Se você tem um pet, já deve ter se questionado se cachorro pode dormir na cama do dono, não é mesmo?
É bem comum que os tutores permitam que seus cachorros deitem em suas camas e até durmam com eles.
Mas será mesmo que pode? Será que é saudável deixar o cachorro dormindo na mesma cama que a gente?
Hoje, o Portal do Dog vai esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto que ronda a mente dos tutores. Vamos lá!
Cachorro pode dormir na cama do dono?
Muitos tutores amam deixar seus cachorrinhos dormirem na cama com eles, é gostoso, fortalece vínculos e o tutor acaba tendo noites melhores de sono.
Mas cachorro pode dormir na cama do dono? Essa é uma pergunta muito comum que alguns tutores fazem.
Existem sim algumas implicações que devem ser levadas em consideração antes de deixar o cachorro dormir na sua cama, porém, nada impede isso.
Ou seja, o cachorro pode sim dormir na cama do seu dono. Essa é uma escolha muito pessoal de cada tutor.
Ninguém pode decidir isso por você, ninguém tem o direito de opinar se isso é anti-higiênico ou não, só você pode decidir isso.
É claro que existem alguns fatores que você pode levar em consideração antes de permitir que o seu cachorro durma com você, mas se o cachorro vai ou não dormir, é você quem decide.
Assim sendo, muitas pessoas criticam tutores que permitem que o cachorro durma na cama, deite no sofá e até mesmo aqueles que permitem que os cachorros fiquem em seus colos.
Mas, quer saber de uma coisa? Cada pessoa tem um estilo de vida diferente, cada pessoa cuida de seus pets de formas diferentes, ou seja, se você permite que seu cachorro tenha essas atitudes, o importante é estar ciente dos prós e contras.
Veja mais: Como saber se a cachorra está grávida? Conheça os sintomas
Também é muito normal que outros tutores não gostem disso, alguns impõem limites bem claros quanto ao espaço do cachorro e a seu espaço pessoal. E está tudo bem!
Como te contamos, essa decisão é pessoal, você sozinho ou com a família em casa vai decidir se está tudo bem deixar o cachorro dividir a cama.
Entretanto, sabemos que muitos cachorros são um tanto quanto desobedientes e vão deitar nas camas mesmo sem autorização, nesse caso, um bom treinamento pode te ajudar e muito com esse comportamento.
Em outros casos, em casas que têm crianças, alguns cachorros procuram ficar o mais próximo possível dos pequenos, e muitas vezes acabam dormindo na cama com eles. Isso é bem normal.
Portanto, recapitulando, o cachorro pode dormir na cama do dono apenas se o próprio tutor decidir que ele pode. Essa decisão é toda do tutor.
Todavia, é muito importante que os tutores estejam cientes que para um cachorro dormir na cama é preciso saber se ninguém é alérgico e se a higiene dele está em dia.
No mais, vamos conhecer os benefícios de permitir que o cachorro nos traga ao dormir conosco em nossa cama.
Benefícios que temos ao deixar o cachorro dormir na nossa cama
Você sabia que existem benefícios para nós se permitirmos que o cachorro durma na nossa cama? Sim, eles existem e vamos te falar sobre eles.
Dormir com quem amamos é bom demais, ainda mais se ele for um cachorrinho fofinho e aconchegante, não é mesmo?
Dormir com o cachorro pode apresentar muitos benefícios para nós seres humanos e também para eles. Veja alguns que separamos:
- Fortalecimento de laços: Quando os cachorros dormem junto com os tutores na mesma cama, é comum que os laços entre os dois se fortaleçam muito, Afinal, no sono eles estarão mais conectados. Isso é muito positivo para ambos;
- Conforto e aconchego: Dormir com um cachorrinho fofinho, aconchegante e quentinho vai trazer uma sensação de aconchego e conforto, consequentemente podendo melhorar o sono de ambos;
- Redução da ansiedade: Dormir ao lado do cachorro pode ajudar na redução do estresse e da ansiedade do tutor. Os cachorros ajudam a diminuir o hormônio do estresse presente em nós, assim nos acalmando e proporcionando um sono melhor;
- Bem-estar do tutor e do cachorro: Ambos, cachorro e tutor, podem se sentir melhor sempre na companhia um do outro, pois ao dormirem juntos vocês ficarão confortáveis e se sentirão seguros.
Esses são excelentes benefícios de permitir que o seu cachorro durma com você na cama.
Assim, deixar que seu cachorro durma na cama com você pode ser ótimo, principalmente em dias de muito estresse, tanto para você quanto para o seu cachorro.
Leia mais: Evite estes erros ao dar banho no cachorro
Cuidados que é preciso ter para deixar o cachorro dormir na cama do dono
Agora que você já sabe que o cachorro pode dormir na cama do dono, e conhece os benefícios disso, vamos contar quais são os cuidados fundamentais que você precisa ter para deixá-lo dormir com você.
É necessário ter cuidados, principalmente referentes à higiene. Você deve se assegurar que o seu cachorro está com a higiene em dia, esse é o ponto principal.
Outras razões para você se atentar são:
- Cuidados com a higiene do pet: Antes de permitir que o seu cachorro deite na sua cama para dormir com você, é preciso que ele esteja limpinho. Não podemos deixar um cachorro todo sujo subir na cama e trazer germes e bactérias para o local onde você dorme. Também é importante garantir que o seu cachorro realize as necessidades no local correto para que ele não faça isso na cama;
- Vacinas e remédios para verme devem estar em dia: As vacinas e os remédios para verme devem estar em dia, isso é muito importante para que o cachorro possa compartilhar locais como a cama com você;
- A cama precisa ter espaço: Ter espaço na cama é muito importante, afinal, ninguém merece dormir apertado. Por isso, se você quiser deixar seu cachorro dormir na cama, é importante que tenha espaço para vocês ficarem à vontade e não machucarem uns aos outros;
- Seu cachorro deve ser escovado: Escovar o cachorro também é algo muito importante de se lembrar. Para evitar que o cachorro solta pelo na cama, é legal escová-lo sempre antes dele deitar;
- Verifique se alguém é alérgico ao cão: Existem pessoas que são alérgicas a frutas, mariscos, poeira e também existem pessoas que são alérgicas ao pelo de cachorro, por exemplo. Então, antes de deixar que o cachorro suba nas camas, é interessante que você saiba se não tem ninguém alérgico, e se não tiver, você pode permitir e se tiver você deve evitar;
- Saiba impor limites: É muito importante que você saiba como impor limites sempre que possível. Nem sempre o cachorro vai poder dormir na cama, por isso, é interessante que quando isso acontecer o cachorro entenda que ele não pode. Para que ele compreenda, é interessante que ele seja treinado para isso. Então, quando ele não puder, dê os comandos necessários e ele vai compreender.
Com esses cuidados em mente, você poderá decidir se o seu cachorro vai ou não dormir junto de você ou com seus filhos na cama.
Ressaltamos a importância de estabelecer limites e não acostumar mal o cachorro, se você fizer isso, o cachorro pode acabar não compreendendo o fato de ele não poder dormir com você e acabar fazendo birra.
Por isso, é fundamental deixar bem claro e dar os comandos necessários para o seu cachorro.
Confira também: 13 cuidados ao deixar o cachorro sozinho: Confira!
Alternativas para quando o cachorro não puder dormir na cama com o dono
É interessante ter algumas alternativas para quando o cachorro não puder compartilhar a mesma cama que o seu tutor, seja por preferência do tutor ou por qualquer outro motivo.
Assim sendo, recomendamos que o cachorro tenha a sua própria caminha, que ela seja macia, confortável e se possível que tenha algum objeto com o seu cheirinho para mantê-lo calmo e para que ele tenha um bom sono.
Além da caminha, o cachorro deve ter um espaço onde ele se sinta seguro, se não puder ser no seu quarto, que seja em um ambiente tão acolhedor quanto.
Os cachorros precisam se sentir seguros e confortáveis, por isso eles gostam de dormir na mesma cama que os tutores. Quando isso não puder acontecer, busque outras alternativas.
Por fim, o cachorro pode dormir na cama do dono, desde que o próprio tutor decida isso, ou seja, você que escolhe.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado e esclarecido as suas dúvidas sobre o assunto. Que agora você tenha em mente quais cuidados deve ter antes de permitir que o cão durma na sua cama.
Nos acompanhe para mais conteúdos do mundo animal e até logo!
Veja mais:
Por MARCOS ROBERTO DE LIMA E SILVA
Os meus dormem comigo.e.nao vejo problemas , me.sinto.ate protegidos 3 spitz alemão