Se você já viu um cachorro marcando território, sabe o quanto isso é comum e, muitas vezes, até mesmo desconfortável. Afinal, quando você sai para passear com o seu cachorro e ele sente a necessidade intensa de ficar marcando território, significa que algo está errado ou fora de controle.
Muito embora esta seja uma atitude totalmente natural e instintiva, nós, tutores, precisamos agir para entender os comportamentos do dog e, então, oferecer uma melhor qualidade de vida a ele. Muitas vezes o cão está marcando território porque está inseguro, ansioso e estressado – sentimentos negativos para a saúde ele.
Portanto, para entender tudo sobre o assunto, continue lendo o artigo.
Um cachorro marcando território é algo normal?
Sim e não. Sim pelo fato de que esta é uma atitude totalmente instintiva e que faz parte da rotina do pet. E não pelo fato de que quando o cão fica marcando território, é sinal de que ele não está confortável naquele ambiente.
Ou seja, quando o cachorro está marcando território durante um passeio na rua ou até mesmo no próprio pátio de casa, ele está querendo se proteger.
Só que o grande problema é que estas proteções, muitas vezes, geram mais ansiedade canina do que outra coisa, pois o cão fica o tempo inteiro na expectativa de que algum predador vai aparecer.
A urina que os cães usam para marcar território é muito forte e faz com que outros cães que estiverem por ali, evitem o local. Muito embora isto pareça inteligente, saiba que pode ser maléfico para a saúde mental do cachorro.
Afinal, é muito ruim para o cão ter a sensação de que não está protegido em lugar nenhum.
Mas, o que fazer para ajudar um cão a não marcar território? É possível ajudá-lo a ter uma vida mais saudável ou devemos deixar ele marcar território a vontade, pois é algo instintivo? Entenderemos mais sobre isso no próximo tópico. Continue lendo.
Como ajudar o cão a não marcar território
Se você quer ajudar o cachorro marcando território, saiba que esta é uma atitude definitivamente positiva. Afinal, precisamos, sim, ajudar o nosso cão a ter uma vida mais saudável e equilibrada. E o ambiente em que o cão vive influencia diretamente para isso.
Se o ambiente for muito aberto, amplo e que gera uma sensação de desproteção no dog, ele certamente vai desenvolver condições negativas. Além de se tornar um cachorro estressado e ansioso, ele vai querer agir por seus instintos mais primitivos – como a necessidade de marcar território a todo momento. Mesmo estando em casa!
Quando isso se torna um problema, precisamos agir. E algumas dicas que podem te ajudar, são estas aqui:
- Entenda os motivos para a marcação de território;
- Faça a castração do cachorro;
- Não dê estímulos negativos para o cachorro;
- Crie uma rotina adequada e saudável para o animal;
- Entenda se o cachorro está marcando território ou só urinando;
Vamos entender um pouco mais sobre cada item acima para que você possa compreender, em detalhes, como fazer o cão parar de marcar território.
Entenda os motivos para a marcação de território
Quando um cachorro marcando território se torna um problema grave, ou seja, quando isto vai além de uma vez ou outra na rua, é preciso identificar os motivos para isso. Nenhum cão marca território “de graça”, mesmo isto sendo uma atitude instintiva.
Os cães marcam território por vários motivos. E maioria destes motivos estão relacionados ao desconforto, medo, angústia e defesa própria. Afinal, um ambiente externo como a rua ou o parque, podem representar uma parcela bem grande dos comportamentos negativos do seu cão, pois são locais hostis (leia mais sobre a importância da socialização canina).
Além disso, o convívio com outros cães também pode indicar a necessidade do cão de marcar território. Se ele se sentir com medo ou até mesmo excluído, no caso de chegar um segundo cão em casa, ele vai sim marcar território para mostrar que aquele ambiente “tem dono”.
Portanto, antes de tomar qualquer decisão, não hesite: procure entender porque o cão está marcando território. Observe comportamentos e a rotina. Identifique possíveis gatilhos e trabalhe para corrigi-los.
Cachorro marcando território – Faça a castração do cachorro
Algo que faz todo o sentido na hora de ajudar um cachorro marcando território, é fazer a castração do animal.
Esta é uma necessidade básica que você deve colocar em prática o quanto antes. Afinal, castrar o cão não é apenas uma forma de fazê-lo não marcar território. Mas também, uma forma de dar mais conforto mental a ele.
Fazer a castração do cachorro, hoje em dia, é muito simples e prático. Praticamente qualquer clínica veterinária em qualquer cidade do Brasil, tem capacidade, equipamentos e profissionais para realizar este procedimento.
Por isso, se você adotar um cãozinho, a castração precisa entrar na lista de “coisas a fazer” para deixar o cão confortável e saudável.
Se você tem um cachorro castrado e mesmo assim ele está marcando território, procure um médico veterinário o quanto antes para reportar o problema. Isto pode indicar algum problema comportamental (e até físico) maior, como dores e outras coisas.
Cachorro marcando território – Não dê estímulos negativos para o cachorro
Se tem uma coisa que faz com que os cachorros condicionem situações, é oferecer estímulos. Da mesma maneira que o reforço positivo funciona muito bem na hora de adestrar o pet, o reforço “negativo” também entra em cena e condiciona o pet a situações ruins.
Por isso, evite dar estímulos negativos ao seu pet. Ou seja, evite fazer o cachorro ter contato com outros cães de forma inadequada, evite que o cão tenha acesso ilimitado a rua ou calçada, evite que o cachorro tenha a uma visão da rua a todo momento, etc.
Quando o cão decide o que ele vai ou não fazer, seus instintos afloram e naturalmente a marcação de território vai acontecer. Afinal, o cachorro precisa se proteger de tudo que ele vê, ouve, sente e interage. Portanto, quanto mais você evitar estímulos negativos para o pet, melhor para ele.
Crie uma rotina adequada e saudável para o animal
Cachorros gostam de ter uma rotina bem definida (principalmente os mais idosos). Quanto mais definida for a rotina de um cachorro, mais ele vai ficar confortável e tranquilo. A aleatoriedade do dia gera insegurança e medo. Logo, estes sentimentos vão fazer o cão entrar em modo instintivo e, consequentemente, sentir a necessidade de marcar território.
Portanto, faça de tudo para que seu pet tenha uma rotina clara de passeios, alimentação, brincadeiras e descanso. Condicionar horários e momentos faz muito bem para o cachorro, pois ele não fica ansioso esperando por algo que ele nem sabe se vai acontecer.
A rotina cria paz para o pet e muito equilíbrio.
Entenda se o cachorro está marcando território ou só urinando
E por fim, não podemos deixar de fazer o alerta: muitas vezes o cão sequer está marcando território. Mas sim, está apenas urinando. Quando isto acontece, significa que o cachorro não sabe onde é o local certo do xixi e você precisa intervir para condicioná-lo a usar o banheiro corretamente.
Mas, como saber se o cão está marcando território ou urinando? Basicamente, esta informação estará no odor do xixi. Xixi em grandes quantidades, é apenas urina. Xixi em pequenas quantidades e cheiro muito forte, é marcação de território.
Por mais que a marcação de território seja algo “natural”, pode sim gerar desconforto e incômodo. Por isso, se você vai ajudar seu cão a ter uma rotina mais equilibrada, não use palavras de baixo calão e muito menos violência.
Isto não vai ajudar o cão a parar de marcar território. Muito pelo contrário: vai fazê-lo ter ainda mais medo e, consequentemente, vai sentir a maior necessidade proteção – marcando mais territórios.
Cuide do seu dog!