Observar os sinais de que o seu cachorro está ficando surdo é muito importante para garantir mais saúde e bem-estar para ele.
A surdez pode acontecer por inúmeros motivos, seja por problemas de saúde ou simplesmente pela chegada da velhice do cachorro.
Porém, é muito importante identificar os sinais, já que eles podem dizer muito sobre como está a saúde do seu cãozinho.
Identificando esses sinais, é possível identificar as possíveis causas e tratá-las, se possível, o mais rápido possível.
Portanto, acompanhe este guia do Portal do Dog para saber quais são os sinais de que o cachorro está ficando surdo. Vamos lá!
5 sinais de que o cachorro está ficando surdo
Ter um pet em casa é sempre estar focado em garantir o máximo de bem-estar possível para ele. Um animal não é um brinquedo, eles têm sentimentos, precisam de carinho, adoecem e precisam de inúmeros cuidados.
Devemos sempre estar alerta aos possíveis sinais de problema que podem surgir nos nossos animais.
Como sempre falamos em nossos artigos, o acompanhamento veterinário é muito importante e indispensável, já que é por meio dele que sabemos como está a saúde dos nossos bichinhos.
Portanto, ao nos depararmos com um cachorro que está apresentando um comportamento estranho, que não responde a estímulos sonoros e muito mais, é importante buscar ajuda médica o quanto antes.
Os sinais de que o cachorro está ficando surdo podem não ser tão perceptíveis de início, mas vão piorando com o passar do tempo.
Então, com o passar do tempo, o seu cachorro pode não responder aos mínimos estímulos sonoros.
Veja também: Cachorro pode comer tomate? Saiba aqui!
Existem muitos motivos para que o seu cachorro vá perdendo a audição aos poucos, eles podem ser infecções como a otite, a chegada da velhice e até mesmo por conta da genética deles.
É sempre interessante que, quando você notar algum dos sinais de que o cachorro está ficando surdo, você procure um médico veterinário o quanto antes, beleza?
Portanto, vamos te contar mais sobre esses sinais, assim você pode procurar ajuda para o seu cão o quanto antes. Veja-os abaixo:
1. Não responde a sons
Um dos sinais de que o cachorro está ficando surdo é que ele não responde mais aos sons que antes ele respondia.
Se antes o seu cachorro corria até você quando ouvia seus passos ou sua voz e já não faz mais isso, pode ser que ele esteja ficando surdo.
Esse é um dos sinais mais claros, já que a surdez é a perda da audição, ou seja, ele não vai ouvir nada ou terá sua audição reduzida.
É muito importante se atentar a esse sinal, já que se percebido com antecedência você poderá ajudar o seu cachorro com mais facilidade.
Não responder aos sons pode ser algo muito preocupante, já que é algo que os cachorros fazem com bastante frequência.
É super normal que o cachorro atenda aos inúmeros sons que existem, como aos sons de voz, barulho de chave e muito mais.
Portanto, preste atenção a isso e procure um médico veterinário o quanto antes, para aumentar as chances de cura, quando possível.
Leia mais: Pugapoo: tudo sobre este adorável cão híbrido
2. Mudança de comportamento
O cachorro pode ter mudanças de comportamento caso ele não esteja ouvindo direito. O seu cão pode ficar mais calmo, mais tristonho, menos agitado e buscando menos brincadeiras.
Isso acontece porque o cão pode estar doente e sentindo dor e, ainda, não estar ouvindo. Por conta de algumas inflamações no ouvido, como a otite, o cachorro pode se sentir mais cansado, cheio de dor e triste, logo, seu comportamento pode mudar.
Portanto, vale a pena investigar se a mudança de comportamento do cão está sendo causada pela provável surdez.
3. Desorientação
Outro dos sinais de que o cachorro está ficando surdo é que ele acaba ficando muito desorientado.
A desorientação é muito comum em cachorros que não estão ouvindo direito ou que perderam totalmente a audição.
Isso ocorre por que ele não está escutando nada, nem você chamando, ou não está ouvindo os barulhos externos que antes ele ouvia, e muito mais.
Tudo isso pode causar uma grande desorientação no cachorro. Ficar sem ouvir não é fácil para ele, por isso, ele se sente perdido e desorientado.
Essa desorientação pode ser perigosa, já que se estiver fora de casa o cachorro vai se sentir perdido, sem ouvir os barulhos da rua, assim, acidentes podem acontecer com ele.
Portanto, se você notar desorientação no seu cão, é melhor levá-lo ao veterinário e evitar que ele saia sozinho de casa.
Veja também: O que você precisa saber sobre comida caseira para gatos
4. Aumento da vocalização
É bem comum que um cachorro que não escuta acabe aumentando a vocalização dele para tentar ouvir.
Então, ele vai tentar latir mais alto, fazer barulhos mais altos a fim de se ouvir e garantir que você ouça ele.
Isso é bem normal de acontecer, pois como ele não está ouvindo quando reproduzir algum som mais baixo, ele vai automaticamente tentar produzir sons mais altos.
Os cachorros são animais espertos, eles também fazem isso para que você perceba que algo pode estar errado com ele.
5. Reação tardia a estímulos
Qual cachorro não reage aos estímulos? Praticamente todos eles reagem a qualquer estímulo, principalmente aos estímulos sonoros.
Porém, quando estão com problemas auditivos e até mesmo surdos, é normal que eles tenham uma reação tardia a esses estímulos.
Por conta da perda da audição, é normal que o cachorro não perceba nem os próprios sons que faz e nem outros barulhos externos.
Portanto, com isso, eles podem ter reações bem tardias, principalmente a comandos, já que não vai percebê-los com muita facilidade por não estão ouvindo.
Notou os sinais? Procure o veterinário
É muito importante conhecer os sinais de que o cachorro está ficando surdo para ajudá-lo o quanto antes se o quadro for reversível. Se atente aos sinais e busque um médico veterinário o mais rápido que conseguir.
Isso porque, dependendo da causa, um tratamento precoce pode ajudar a evitar a evolução do problema, garantindo que o animal possa ter a sua audição preservada antes que a perca por completo.
Afinal, com o passar do tempo, a situação pode se agravar, prejudicando a qualidade de vida do animal e até mesmo se transformando em algo irreversível. Então, não espere o tempo passar para ver o que acontece, combinado? As visitas ao veterinário são muito importantes.
Leia mais: Gatos sofrem luto por outros pets? Estudos recentes apontam que sim