Tem sido um desafio gastar a energia do cachorro? Sabemos que pode ser realmente difícil conseguir fazer com que o doguinho fique bastante ativo ao longo do dia e, à noite, descanse bem.
Mas quando algo é difícil, não significa que ele seja impossível, concorda? Por isso, queremos te convidar para mais este guia do Portal do Dog, no qual vamos apresentar algumas ideias legais para você.
Acompanhe e confira as nossas sugestões!
7 maneiras de gastar a energia do cachorro
Existem muitas atividades que podem nos ajudar a gastar a energia do cachorro. As mais comuns estão relacionadas com a corrida diária e os passeios longos que podem ser feitos ao ar livre.
Mas, claro, existem muitas outras alternativas além dessas clássicas. Até porque, por inúmeros motivos, pode ser que você não consiga passear com o seu cachorro todos os dias.
Nesses casos, é importante recorrer a outros tipos de brincadeiras que podem contribuir para a ativação física do pet e, consequentemente, para o objetivo de gastar a energia do cachorro.
Quer saber quais são elas? Acompanhe a lista de hoje e inspire-se!
1. Brincadeiras de buscar
As brincadeiras de buscar são ótimas para gastar a energia do cachorro. Elas distraem o pet e fazem com que ele tenha que correr atrás dos brinquedinhos, o que contribui muito para que ele gaste energia.
Além disso, os instintos naturais do seu amigo de quatro patas também são ativados. Esse é um efeito que pode promover muitos benefícios para a saúde física e mental do seu amigo peludo, sabia disso?
Afinal, eles precisam desse tipo de estímulo e desse contato com a natureza deles. Portanto, essa é uma brincadeira muito bacana de considerar!
Veja mais: 10 Melhores raças de cães para abraçar
2. Brincadeira de cabo de guerra
A brincadeira de cabo de guerra, diferentemente do que muitos pensam, pode promover muitos benefícios para o cachorro. Ele pode ficar mais ativo, se divertir com o tutor e se exercitar de uma maneira bem interessante.
Além disso, essa brincadeira é ótima para gastar a energia do cachorro. Vale lembrar que é importante você, que está do outro lado da corda, não puxe com muita força, para não correr o risco de acabar machucando o seu cachorro, combinado?
Use uma força moderada e permita que o pet “ganhe” de vez em quando, para assim garantir que ele se mantenha interessado na brincadeira e, claro, ativo também.
Lembre-se, cabo de guerra não deixa o cachorro agressivo quando feita da forma correta.
3. Natação segura
A natação segura também é ótima para gastar a energia do cachorro. Para isso, é importante que a piscina contenha água limpa e não apresente produtos químicos que possam ser prejudiciais para o pet.
E ainda, durante toda a natação, é importante que algum responsável esteja supervisionando a brincadeira do cachorro. Nunca o deixe sozinho na piscina, para não correr o risco de ele se afogar e sofrer um acidente grave.
Além disso, lembre-se de analisar se o seu cachorro é apto à natação. Um especialista pode te ajudar a tirar essa dúvida, uma vez que nem todos os cães sabem nadar corretamente ou gostam de água.
Veja mais: Cachorros Que Adoram Água: 5 Raças que Amam Nadar
4. Brincadeiras com outros pets
Brincar com outros pets também é algo que pode ajudar a gastar a energia do cachorro. Muitos cachorros adoram compartilhar momentos de diversão com os seus amigos de quatro patas, e se você pode disponibilizar isso ao seu cachorro, realmente pode ser uma boa ideia.
Entretanto, existem alguns pontos de atenção que devem ser considerados nesse momento, como:
- Nunca deixe o seu cachorro brincando com animais que você não conhece e não sabe se são agressivos;
- Só deixe seu pet brincar com outros animais se ele estiver com todas as vacinas em dia;
- Monitore essa socialização sempre, para evitar que brigas e acidentes aconteçam por conta dos “ânimos” que podem passar dos limites.
Assim, é possível oferecer mais diversão e bem-estar para o seu amigo peludo nesse momento.
5. Esconder petiscos pela casa
Sabe aqueles petiscos que o seu pet costuma comer e que ele ama de paixão? Eles também podem ser usados para gastar a energia do cachorro.
Nesses casos, ao invés de simplesmente dar o petisco de cada dia, que tal usar esse atributo como uma alternativa para o seu cão se divertir?
Para isso, basta você selecionar os lugares inusitados onde irá guardar os petiscos do seu cachorro. Pode ser atrás de móveis – que ele consiga alcançar, claro -, ou mesmo dentro de brinquedos.
O importante é disponibilizar a quantidade adequada, sem excessos, e em locais que exijam um pouco de ativação física e mental do cachorro, mas sem colocá-lo em risco de acidentes domésticos, claro.
Dessa maneira, seu amigo de quatro patas ficará entretido por um tempo, enquanto se exercita, com foco em encontrar seus deliciosos petiscos.
Veja mais: Tudo que você precisa saber sobre a raça Staffordshire Bull Terrier
6. Montar circuitos diferentes
Montar bons circuitos na sua casa também pode ajudar a gastar a energia do cachorro. Você pode fazer isso com caixas, bambolês, entre outros brinquedos que desafiem o seu amigo de quatro patas.
Lembre-se de instigá-lo a explorar cada “obstáculo” desse circuito, para que assim possa se divertir ainda mais, aprender coisas novas e, claro, gastar mais energia, evitando inclusive o sedentarismo.
Nas primeiras vezes, pode ser que você tenha que repetir o processo de mostrar para ele como funciona o circuito. Porém, com o tempo, pode ser que ele mesmo comece a explorar esses brinquedos por conta própria.
Se possível, modifique esse circuito de tempos em tempos, para garantir que o pet sempre se mantenha interessado nele.
7. Brincadeiras com água
Para cachorros que adoram brincar com água, esta é mais uma alternativa que pode ser bastante interessante.
Você pode dar banho de mangueira, encher balões de água, encher uma piscina, brincar com bolhas de sabão seguras… São muitas as opções que podemos considerar na hora de gastar a energia do cachorro.
Sem dúvidas, são brincadeiras ótimas até para os tutores se divertirem, especialmente naqueles dias de calor e sol, não é mesmo?
Aposte nessas ideias e ofereça um dia a dia muito mais ativo, divertido e cheio de vivências para o seu amigo de quatro patas.
No fim, todo mundo pode se divertir e viver momentos inesquecíveis. Boa diversão para todos vocês!
Veja agora: Experts listam 5 raças de cachorros que são mais leais aos tutores