Entender os principais sinais de cachorro com problemas de articulação é muito importante para detectar qualquer alteração precocemente e, assim, buscar o auxílio médico veterinário necessário.
Mas, quais são esses sinais? O que os pets podem apresentar que podemos levar em consideração?
Neste guia do Portal do Dog, vamos te ajudar a entender melhor esses sinais e sintomas. Acompanhe e confira!
8 sinais de cachorro com problemas de articulação
Os sinais de cachorro com problemas de articulação podem ser bastante sutis no começo, mas, à medida que o problema pode se agravar, o cachorro tende a apresentar outros sintomas, ou ao menos mais intensos.
Por isso, é muito importante sempre observarmos os nossos amigos de quatro pata. Assim, fica mais fácil detectar mudanças no comportamento que podem significar algo importante.
E para te ajudar a ter mais facilidade em detectar esses fatores, separamos alguns dos principais sinais de cachorro com problemas de articulação na lista abaixo. Veja só:
1. Dificuldade para levantar ou deitar
A dificuldade para levantar ou deitar pode ser considerada um dos sinais de cachorro com problemas de articulação.
Afinal, se o seu amigo peludo sempre se deitou com tranquilidade, sem demonstrar limitações, e de um hora para outra ele parece fazer isso mais devagar ou até mesmo demonstrando que está com dor, fique de olho.
É natural que esse seja um dos primeiros sinais, já que o pet precisa subir na caminha e dobrar suas articulações para poder se deitar. E ao fazer isso, ele pode sentir dor ou mesmo ter dificuldades por conta de alguma rigidez.
Portanto, comece a dar uma olhadinha em como o seu cachorro deita e levanta todos os dias. Se notar alguma dificuldade, investigue a situação, pois, em caso de problemas nas articulações, agir precocemente pode ser o melhor caminho.
Veja mais: Tudo que você precisa saber sobre a raça Staffordshire Bull Terrier
2. Manqueira ou andar desequilibrado
Seu cachorro parece mancar de vez em quando? Ou ainda, tem demonstrado um certo desequilíbrio enquanto caminha? Esses dois indicativos também podem ser caracterizados como sinais de cachorro com problemas de articulação.
Afinal, se o pet está com algum problema em alguma articulação em específico, é natural que ele perca o equilíbrio com mais facilidade ou fique mancando para evitar a dor.
É o mesmo que ocorre conosco: se temos dor em alguma articulação, como no joelho, podemos mancar, e se temos algum problema nessa articulação, podemos ter a sensação de “pisar em falso”, o que faz com que percamos o equilíbrio. Com os pets, pode acontecer algo semelhante.
3. Relutância em subir escadas ou pular
Se no dia a dia o seu cachorro começa a mostrar uma certa resistência para subir as escadas em casa, ou mesmo para saltar em cima da sua cama, fique de olho.
Especialmente se ele sempre fazia essas atividades sem problemas, essa nova dificuldade pode estar relacionada com algum problema na articulação. Por isso, vale a pena investigar.
Lembre-se, toda mudança de comportamento que acontece repentinamente, em um animal de estimação, merece atenção. Afinal, pode ser um indicativo de que algo mudou no corpinho do pet.
Veja mais: Como adaptar cachorro em apartamento
4. Rigidez ao caminhar, especialmente após descanso
A rigidez nas articulações costuma ser um dos primeiros sintomas quando algo não vai bem com elas, inclusive em nós, seres humanos.
Essa rigidez tende a ser ainda maior após uma pausa, como se o corpinho do pet “esfriasse” e as articulações perdessem ainda mais a sua lubrificação por conta disso.
Sendo assim, comece a observar o seu cachorro: se ele parece com as articulações mais rígidas, especialmente depois de dormir ou fazer uma pausa para descanso, é interessante levá-lo a um veterinário.
Mesmo que essa rigidez melhore conforme o cachorro fica ativo, ainda assim é bem importante que você avalie, pois pode ser que o problema esteja no início.
5. Lamber ou morder as articulações afetadas
Quando um cachorro está com algum desconforto, seja coceira ou dor, é natural que ele tente resolver isso do jeitinho dele. E uma das formas mais clássicas de um cachorro tentar resolver uma dor é lambendo a parte que está incomodando.
Ele pode fazer isso diversas vezes ao dia, ou especialmente quando estiver “forçando mais” as articulações, como durante uma brincadeira ou depois de subir uma escada.
Sendo assim, comece a observar as lambeduras do seu cachorro e verifique se elas se concentram em uma parte específica do corpo dele, pois pode ser um indicativo de problemas nas articulações.
Veja mais: Conheça as 6 principais raças de cães da Noruega
6. Diminuição da atividade ou resistência ao exercício
Seu cachorro era do tipo que amava brincar e correr sem limites, mas, de uma hora para outra, parece que ficou mais preguiçoso? Talvez a questão aqui não seja uma preguiça, de fato, mas algum tipo de dor e desconforto.
Portanto, esse é mais um dos sinais de cachorro com problemas de articulação que você deve prestar bastante atenção.
Não é natural que um cachorro pare de brincar e de ser ativo de uma hora para outra. Se isso aconteceu, é porque alguma coisa pode estar incomodando esse pet.
Por isso, procure um veterinário para avaliar com mais clareza essa situação.
7. Mudança na postura ao sentar ou deitar
As mudanças na postura do cachorro também podem ser outro indicativo importante de que algo não está indo muito bem.
Se ele tem se sentado ou se deitado de um jeito estranho, pode ser mais do que apenas algo engraçadinho para se observar no pet, pois pode ser sim um dos sinais de cachorro com problemas de articulação.
Comece a avaliar se o seu cachorro faz isso sempre e com que frequência. Também considere analisar os outros sinais que já citamos neste conteúdo, a fim de detectar se realmente há algo fazendo mal ao seu amigo peludo.
Veja mais: Castrar seu cão deixa ele mais calmo? Verdade ou Mito?
8. Choro ou gemido ao se movimentar
Por fim, um dos principais sinais de cachorro com problemas de articulação é o choramingo ou gemido do cachorro quando ele faz algum movimento específico.
Se ele chora, certamente está sentindo alguma coisa que está causando esse chorinho. O mesmo vale para o gemido, claro.
Então, se o seu cachorro começou a reclamar muito quando se mexe, de uma hora para outra, converse com o veterinário para que uma avaliação seja feita do seu amigo peludo.
Não espere o tempo passar em nenhum desses casos, pois, em se tratando de problemas nas articulações, agir precocemente é muito importante, ok?
Veja agora: Fazer carinho em cachorro é bom para o cérebro, afirma estudo