5 dicas para manter o cachorro calmo em ambientes barulhentos

Manter o cachorro calmo em ambientes barulhentos não é uma tarefa fácil, ainda mais se o seu cão for sensível a barulhos. 

Até porque, convenhamos… É comum que os cachorros se incomodem com o barulho excessivo. Em locais barulhentos, o cachorro pode se sentir ansioso e ficar muito agitado. 

De modo geral, é bom evitar deixar o cachorro em locais como esse, mas, se for inevitável, é interessante aprender algumas maneiras de manter o cachorro calmo em ambientes barulhentos. Confira nossas dicas de hoje aqui do Portal do Dog

manter o cachorro calmo
Cachorro com medo querendo escapar. Foto: Canva.

 

5 dicas para manter o cachorro calmo em ambientes barulhentos

Os cachorros são animais que possuem uma audição muito sensível e ambientes barulhentos podem deixá-lo muito perturbado. É claro que existem cães que nem se importam com o barulho, que gostam da bagunça, de sons e músicas e da agitação de um local. Porém, nem todos os cães são assim, a grande maioria deles se assusta muito com o barulho excessivo de um local. 

Barulhos como fogos explodindo, músicas altas, gritaria, confusão e eletrodomésticos barulhentos podem incomodar demais o cão. O ideal é mantermos nossos cachorrinhos longe de locais barulhentos demais, é sempre melhor deixá-los em casa. 

Porém, existem algumas situações nas quais é quase impossível evitar que o cachorro seja exposto a ambientes barulhentos. Às vezes, esse local é nossa própria casa. 

Quando não é possível tirar nossos cachorros desses locais, devemos pensar a melhor forma de acalmá-los. Para isso, preparamos para você algumas dicas que podem te ajudar muito nesses momentos. Confira abaixo: 

1. Distração com brinquedos

Uma boa forma de manter o cachorro calmo em ambientes barulhentos, é disponibilizar distrações. E uma das melhores distrações que você pode oferecer para o seu cachorro, quando vocês estiverem em um local barulhento, são os brinquedos. 

Cachorros amam brinquedos, você pode aproveitar isso para distraí-lo, brinque junto com ele para que ele se sinta mais seguro. Pode parecer algo bem simples e é mesmo, mas você verá como vai ajudar e muito o seu cachorrinho a se acalmar. 

Com os brinquedos, principalmente os interativos, o seu cachorrinho pode mudar o foco do barulho para a brincadeira. Isso vai ajudar com que ele fique mais calmo e tenha mais paciência para esperar o barulho passar. 

Portanto, ofereça brinquedos para ele, principalmente os interativos e aqueles que possuem dispenser de petiscos para seu cachorro relaxar comendo um ótimo petisco – desde que na medida certa, claro. 

Veja mais: 7 formas de evitar que o cachorro fique entediado sozinho

2. Técnicas de relaxamento

Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para acalmar o seu cachorro nesses momentos. Quando o barulho começar, o seu cachorrinho vai ficar muito agitado e assustado, então, as técnicas de relaxamento podem ajudar muito.

Você pode abraçar o seu cão para ajudá-lo a reduzir a ansiedade nos momentos de barulho. Outra forma de mantê-lo calmo é realizar uma massagem relaxante no bichinho para que ele vá se acalmando. 

Além disso, você poderá fazer carinho no seu cachorrinho, nos locais que ele mais gosta de receber carinho, assim ele pode se sentir mais seguro. O ideal é que você sempre esteja ao lado dele, apoiando, dando carinho, mostrando que o ama. 

É muito importante para o cachorro que você demonstre que você está ao lado dele, assim ele poderá se sentir mais calmo. Palavras de conforto também podem ajudar o seu pet a se sentir mais calmo durante o barulho, isso pode ajudar ele a relaxar também. 

Porém, se ele preferir se reservar no cantinho dele, não fique forçando a interação, ok?

manter o cachorro calmo
Tutor tampando os ouvidos do seu cachorro. Foto: Canva.

3. Crie um espaço seguro

Criar um espaço seguro para que o cachorro possa se sentir mais à vontade e mais confortável é muito importante. 

Mesmo que estejam fora de casa, é interessante que você pense em um espaço para onde o cachorro possa ir quando o barulho começar. 

Quando estamos em casa e o barulho começa, é normal levar o cachorro para um cômodo calmo. 

Em qualquer lugar que vocês estiverem, é interessante que tenha esse espaço para o cãozinho se sentir mais calmo. 

Se não for possível criar um lugar seguro fora de casa para o seu cão, é melhor levá-lo para casa. Garantir um espaço seguro para o cão pode ajudá-lo a se acalmar e muito, por isso, esse cuidado é tão importante.

Às vezes, a própria caixa de transporte pode ser um local seguro.

Leia mais: Como adaptar cachorro em apartamento

manter o cachorro calmo
Cachorro com medo. Foto: Canva.

4. Uso de feromônios

Outra ótima forma de manter o cachorro calmo em ambientes barulhentos é utilizando feromônios. No mercado pet, existem diversas formas disponíveis de feromônio, como sprays ou difusores. 

Durante o barulho, é legal que você utilize os feromônios, pois eles se assemelham ao cheiro natural e ajudam o cão a se sentir mais relaxado. 

O ideal é que você utilize no ambiente onde o cachorro está, assim, ele vai se sentir mais calmo. 

5. Tenha paciência

Cachorros podem sentir quando você está ansioso e sem paciência, isso pode deixá-lo ainda mais nervoso por causa do barulho. 

Portanto, em locais barulhentos, quando seu cachorro estiver se agitando muito, é importante manter a calma. 

Se você mantiver a calma, tiver paciência e tentar não ficar ansioso nesses momentos, o seu cachorro poderá ter o mesmo comportamento. 

Quando ele sentir que você está calmo, ele também pode se acalmar e ficar menos ansioso. 

Portanto, é importante ter calma e paciência, assim o cachorro também poderá ficar calmo e menos ansioso, sentindo que o ambiente é seguro para vocês.

Veja mais: Cães de Nariz Achatado e a Síndrome do Braquicefálico: Entenda

manter o cachorro calmo
Cachorro deitado com aparência de estar com medo. Foto: Canva.

Evite a exposição aos barulhos

Sabemos que nem sempre isso é possível, mas sempre que houver a possibilidade de manter o seu cachorro em um ambiente mais reservado, livre da exposição aos barulhos, faça isso.

Cães podem ser muito sensíveis a sons altos, podendo até mesmo se machucar por conta disso – como quando eles começam a se automutilar por conta do medo excessivo.

Então, sempre que houver a possibilidade de manter o seu cachorro longe dessas áreas com mais barulho, faça isso. E se não tiver como, considere até mesmo usar os protetores auditivos específicos para pets, para que ele ouça o menos possível dos barulhos à sua volta.

Afinal, manter o cachorro calmo em ambientes barulhentos é muito importante e vai ajudá-lo a não desenvolver problemas mais sérios de ansiedade e nervosismo. 

Ambos os casos podem comprometer a saúde física e mental. Portanto, cuidado, combinado?

Veja também: Separação dos “pais de pet”: com quem fica o animal de estimação?

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

O adeus a Boby, o dachshund de 18 anos que viralizou. Conheça a história
Boby, o dachshund idoso de 18 anos, tocou corações ao mostrar como cuidar de um cão senior com amor e...
Guarulhos perde hospital veterinário gratuito: saiba o que mudou!
Prefeitura cancela contrato e hospitais veterinários gratuitos de Guarulhos passam a cobrar preços populares....
Cadela segue romeira por 150 km e é adotada: veja a história!
Uma adoção marcou a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). Durante os 150 km de caminhada, uma cadelinha...
Cachorro abandonado em lixeira é resgatado por casal. Veja essa história!
Casal resgata cachorro abandonado em compactador de lixo e organiza campanha para tratamento veterinário...
Img de rastreio

Localize algo no site!