Como evitar que o cachorro coma lixo?

Infelizmente, muitos tutores enfrentam o desafio de conseguir evitar que o cachorro coma lixo. E, em muitos casos, o cachorro é muito sapeca e fica difícil fazer com que ele pare com esse comportamento.

Porém, isso não quer dizer que seja impossível, não é mesmo? Existem algumas práticas que podemos considerar nesses casos que, muitas vezes, costumam funcionar bem.

Quer saber mais sobre elas? Acompanhe este guia do Portal do Dog para saber mais sobre o tema e fique por dentro!

evitar que o cachorro coma lixo
Cachorro comendo lixo. Foto: Canva.

Como evitar que o cachorro coma lixo?

Para evitar que o cachorro coma lixo, é importante que você implemente algumas ações que funcionam com o seu amigo peludo.

Isso porque, algumas dicas podem funcionar com alguns pets, enquanto outras só funcionarão com outros. Por isso, sempre dizemos que é importante você ir testando o que pode ser válido para o seu amigo peludo, combinado?

Abaixo, apresentamos algumas ideias que você pode avaliar a possibilidade de implementá-las na sua rotina. Confira:

1. Use boas lixeiras com tampas

Escolher uma boa lixeira é o primeiro passo para evitar que o seu cachorrinho possa entrar em contato com o lixo. Até porque, uma lixeira disponível pode ser muito atrativa para ele.

Então, considere investir em lixeiras com tampas mais firmes, que até fiquem lacradas, se possível. Os sistemas de pedal também podem ajudar, já que esse tipo de lixeira é mais difícil de ser aberta pelos pets.

Além disso, lixeiras com as chamadas tampas herméticas também pode ser bem interessantes. Assim, ao mesmo tempo em que você consegue evitar que o cachorro coma lixo, você também consegue evitar que o odor do lixo se espalhe pelo ambiente.

Veja mais: Tudo que você precisa saber sobre a raça Staffordshire Bull Terrier 

2. Remova o lixo com frequência

Se o lixo fica acumulado no seu quintal, automaticamente ele exala o cheiro com mais facilidade. A consequência? O cachorro sente esse cheiro, por períodos longos, o que pode tentá-lo de abrir a lixeira e ver o que tem dentro.

Sendo assim, o ideal é que você esvazie a sua lixeira de forma regular. Ao remover frequentemente, você impede que o seu cachorro acabe ingerindo resíduos orgânicos que, com o passar dos dias, podem ficar contaminados.

E , ainda, ao manter o ambiente livre de lixo, o risco de seu cão mexer no que não deve diminui consideravelmente, já que o cheiro não será tão intenso a ponto de chamar a atenção.

evitar que o cachorro coma lixo
Cachorro revirando o lixo. Foto: Canva.

3. Embale bem os restos de comida

Basicamente, o que mais chama a atenção do cachorro é o cheiro da comida no ambiente. Esse cheiro pode deixar a lixeira muito atrativa.

Então, quando você terminar de comer algo e for descartar no lixo, embale bem esse resíduo para que o cheiro não fique tão evidente a ponto de chamar a atenção do seu cachorro.

Utilize sacos de lixo resistentes e sempre amarre bem antes de jogá-los fora. Essa prática é capaz de reduzir a chance de vazamentos e odores, e dificulta o acesso do cachorro aos alimentos descartados.

Essa medida simples pode ser bastante muito boa para desestimular a curiosidade do cão, principalmente se ele já tem o hábito de cheirar ou fuçar o lixo em busca de restos.

Veja mais: Conheça as 6 principais raças de cães da Noruega

4. Ensine comandos

Se você ainda não ensinou os comandos básicos ao seu cachorro, este pode ser um excelente momento. Isso porque, ensinar esses comandos pode te ajudar a evitar que o cachorro coma lixo.

Ensinar comandos como “não”, “deixa” ou “sai” pode ser muito interessante para corrigir o comportamento assim que ele se aproximar da lixeira.

Com paciência e consistência, o cachorro aprenderá a associar o comando a algo que não deve fazer. O reforço positivo, como recompensá-lo com petiscos ou carinho quando ele obedece, pode te ajudar, e muito, nessa missão.

Lembre-se sempre de que esse é um processo que exige tempo, mas que pode ser muito recompensador depois que o pet aprende os comandos.

Também, é válido lembrar que você pode contratar um profissional especialista nesse assunto para te ajudar a adestrar o cachorro e garantir que ele não fique comendo lixo.

evitar que o cachorro coma lixo
Cachorro lambendo o focinho. Foto: Canva.

5. Crie uma rotina alimentar de qualidade

Pode parecer algo um tanto quanto óbvio, mas é importante frisarmos o quanto uma rotina alimentar de qualidade pode fazer a diferença nesse comportamento do cachorro.

Às vezes, a falta de previsibilidade dos horários em que ele poderá comer pode fazer com que o cachorro sinta o desejo de procurar comida em outros lugares.

Isso não quer dizer que você não esteja alimentando o seu cachorro, mas pode ser um indicativo de que, para ele, as refeições têm sido em horários aleatórios e imprevisíveis, o que o deixa inseguro.

Portanto, para evitar esse tipo de problema, considere estabelecer horários específicos para o seu amigo de quatro patas receber a comidinha dele, inclusive os petiscos, sachês e outros mimos que ele gosta muito.

Veja mais: O que você precisa saber sobre comida caseira para gatos

6. Aposte em barreiras físicas

Em alguns casos, apenas a barreira física será capaz de vencer esse comportamento do cachorro. Essa barreira pode ser feita de algumas formas, como aplicando uma cerca, por exemplo.

Ela também pode ser feita de forma mais sofisticada, como aquelas casinhas para lixo que algumas pessoas fazem.

Esse cuidado simples já poderá dificultar, e muito, o comportamento do cachorro. E se ele não tiver acesso à rua, não terá mais onde encontrar lixo para poder comer. Logo, esse comportamento será extinguido.

7. Reforce positivamente

Por fim, você também pode reforçar positivamente o seu amigo peludo, sempre que ele passar perto do lixo e não explorar o que tem ali.

Elogios, carinho e petiscos podem ajudar nesse caso. Lembrando que se o pet mexer no lixo, você deve ser firme, falar mão e negar o mimo que ele está esperando.

Esse tipo de treino pode dar bastante certo, mas é mais uma opção que exige um pouco de dedicação e paciência por parte do tutor.

evitar que o cachorro coma lixo
Cachorro comendo lixo. Foto: Canva.

Não deixe o cachorro comer lixo

Sabemos perfeitamente que evitar que o cachorro coma lixo é um desafio e tanto para muitos tutores, isso é inegável. Porém, é muito importante que a persistência seja mantida aqui.

Não desista de adestrar o seu amigo peludo e de ensinar a ele que comer lixo é algo ruim. Afinal, comer lixo pode fazer muito mal à saúde do pet, e isso deve ser evitado ao máximo.

Esperamos que este guia possa te ajudar de alguma forma. Boa sorte na sua missão!

Veja mais: Veterinário revela as 5 raças de cachorros que nunca teria em casa

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Morcego encontrado morto em Caxias do Sul testa positivo para raiva
Um morcego com raiva foi encontrado morto em Caxias do Sul, alertando sobre riscos à saúde pública. A orientação é...
Projeto de Lei sugere a vacinação gratuita de animais domésticos
Um projeto de lei propõe vacinas gratuitas para pets de famílias de baixa renda, priorizando quem está no CadÚnico. A...
Afinal, dar colo demais faz mal aos filhotes de cachorro?
Dar colo ao filhote não é negativo, mas o excesso pode gerar dependência emocional, ansiedade de separação e dificultar a...
Img de rastreio

Localize algo no site!