Ajudar o cachorro a dormir durante a noite pode ser um verdadeiro desafio. E isto acontece por inúmeros motivos diferentes, uma vez que a gente não simplesmente achar que o nosso cãozinho vai conseguir repetir o mesmo comportamento que os humanos. Ou seja, para o cão pode ser perfeitamente normal acordar no meio da madrugada, como se fosse no meio de uma tarde ensolarada de domingo. Ele não tem a mesma consciência de horário que a gente.
Portanto, o primeiro passo para ajudar o seu cachorro neste processo é justamente reconhecer estas situações. Você não quer transformar o seu cachorro em um humano. O que você quer, é criar uma rotina melhor e com comportamentos certos para todas as horas. Que é justamente o que veremos a partir de agora. Então, continue a sua leitura e saiba tudo sobre o tema.
Ajudar o cachorro a dormir – Veja 5 dicas que vão ajudar você e seu cãozinho
Para ajudar o cachorro a dormir durante a noite, nós temos uma responsabilidade bem grande no dia a dia dele. Ou seja, é bem importante que estejamos totalmente conectados com o animal, de modo que ele também se conecte na gente para que assim assim possamos liderá-lo. O cão precisa de um líder para seguir e isto ajuda ele a criar uma rotina bem saudável do ponto de vista físico e mental.
E para te ajudar a entender isso, separamos 5 dicas práticas (para começar a fazer hoje) que vão ajudar o seu cachorro a ter uma melhor noite de sono, sem precisar de calmantes caninos ou outros tipos de procedimentos mais invasivos. Veja abaixo:
- Crie uma rotina de ir ao banheiro antes de dormir;
- Leve o cão para passear para que ele relaxe e gaste energia;
- Entenda e controle a saúde do seu próprio sono;
- Não deixe o cão beber muita água antes de ir dormir;
- Adestre o cachorro para que ele tenha bons hábitos;
Vamos explicar o passo a passo de cada item da lista. Então, continue a sua leitura para ajudar o cachorro a dormir de forma saudável.
Crie uma rotina de ir ao banheiro antes de dormir
Quando estamos falando de saúde do cachorro, precisamos sempre considerar algo bem importante: a rotina. Um cachorro sem rotina é um cachorro igualmente confuso e perdido, visto que a rotina é o que faz com que as coisas “fiquem no lugar”, de modo que ele não fique ansioso, estressado, com medo e outros comportamentos negativos.
E criar uma rotina de ir ao banheiro é muito importante, principalmente para que o animal tenha uma boa noite de sono. Pois o banheiro pode ser um dos principais impeditivos de o cachorro não dormir corretamente, pois ele sempre vai precisar fazer suas necessidades em momentos que não são os melhores.
Mas, se a natureza chama, como mudar isso? É possível equilibrar o organismo do dog, de modo que o corpo precise fazer as necessidades em momentos específicos. Isto se dá através de uma rotina saudável de exercícios e de treinamento para ir ao banheiro em situações propícias, como:
- Depois de uma brincadeira;
- Após acordar;
- Depois de comer;
- Depois de um passeio;
Veja também: Xixi e cocô no lugar certo para seu cão: 3 dicas para ensinar.
Leve o cão para passear para que ele relaxe e gaste energia
O segundo ponto que precisamos considerar para que o cachorro tenha uma boa noite de sono, é a sua energia. Nenhum cachorro com energia vai ter uma boa noite de sono, pelo simples fato de que a energia vai mantê-los acordados. Isto acontece também com nós, humanos: quanto mais energia a gente tem, mais difícil vai ser para dormir e ter uma boa noite de sono.
A qualidade do sono passa muito pelo que o cachorro faz no dia a dia. Quanto mais energia ele acumular, maiores serão as chances de ele não conseguir dormir, pois o cérebro vai estar extremamente ativo. Então, recomendamos que você leve o cachorro para passear com regularidade. Além disso, busque por passeios a noite. Assim ele vai ficar bem relaxado para dormir.
- Dica extra 1: Os passeios noturnos, antes de dormir, também podem servir como uma “última ida ao banheiro” antes de deitar. O que também é bem importante para o dog.
- Dica extra 2: Nunca faça exercícios ultra enérgicos antes de dormir, pois o excesso de cansaço também ajuda a tirar o sono do cachorro.
Entenda e controle a saúde do seu próprio sono
Você já parou para pensar que os cachorros seguem muitas características de rotina de seus tutores? Pois é. Isto acontece pelo fato de que os cães enxergam nos tutores um líder. Logo, eles vão acabar seguindo este líder em vários aspectos do dia a dia – inclusive, na hora de dormir.
Portanto, é bem importante que você faça um check-up e entenda como anda a saúde do seu próprio sono. Quanto mais irregular for o seu sono, mais irregular será o sono para o cachorro, pois ele também tende a acordar quando você acorda no meio da noite – mesmo que ele não levante.
Dormir bem ajuda o nosso dia a ser muito melhor, pois é durante o sono que o cérebro desliga e cria mais energia para o próximo dia. Dormir mal, consequentemente, traz muitas dificuldades para um dia produtivo. Inclusive, para o dog.
Ajudar o cachorro a dormir – Não deixe o cão beber muita água antes de ir dormir
As idas frequentes ao banheiro podem trazer bastante dificuldades de ter um sono regular e contínuo. Portanto, não dê muita água para o cachorro antes de dormir. Por mais que o ato de beber água seja super importante para os doguinhos (e para nós, obviamente), fazer isso minutos antes de dormir pode ser bem ruim, pois o animal vai ficar levantando a todo momento para ir urinar.
Esta dica só serve para cães que não estejam passando por algum tipo de tratamento veterinário e que precisam beber muita água, ok?
Ajudar o cachorro a dormir – Adestre o cachorro para que ele tenha bons hábitos
E por fim, não podemos deixar de falar do adestramento de cachorro. Este é um dos métodos mais eficazes para conseguirmos lidar bem com as noites de sono do animalzinho. Ajudar o cachorro a dormir é também pensar na rotina dele durante o dia, pois a qualidade do sono é reflexo das atividades e comportamentos no dia. Alguns benefícios do adestramento:
- Ele ajuda o cão a ter limites;
- Ajuda o animal a entender quem é o líder;
- Faz o cachorro entender sua rotina;
- O animal entende comandos para o dia a dia, etc.
Cuide do seu dog!