Você sabe quais são os pontos de partida para adestrar seu cão? Nem sempre é fácil entender por onde começar, uma vez que os cães precisam receber um tratamento especial e de maneira individual, pois cada raça é única. Ou seja, o intuito teste texto não é elaborar um guia em definitivo de como adestrar um cachorro. Pois todos os cães são únicos e precisam de uma interpretação exclusiva para os melhores resultados de adestramento.
No entanto, vamos te ajudar a entender por onde começar, em 5 pontos de partida que precisam ser levados em consideração em qualquer situação – sempre adaptando a realidade. Desta forma, continue lendo para entender tudo sobre o tema.
Pontos de partida para adestrar seu cão – Lista com os 5 caminhos iniciais para qualquer adestramento
O adestramento canino é um dos melhores cuidados que você pode ter com seu cachorro. Afinal, é a partir do adestramento que um cão começa a se sentir mais familiarizado, menos ansioso e mais equilibrado. Estes fatores garantem que a vida do pet seja muito mais tranquila, proporcionando uma melhor condição de saúde mental para os cachorros. Ou seja, quanto antes você começar a fazer o adestramento, melhor para o animal.
É possível adestrar um cachorro em casa, mas a melhor alternativa é sempre procurar um profissional capacitado e que tenha condições de receber o seu pet. Afinal, conforme entendemos na introdução deste artigo, cada cão é único e tem também necessidades únicas. No entanto, alguns pontos de partida para adestrar seu cão podem, sim, serem levados em consideração. Veja uma lista com 5 passos abaixo:
- Comece condicionando o animal aos poucos e com reforço positivo – Evite usar métodos de punição;
- Socialize o cachorro com outros cães, de forma que ele entenda que não é o centro do universo;
- Ajude seu cão a gastar energia para que ele canalize em atividades estimulantes;
- Use palavras curtas e que o cão possa entender a pronúncia – Evite frases longas para condicionamento;
- Coloque limites claros para que seu cão entenda o que ele pode e o que ele não pode;
Não se preocupe, pois explicaremos cada um dos passos a partir de agora e de uma maneira mais detalhada e de fácil entendimento. Acompanhe!
Pontos de partida para adestrar seu cão: Comece condicionando o animal aos poucos e com reforço positivo – Evite usar métodos de punição
Muitas pessoas associam o adestramento do cachorro com uma punição para alguma situação. Por exemplo, há tutores que esfregam o focinho do cão no xixi quando ele faz no lugar errado. Esta é uma prática abusiva e totalmente desnecessária, pois o cachorro sofrerá muito e não condicionará corretamente o objetivo final, que é ensinar ele a fazer xixi no lugar certo.
Desta forma, recomendamos que você sempre use os reforços positivos como um dos pontos de partida para adestrar seu cão. Com o reforço positivo, você poderá estimular o animal a repetir um comportamento positivo, que é o que você quer que ele faça.
Como funciona o reforço positivo: sempre que o seu cão realizar uma atividade positiva, dê a ele um agradinho. Pode ser um petisco especial para adestramento ou pode ser um cafuné ou palavras de elogio. Assim, ele entenderá que aquela atitude é positiva e tenderá a sempre repetí-la.
Socialize o cachorro com outros cães, de forma que ele entenda que não é o centro do universo
Um dos pontos iniciais de quem está começando a adestrar um cachorro, é justamente o quesito da socialização. Ou seja, é muito importante fazer com que o seu cão entenda que ele não é o centro do universo. Neste caso, é fundamental que a socialização aconteça desde muito cedo, quando o cachorro ainda é filhote. Caso contrário, ele poderá sofrer demais para se acostumar com outros cães, pois conforme o tempo passa o cachorro vai empilhando manias.
Porém, esta socialização não pode acontecer de qualquer maneira, ok? É preciso seguir algumas regras muito importantes para que a socialização não se torne um trauma para o pet, de forma que ele nunca mais queira ver outro cachorro na vida. Para isso, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre como socializar um cachorro.
Pontos de partida para adestrar seu cão: Ajude seu cão a gastar energia para que ele canalize em atividades estimulantes
O gasto energético de um cachorro é um dos pontos cruciais para qualquer adestramento. Afinal, o cachorro precisa gastar a energia do corpo não apenas pelo fator físico e para afastar doenças. Mas também, pelo fator mental. Quanto mais energia um cão tiver, maiores serão as chances de ele responder errado a um adestramento ou um comportamento dentro de casa. Os cães com muita energia podem destruir móveis e roer a porta, por exemplo.
Por isso, tenha uma rotina de gasto de energia que possa ajudar o animal a se sentir menos ansioso e estressado com algumas situações, de forma que o adestramento possa ser feito sem demais imprevistos. Além de que, claro, o próprio adestramento ajudará o animal a gastar energia – o que acaba unindo o útil ao agradável para uma vida mais equilibrada.
Use palavras curtas e que o cão possa entender a pronúncia – Evite frases longas para condicionamento
Um dos principais erros de tutores que querem adestrar seu cachorro de maneira a ajudá-los a ter uma vida mais tranquila, é achar que frases de efeito fazem, de fato, algum efeito. Chamar a atenção do cachorro com um “sermão” nunca é a melhor opção para adestrá-lo. No entanto, dizer a palavra “não” de forma imponente, rígida e rápida pode, sim, fazer com que o animal responda ao aviso.
Os cachorros, de maneira geral, não entendem o que a gente diz. Eles sequer entendem o que é “não”. No entanto, eles conseguem condicionar o som da palavra “não” como um aviso de que eles não podem continuar a fazer o que estão fazendo. Por isso, ensine seu cão o que é não ainda quando filhote, pois isto dará muito suporte para o adestramento.
Coloque limites claros para que seu cão entenda o que ele pode e o que ele não pode
E por fim, um dos pontos de partida para adestrar seu cão que mais são importantes para manter a lógica do adestramento é colocar limites claros.
Mas, o que são limites claros? Se o animal não pode subir em cima do rack da estante, ele não pode experimentar isso somente de vez em quando. Esta clareza nos limites fará com que ele condicione o comportamento de uma forma que ele não se sinta ansioso, estressado e confuso.
Cuide do seu cão e ensine tudo direitinho a ele!
Por PAULO
QUE FOFO