Quando a cadela não quer amamentar é um verdadeiro problema. Afinal, este seria o processo natural logo após uma ninhada inteira nascer.
Só que nem sempre a cadela vai se identificar como mãe e, por isso, pode simplesmente rejeitar um filhote ou toda a ninhada. Este é um processo absolutamente natural na natureza e a cadela faz isso porque sente que o ou os filhotes abandonados tiveram algum problema na gestão.
É claro que se a gente humanizar a situação, é algo cruel e impensável. E por isso, precisamos intervir e, assim, oferecer qualidade de vida tanto para o filhote ou ninhada abandonada, quanto para a cadela que eventualmente pode ter um período de estresse canino. Portanto, para entender como fazer isso, continue lendo.
Vamos entender tudo a partir de agora.
O que fazer quando a cadela não quer amamentar?
O que você precisa fazer quando a cadela não quer amamentar é, acima de tudo, ajudar os filhotes. Ou seja, você precisará assumir o papel da mãe ou pai daqueles filhotes e, assim, cuidar deles para que tenham o suporte que precisam logo após nascerem.
E como fazer isso? Entenda a seguir.
Será muito comum observar, logo nas primeiras horas, se a cadela vai ou não abandonar um filhote. E este é o primeiro passo que você precisa dar para poder ajudar o filhote recém nascido: observar se ele realmente foi abandonado. Em alguns casos, a cadela pode abandonar apenas um filhote. Mas em outras situações, eventualmente, ela poderá abandonar a ninhada inteira!
Isto acontece principalmente pelo fato de que a cadela identifica algum tipo de má formação ainda durante a gestação. E o cãozinho que nasceu com algum problema, não é identificado como filhote. Por isso, a fêmea abandona. E na natureza, o cãozinho não sobreviveria.
No entanto, nós podemos intervir para ajudar o desenvolvimento dele para que tenha um cuidado digno logo após seu nascimento. Além da alimentação, precisaremos cuidar da temperatura e também precisaremos mantê-los diferenciados para que possamos cuidar de cada um individualmente.
Vamos falar sobre cada ação individualmente a partir de agora. Acompanhe.
Alimente o cão de 2 em 2 horas quando a cadela não quer amamentar
O primeiro passo para que possamos ajudar um filhote que a cadela abandonou e não quer amamentar, é alimentado-o. Principalmente nas primeiras horas de vida, que são cruciais para o cão sobreviver ou não. Inclusive, nestes primeiros momentos de vida, você já poderá notar se a cadela realmente abandonou o cãozinho ou não.
Para alimentá-lo, você precisará comprar uma mamadeira específica. Elas são pequenas e possuem um bico específico para o tamanho da boca dos filhotes, de forma que eles possam se alimentar com segurança. Estas mamadeiras são bastante comuns e você certamente encontrará na loja mais perto da sua casa.
Quanto ao leite, você também precisará comprar um tipo específico. Este tipo de leite é um substituto para cães filhotes. É muito parecido com os leites substitutos para crianças recém nascidas. Ele é em pó e você precisará fazer a diluição de acordo com o que estiver descrito na embalagem (pois cada produto é diferente um do outro).
Mas é muito fácil e rápido! Para se aprofundar no tema, leia este artigo sobre como alimentar filhote de cachorro.
Consiga diferenciar os filhotes para não deixar nenhum sem comer
Se a cadela não quer amamentar, você já sabe que a tarefa será sua responsabilidade. Com leites específicos e uma mamadeira propícia, você poderá oferecer qualidade de vida e dignidade ao cão filhote. No entanto, se você tiver que alimentar mais de um, isto pode ser um desafio ainda maior.
Neste caso, será fundamental que você diferencie os filhotes para saiba qual já comeu e qual ainda não comeu. Isto é algo óbvio, mas acredite: como eles são muito parecidos e ficam se mexendo o tempo inteiro, pode ser que você perca a conta e alimente o mesmo filhote duas vezes, deixando um sem comer.
Você pode colocar uma fitinha colorida para diferenciá-los ou pode colocá-los em locais separados após a alimentação. Assim você garante que todos vão comer s ficarão saudáveis!
Leia também: Evite a intoxicação alimentar em cães
Não force a cadela a amamentar
Esta é uma dica muito importante para ajudar a cadela que não quer amamentar. Em hipótese alguma você deve forçá-la a este cuidado. Ou seja, se a cadela abandonou um filhote, ela não vai ser racional e pensar que ele precisa de cuidados e ajuda.
Pois se ela fez isso, é por algum motivo instintivo. Portanto, forçar a amamentação é algo que vai contra a decisão da cadela e, por isso, ela poderá ficar estressada e ansiosa.
Não coloque os filhotes em baixo da cadela e nem coloque-os com a boca próximo das mamas. Isto será bastante prejudicial para a cadela, pois ela vai se sentir desconfortável e poderá desenvolver condições de estresse canino – além de que, pode também apresentar agressividade em alguns casos.
Infelizmente, se a cadela resolveu não cuidar de um filhote, ela dificilmente voltará atrás. E você precisará, então, assumir esse papel.
Leia também: Filhote de labrador: Confira 15 Curiosidades sobre
Atente-se para demais atividades para ajudar os filhotes
Quando a cadela não quer amamentar, não é só a alimentação que será um problema para a vida e desenvolvimento dos filhotes. É, também, todo o processo de cuidados, limpeza e aquecimento. Ou seja, o filhote não precisa apenas da mãe para se alimentar. Precisa para uma série de outras coisas importantíssimas que geram a a condição de sobrevivência dele.
Vamos entender melhor abaixo.
Cuidado com a temperatura do ambiente
Quando a mãe alimenta seus filhotes, ela está, também, aquecendo-os. Os filhotes de cachorro sentem muito frio e precisam de um cuidado muito grande do ponto de vista de temperatura, pois podem facilmente morrer de frio. Só que quando a cadela abandona e resolve não cuidar de um filhote ou de vários, você também precisa intervir para garantir o conforto dele.
Neste caso, mantenha os filhotes em uma caixa com panos. Uma boa ideia para mantê-los aquecidos, é fazer compressas de água quente e colocar os tecidos por cima. Assim, os tecidos ficarão bem quentinhos e isto ajudará os filhotes a ficarem bem confortáveis. Mas cuidado: o excesso de calor também pode fazer mal, ok?
Mantenha os cachorros filhotes sempre limpos quando a cadela não quer amamentar
Outra forma de manter os cachorros filhotes com saúde para sobreviverem ao abandono da cadela, é mantê-los sempre limpos. Quem faz este trabalho é também a cadela, mesmo que a gente não perceba. Ela os mantém limpinhos e sequinhos, principalmente porque eles ainda não sabem fazer as necessidades, como xixi e cocô.
Se a cadela abandonar o filhote, você precisa estimulá-lo a fazer as necessidades, colocando um tecido molhado nas partes íntimas do filhote. Isto ativará a região e o animal será estimulado a fazer xixi e cocô. Obviamente, você precisa manter tudo limpinho para a saúde deles.
Se você deixar o filhote sujo, moscas vão chegar em poucas horas. E isto trará vários problemas de saúde para o dog, principalmente porque ele ainda não tem nenhum tipo de defesa. Estes cuidados básicos são muito importantes para tentar manter os filhotes vivos e, claro, para oferecer qualidade de vida e dignidade a eles.