Por que os gatos enterram as fezes?

Os gatos enterram as fezes depois de realizar as necessidades e isso sempre despertou curiosidade em muitas pessoas. Quem nunca prestou atenção nesse detalhe tão simples? Acho que todos nós, tutores de gatos ou não, já vimos os bichanos enterrando suas fezes. 

Sabia que tem alguns motivos bem interessantes por trás disso? Sim e você vai gostar de saber mais!

Estar presente no mundo dos animais sempre nos deixa bem curiosos sobre seus comportamentos diversos. 

É por isso que hoje nós do Portal do Dog vamos te contar por que os gatos enterram as fezes. Acompanhe abaixo.

Por que os gatos enterram as fezes?
Gato cavando no chão. Foto: Canva.

Por que os gatos enterram as fezes?

Quem convive com os gatos, ou pelos menos já conviveu, sabe como eles possuem um comportamento bem peculiar. Os bichanos chamam muita atenção de todos, pois seu jeitinho de ser é bem diferente de muitos outros animais. 

Por exemplo, os cachorros são pets que amam brincar e sempre estão em busca de novas aventuras. Já os bichanos são animais bem mais reservados, calmos e só fazem o que querem na hora que querem. 

Sua personalidade é algo que encanta muita gente, já que eles possuem um comportamento bem interessante. Os gatos são animais independentes, se cuidam bem sozinho, mas amam companhia, apesar de ficarem sozinhos tranquilamente. 

Todo esse comportamento dos bichanos é algo admirável, pois eles são inteligentes e bem diferentes de outros animais. Dentre os mais diferentes comportamentos dos gatos, um que chama muita atenção dos tutores é o fato de que os gatos enterram as fezes após defecar. 

Esse comportamento é um tanto quanto curioso e se você já viu um gato fazendo isso, com toda certeza deve ter ficado curioso. O questionamento “por que os gatos enterram as fezes?” muito provavelmente já passou pela sua cabeça e “o que isso significa para eles?” também. 

Veja mais: Cachorro vira-lata é mais saudável? Verdade ou mito?

É comum se perguntar esse tipo de coisa, já que nós, seres humanos, somos naturalmente curiosos sobre o comportamento dos bichos.

E sabe o que mais? Existe uma explicação bem simples para esse comportamento dos gatinhos, nós vamos te contar. Os bichanos possuem um comportamento muito protetor, ele deseja se proteger de qualquer possível predador. 

Ele também é bem territorialista e isso se conecta bem com o tema central do nosso artigo de hoje. 

Então, veja abaixo alguns motivos pelos quais os gatos enterram as fezes. Você vai se surpreender!

Por que os gatos enterram as fezes?
Gato cobrindo as fezes no quintal. Foto: Canva.

1. Proteção

Um dos principais motivos pelos quais os gatos enterram as fezes é pelo simples fato de quererem se proteger. É sabido que os gatos, atualmente, não possuem muitos predadores, na verdade, eles são os predadores de animais menores, como dos ratos. 

Porém, esse é um hábito bem antigo dos bichanos, eles enterram as fezes para que outros animais não sintam seu cheiro com muita facilidade. 

Ao enterrar as fezes, os gatinhos impedem que possíveis predadores e outros gatos encontrem seu território. Então, eles fazem isso para se proteger e proteger o próprio território de outros animais.

2. Herança genética

Os gatos são animais muito desconfiados, desde muito tempo atrás, eles sempre tentam se proteger e proteger seu território ao máximo. 

Então, enterrar as fezes é também uma herança genética, pois como te falamos, eles enterram as fezes para se proteger de predadores. 

Quando os gatos ainda não eram completamente domesticados, na natureza selvagem, eles defecavam e escondiam as fezes, justamente para evitar os predadores. 

Leia mais: Os cuidados com cães em dias quentes

Portanto, ao passar dos anos, essa herança genética foi mantida, justamente para garantir a sua segurança e proteção no dia a dia. 

Mesmo que nos dias de hoje os bichanos não tenham mais predadores, eles ainda se protegem, pois já faz parte da sua genética e personalidade herdada de seus antepassados. 

Por que os gatos enterram as fezes?
Gato olhando par aa sua caixa de areia. Foto: Canva.

3. Higiene

Os gatos são animais extremamente higiênicos, se você tem um em casa, já deve ter percebido isso. Os gatinhos realizam a própria higiene todos os dias, eles se lambem como forma de se limpar. 

Eles detestam sujeira e cheiros ruins, já que possuem um olfato bem sensível, e os odores podem incomodá-lo muito. 

Assim sendo, se tem uma coisa que incomoda os bichanos é ter a sua caixa de areia suja, eles odeiam. Isso se dá pelo fato deles serem bastante higiênicos e bem cuidados com sua própria limpeza. 

Portanto, eles enterram as fezes também por questão de higiene, para que o odor não os incomode e eles não acabem se sujando com as fezes. 

Uma boa dica é: evite deixar a caixa de areia do seu gatinho muito suja, isso vai incomodá-lo muito e ele vai acabar realizando as necessidades em um local inadequado. 

Por serem higiênicos, eles preferem que a caixa esteja sempre limpa, assim, eles podem enterrar as fezes com mais facilidade. 

Veja mais: Cães de Nariz Achatado e a Síndrome do Braquicefálico: Entenda

4. Esconder seu estado de saúde

Por fim, os gatos enterram as fezes também para esconder como se encontra seu estado de saúde. 

Outros gatos, ao ter contato com as fezes de um bichano, podem conseguir identificar se o gato está doente e compreender seu nível de vulnerabilidade. 

Portanto, os gatinhos enterram as fezes para evitar que outros animais descubram seu atual estado de saúde. 

Gatos são muito protetores consigo mesmo, por isso eles fazem isso, pois eles evitam o contato desnecessário com outros animais. 

Por que os gatos enterram as fezes?
Gato cavando na caixa de areia. Foto: Canva.

Além disso, eles camuflam o próprio cheiro quando estão fora de seu próprio território, logo, outros animais não saberão que ele está ali ou que ele está de alguma forma vulnerável. 

Sem dúvidas, esses pets gostam muito de se preservar, não é mesmo? Até percebemos isso em outros comportamentos, pois eles são bem reservados em comparação a outros tipos de animais que conhecemos.

Outro ponto que vale destacar é a importância dos tutores observarem sempre as fezes do pet ao limpar a caixa. Como eles tentam esconder seu estado de saúde, alguns sintomas podem passar despercebidos. Então, fique sempre de olho, hein?

 

Viu como é interessante? Os gatos enterram as fezes por inúmeros motivos, esses são os principais e são muito curiosos, não é mesmo? 

É curioso pensar que algo tão simples pode ter inúmeros significados diferentes e servir como proteção para os bichinhos. Os gatos são animais realmente muito inteligentes e surpreendentes. 

Continue nos acompanhando para mais informações sobre o mundo animal!

Leia também: Pet parenting: experts explicam por que tutores criam pets como filhos

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Raças de cachorro não recomendadas para crianças; conheça
Algumas raças, como Akita, Pinscher, Dachshund e Chow Chow, exigem mais cautela ao conviver com crianças, devido a comportamentos como...
Morcego encontrado morto em Caxias do Sul testa positivo para raiva
Um morcego com raiva foi encontrado morto em Caxias do Sul, alertando sobre riscos à saúde pública. A orientação é...
Projeto de Lei sugere a vacinação gratuita de animais domésticos
Um projeto de lei propõe vacinas gratuitas para pets de famílias de baixa renda, priorizando quem está no CadÚnico. A...
Img de rastreio

Localize algo no site!