Dar banho no seu cachorro e mantê-lo limpo é uma ótima forma de manter o animal saudável. Porém, para que isso aconteça, você precisa fazer essa limpeza da forma correta, se não você pode acabar trazendo problemas de saúde para o cão.
Muitas pessoas preferem mandar seus animais para tomarem banho em clínicas e pet shops enquanto outras fazem isso em casa mesmo. Independente da sua escolha é preciso tomar alguns cuidados e ter a certeza de que a limpeza e higiene do animal estão sendo feitas do jeito certo.
Confira a seguir 4 sinais de que a limpeza do seu cachorro não está sendo feita de forma correta:
1 – Infecções no ouvido
Se o seu cachorro está frequentemente sentindo incômodo nos ouvidos e ficando com essa área inflamada significa que você não está fazendo a limpeza dos ouvidos do animal direito ou que está deixando entrar água durante o banho.
Lembre-se de sempre limpar os ouvidos do cão depois que o animal entrar em contato com a água, depois do banho, de andar na chuva, de brincar no mar, lago ou piscina. Você deve limpar os ouvidos do cachorro antes e depois do banho.
Converse com o médico veterinário do animal para que ele possa indicar o melhor produto para a limpeza dos ouvidos do seu cão.
2 – Coceira e pele ressecada
Se o seu cachorro se coça muito, principalmente após o banho, pode ser que ele não esteja se dando bem com o shampoo ou que você não esteja fazendo o enxague do animal do jeito certo.
Lembre-se de só usar shampoos para cachorro (de preferência indicado por um veterinário) e nunca usar produtos humanos nos animais, pois o shampoo para humanos pode deixar a pele e os pelos do seu cão excessivamente secos.
Se certifique também de que está fazendo o enxague direito e retirando todo o shampoo e condicionador da pele do cão, principalmente nos animais com muito pelo.
3 – O cão fica sujo muito rápido e/ou apresenta queda de pelo
Se o seu cão parece estar sujo poucos dias depois do banho e/ou está apresentando queda de pelos pode ser que ele esteja precisando utilizar um condicionador após o shampoo.
De acordo com especialistas, o condicionador vai selar a cutícula do pelo e, além de deixar mais brilhante e macio, vai manter o nutriente dos fios e a sujeira afastada por mais tempo.
Fale com o veterinário do animal para que ele indique o melhor produto para o seu cão.
4 – Pelos brancos não ficam tão brancos
O motivo pelo qual os pelos brancos do seu cão não ficam mais tão brancos pode ser o shampoo e condicionador que você escolheu ou o tempo que o produto fica em contato com os pelos do animal.
Já existem shampoos próprios para pelos brancos. Converse com um médico veterinário para que ele indique o melhor produto para o seu cachorro e por quanto tempo você deve massagear os pelos com o shampoo.
Fonte: I Heart Dogs