Um cachorro com dor de barriga pode manifestar este problema de diversas formas diferentes. Afinal, a dor de barriga não é um problema em si. Por mais que ela faça o cachorro sofrer, ela é apenas um sintoma de que algum outro problema está ocorrendo no organismo do pet. Ou seja, muitas vezes ela é apenas um sinal e não necessariamente o problema final.
E justamente por isso, vamos entender hoje algumas das principais causas e sintomas que a dor de barriga pode apresentar no seu cão. Portanto, se você acha que ele pode estar com este probleminha, continue sua leitura e entenda tudo sobre o tema. Vamos lá?
Cachorro com dor de barriga – Saiba quais são as principais motivações para um cão ter dor de barriga
Um cachorro com dor de barriga pode estar sentindo este problema por uma série de motivações diferentes. Afinal, conforme já entendemos na introdução deste artigo, a dor de barriga é muito mais um sintoma em si, do que necessariamente um problema final.
Ou seja, a dor de barriga só existe porque o cachorro pode estar com algum outro desconforto ou infecção. Entre os motivos mais comuns para um cachorro ter dor de barriga, estão os seguintes:
- Excesso de gases no organismo e sistema digestivo do cachorro;
- Alguns tipos de parasitas no intestino, que podem causar inflamações e infecções graves;
- Atente-se para saber se o cachorro ingeriu algum corpo estranho;
É claro que nem sempre será fácil para identificar alguns destes sintomas. Principalmente aqueles relacionados a infecções internas. Por isso, a nossa primeira recomendação, é: procure um veterinário o quanto antes. O seu cachorro precisa de cuidados especiais para que possa ter uma vida saudável. Não faça auto-diagnósticos, ok? Isto pode ser bastante prejudicial para o tratamento.
Para entender melhor cada um destes tópicos, acompanhe o texto a partir de agora.
Excesso de gases no organismo e sistema digestivo do cachorro
O excesso de gases no organismo do cachorro é um fator bastante comum e que pode causar bastante dor de barriga. Afinal, a anatomia do cachorro e a forma como os órgãos são organizados internamente, não prevê o espaço que os gases ocupam. Ou seja, quando há gases no organismo, geralmente há um desconforto abdominal, pois há pressões que o organismo rejeita.
Os gases podem ser causados por muitos tipos de alimentos diferentes. Mas principalmente, aqueles que precisam de um processo complicado de digestão. Para pegar um exemplo humano, podemos citar o feijão. Este é um alimento que pode trazer muitos desconfortos abdominais por conta dos gases que são gerados internamente.
E com os cachorros, claro, algo muito semelhante acontece quando há uma alimentação em desequilíbrio. Leia nosso artigo sobre alimentação saudável para cachorros e entenda mais como você pode melhorar a qualidade da comida do seu cão, de forma que ele não fique com dor de barriga por conta de gases.
Alguns tipos de parasitas no intestino, que podem causar inflamações e infecções graves
O segundo sintoma muito comum que pode indicar o cachorro com dor de barriga é causado por alguns tipos de parasitas, bactérias ou fungos que estão alojados no estômago ou no sistema digestivo do cachorro. Este tipo de situação é bem delicada, uma vez que o diagnóstico nem sempre vai ser rápido, pois o cão poderá levar um tempo até manifestar algum tipo de desconforto visível.
Ou seja, se você notar o seu cachorro com qualquer tipo de sintoma que possa indicar uma dor de barriga, procure um veterinário. Você não vai querer que algum tipo de inflamação se alastre ou prejudique o sistema digestivo do seu melhor amigo, não é mesmo?
Outra dica, é: sempre verifique por onde o cachorro anda, o que ele coloca na boca e o que ele tem acesso para brincadeiras. Muitas vezes um parasita pode ser desenvolvido pelo simples fato de ingerir algum tipo de alimento estragado ou algum corpo estranho, que poderá causar machucados internos.
E por falar em corpo estranho, ele também está na lista de causas mais comuns para dor de barriga. Falaremos sobre ele a seguir.
Atente-se para saber se o cachorro ingeriu algum corpo estranho
A ingestão de um corpo estranho é um dos fatores mais comuns que podem causar dor de barriga no cachorro. Afinal, um corpo estranho, como o próprio nome já diz, é algo que o organismo estranha e recusa. Logo, algumas complicações podem acometer o cão que está com este objeto preso em seu organismo.
Um corpo estranho pode ser qualquer coisa que o cão tenha ingerido por acidente. Desde uma peça de brinquedo, algum tipo de plástico ou papel. É claro que alguns corpos estranhos são mais facilmente removidos pelo organismo. No entanto, há aqueles que podem trazer bastante transtornos para você e para seu pet.
Portanto, tenha sempre um bom controle sobre o que o cachorro tem acesso ou não. Evite deixá-lo livre para vasculhar e desbravar locais que você não tenha conhecimento. Evite, também, que o cachorro brinque com brinquedos que podem ser desmontados ou facilmente roídos. As peças emborrachadas podem ser melhores alternativas do que as pecas de plástico duro.
Leia também: Melhores brinquedos para cachorro – Como escolher
Verifique os principais sintomas de cachorro com dor de barriga
Até aqui, já entendemos algumas das principais causas que fazem um cachorro ter ou não dor de barriga. Desta forma, compreendemos também que a dor de barriga já é, por si só, um sintoma. No entanto, como identificar o sintoma dentro do sintoma? Por mais que isto pareça difícil, saiba que é possível.
Separamos uma lista com alguns dos principais sintomas de cachorro com dor de barriga, de forma que você possa identificá-los quando seu pet não estiver muito bem. Veja:
- Dificuldades para ir ao banheiro (evacuar);
- Mudanças bruscas no comportamento – Cansaço, tristeza, perda de apetite, sono;
- Observe a possibilidade de vômitos e diarréia;
- Verifique se a barriga do cachorro está dura e observe as reações dele ao tocá-la;
Falaremos especificamente sobre cada um destes sintomas a partir de agora. Assim, você poderá tentar identificá-los de maneira prática. Vamos lá?
Dificuldades para ir ao banheiro (evacuar)
O primeiro sinal muito claro de que o seu cachorro pode estar com dor de barriga, é o fato de ele estar com sérias dificuldades para ir ao banheiro. Mais precisamente, com sérias dificuldades para evacuar. Este é um fator muito comum e que pode estar relacionado, sim, a dores de barriga, uma vez que este processo precisa ser regular e natural.
Portanto, nunca deixe de observar toda a rotina que seu pet tem em casa. Ou seja, você não pode simplesmente ignorar as idas dele ao banheiro, pois quando algo estiver errado pode ser que você não perceba. A dificuldade para evacuar pode estar relacionada ingestão de corpos estranhos ou algum tipo de alimento que tenha trancado a evacuação.
Se você notar que o seu cachorro está demorando muito para fazer suas necessidades, ficando muito tempo na posição e sem a presença de uma quantidade significativa, saiba que ele pode estar com dificuldades para evacuar e, posteriormente, com dores de barriga.
Leia também: Banheiro para cachorro: Como fazer da forma certa?
Mudanças bruscas no comportamento – Cansaço, tristeza, perda de apetite, sono
Outro aspecto que você precisa levar bastante em consideração para identificar um cachorro com dor de barriga, é o fator comportamento. Um cachorro, quando doente, apresenta uma série de comportamentos diferentes e irregulares. Em alguns casos, é mais fácil de notar. No entanto, em outros, é mais difícil.
Por exemplo, se o seu cachorro tem muita energia e do nada ele não quer mais levantar, aparenta cansaço e tristeza, obviamente você desconfiará de que algo está errado. Mas para cães mais calmos e serenos, esta mudança de comportamento pode não ser visível “de primeira”. Portanto, é importante identificar outras mudanças.
Veja se o animal está comendo normalmente. Se ele não estiver, ligue o sinal de alerta para levá-lo a um veterinário. As vezes ele pode só ter enjoado da comida, claro. Mas as vezes, ele pode estar com dor de barriga e, por isso, não tem apetite. Fique atento!
Leia também: Meu cachorro não quer comer! O que fazer?
Observe a possibilidade de vômitos e diarréia
Este é um sintoma bastante clássico de um cachorro com dor de barriga e faz qualquer tutor ligar o alerta. Afinal, quando um cachorro está vomitando ou com diarréia, um sinal de alerta é automaticamente ligado. E, com isso, podemos proceder para um veterinário e entender o que está acontecendo com o pet.
No entanto, é importante deixar claro que vômitos e diarréia não estão associados apenas a dor de barriga, ok? Estes são reflexos do corpo para vários outros problemas, como viroses ou gripes caninas. Há, também, possibilidades de que o cachorro tenha se intoxicado por algum alimento, planta ou inseto, principalmente se ele está vomitando espuma branca.
Toda atenção é pouca.
Verifique se a barriga do cachorro está dura e observe as reações dele ao tocá-la
E por fim, vale uma análise física para tentar entender se há algum problema com a barriga do cachorro. Neste caso, recomendamos que você apalpe, com cuidado, a barriga do animal. Se você notar que a região está dura, é importante procurar um veterinário o quanto antes. Afinal, isto pode significar algum tipo de inflamação.
Além disso, verifique as reações do cachorro. Se ele demonstrar qualquer sinal de dor ou desconforto, também pode significar que ele está passando por apuros. Não demore para procurar um veterinário e, assim, oferecer os melhores cuidados para seu cãozinho.