tipos, perceberá facilmente que eles se comportam de maneira um pouco diferente, embora em geral combinem características individuais uns dos outros.
Groenendael – Excelente cão de guarda
O Groenendael é ideal como cão de guarda. Nem um único ofensor escapará da atenção do pastor, sobre cuja aparência ele notificará aqueles ao seu redor com latidos altos.
Sentimentos de medo ou timidez em relação a estranhos não são inerentes ao Groenendael. No entanto, na presença da família, o cão pastor mostra cautela e não ganha de imediato a confiança na pessoa que vê pela primeira vez na vida.
O ambiente ideal para este pastor belga são as pessoas que preferem levar um estilo de vida ativo e, assim, dar a ele a oportunidade de esticar as patas. Caso contrário, o Groenendael despejará a energia acumulada por conta própria – e nem sempre na direção certa.
Pastor Belga Lakenois
Primeiramente, o Lakenois combina qualidades contraditórias: ludicidade e seriedade, vigilância e desprendimento, o desejo de mover montanhas e o desejo de deitar aos pés do proprietário.
Assim, tal como o Groenendael, esta raça do Pastor Belga cumpre perfeitamente as suas funções de guarda e, se necessário, entrará numa batalha feroz com o inimigo, querendo proteger o seu dono.
Além disso, o Lakenois se dá bem com outros animais de estimação se ele crescer lado a lado com eles. No entanto, é melhor abster-se de hamsters ou papagaios.
Por fim, quanto ao passatempo, os Lakenois belgas preferem caminhadas ativas ao ar livre, durante as quais é necessário dar ao animal certa atividade física.
Pastor Belga Malinois
Malinois, como seus irmãos, precisa de uma “sacudida” regular para liberar a energia acumulada.
Além disso, o Belga Malinois não é o tipo de animal de estimação que prefere a solidão e um sono tranquilo em um canto remoto do apartamento.
Mas entre todas as variedades da raça, o Malinois ganhou fama como um cão de caráter mais flexível.
Tervuren
Tervuren, por outro lado, é conhecido por seu temperamento impulsivo e animado. Notável é o fato de que inicialmente esses animais se distinguiam por um caráter tímido, que foi quase totalmente erradicado em decorrência da correta criação.
Os tervurens belgas respondem ativamente a qualquer estímulo, então, em um piscar de olhos, eles se envolvem em um jogo divertido com o proprietário ou na perseguição de seu agressor.
A propósito, esse cão pastor experimenta um grau extremo de apego apenas a um dos membros da família, portanto, tornar-se essa pessoa é a sua principal tarefa. Os Tervurens odeiam a solidão e sempre tentam compensá-la com chinelos rasgados ou um vaso quebrado.
Cuidados
Representantes da raça perdem pelo duas vezes por ano – no verão e no inverno, portanto, durante este período, é necessário pentear cuidadosamente o cão. No resto do tempo, basta repetir o procedimento uma ou duas vezes por semana, dependendo da idade do animal.
Ao escovar o cão, oriente o pente devagar e na direção da pelagem.
Por fim, lembre-se de manter o amor e o carinho sempre. Afinal, amar e ser amado é algo que realmente define os Pastores Belgas.