4 sinais de que você não está fazendo a limpeza do seu cão da forma correta

Dar banho no seu cachorro e mantê-lo limpo é uma ótima forma de manter o animal saudável. Porém, para que isso aconteça, você precisa fazer essa limpeza da forma correta, se não você pode acabar trazendo problemas de saúde para o cão.

Muitas pessoas preferem mandar seus animais para tomarem banho em clínicas e pet shops enquanto outras fazem isso em casa mesmo. Independente da sua escolha é preciso tomar alguns cuidados e ter a certeza de que a limpeza e higiene do animal estão sendo feitas do jeito certo.

Confira a seguir 4 sinais de que a limpeza do seu cachorro não está sendo feita de forma correta:

Antes de dar banho no seu cão em casa peça dicas para o médico veterinário do animal. (Foto: Reprodução / Healthy Pets)

1 – Infecções no ouvido

Se o seu cachorro está frequentemente sentindo incômodo nos ouvidos e ficando com essa área inflamada significa que você não está fazendo a limpeza dos ouvidos do animal direito ou que está deixando entrar água durante o banho.

Lembre-se de sempre limpar os ouvidos do cão depois que o animal entrar em contato com a água, depois do banho, de andar na chuva, de brincar no mar, lago ou piscina. Você deve limpar os ouvidos do cachorro antes e depois do banho.

Converse com o médico veterinário do animal para que ele possa indicar o melhor produto para a limpeza dos ouvidos do seu cão.

2 – Coceira e pele ressecada

Se o seu cachorro se coça muito, principalmente após o banho, pode ser que ele não esteja se dando bem com o shampoo ou que você não esteja fazendo o enxague do animal do jeito certo.

Tome sempre muito cuidado com os ouvidos do animal. (Foto: Reprodução / The Animal Rescue Site)

Lembre-se de só usar shampoos para cachorro (de preferência indicado por um veterinário) e nunca usar produtos humanos nos animais, pois o shampoo para humanos pode deixar a pele e os pelos do seu cão excessivamente secos.

Se certifique também de que está fazendo o enxague direito e retirando todo o shampoo e condicionador da pele do cão, principalmente nos animais com muito pelo.

3 – O cão fica sujo muito rápido e/ou apresenta queda de pelo

Se o seu cão parece estar sujo poucos dias depois do banho e/ou está apresentando queda de pelos pode ser que ele esteja precisando utilizar um condicionador após o shampoo.

De acordo com especialistas, o condicionador vai selar a cutícula do pelo e, além de deixar mais brilhante e macio, vai manter o nutriente dos fios e a sujeira afastada por mais tempo.

Fale com o veterinário do animal para que ele indique o melhor produto para o seu cão.

Lembre-se de usar produtos específicos para cães. (Foto: Reprodução / Petcha)

4 – Pelos brancos não ficam tão brancos

O motivo pelo qual os pelos brancos do seu cão não ficam mais tão brancos pode ser o shampoo e condicionador que você escolheu ou o tempo que o produto fica em contato com os pelos do animal.

Já existem shampoos próprios para pelos brancos. Converse com um médico veterinário para que ele indique o melhor produto para o seu cachorro e por quanto tempo você deve massagear os pelos com o shampoo.

Fonte: I Heart Dogs

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Morcego encontrado morto em Caxias do Sul testa positivo para raiva
Um morcego com raiva foi encontrado morto em Caxias do Sul, alertando sobre riscos à saúde pública. A orientação é...
Projeto de Lei sugere a vacinação gratuita de animais domésticos
Um projeto de lei propõe vacinas gratuitas para pets de famílias de baixa renda, priorizando quem está no CadÚnico. A...
Afinal, dar colo demais faz mal aos filhotes de cachorro?
Dar colo ao filhote não é negativo, mas o excesso pode gerar dependência emocional, ansiedade de separação e dificultar a...
Img de rastreio

Localize algo no site!