Você sabe como introduzir o cachorro a outros cães, de modo que ele não sofra, não fique ansioso ou estressado? A verdade é que isto nem sempre é fácil. Esta é uma prática que exige muita responsabilidade do tutor, uma vez que a aproximação pode ser feita de diversas formas diferentes. Afinal, este é um processo que faz o cão sair da sua zona de conforto, de modo que ele será apresentado a outros cães.
Para alguns animais, esta apresentação pode ser um caos. Para outros, pode ser natural de modo que pareça que os cães se conhecem a anos. E o segredo para que tudo funcione para você não está baseado em uma fórmula ou em uma receita. Mas sim, na paciência, no respeito e na segurança.
E vamos aprender tudo isso a partir de agora. Portanto, para entender como introduzir o cachorro a outros cães continue sua leitura. Vamos lá?
Como introduzir o cachorro a outros cães? Veja algumas dicas importantes para que o processo não seja doloroso para o seu cachorro
Para aprender como introduzir o cachorro a outros cães, você precisa considerar que cada raça é única e que cada cão vai reagir a sua maneira. E por isso, nossa primeira recomendação é: preste atenção no processo, vá com calma e observe as individualidades dos cães. Será nestas entrelinhas que você encontrará a melhor maneira de conseguir entender como introduzir o cachorro a outros cães.
De maneira prática, separamos uma lista com alguns itens que podem ser um bom ponto de partida. Veja abaixo:
- A socialização precisa acontecer desde muito cedo para que o cão não desenvolva medos ou agressividade canina;
- Utilize a guia como ferramenta de controle e vá sentindo a confiança do seu cão;
- Use muito reforço positivo com petiscos ou elogios para condicionar o cão a socialização com outros grupos de cães;
- Deixe que os cães se cheirem a vontade – Mas nunca perca o foco para entender se há demonstração de agressividade;
- Não force a situação de maneira nenhuma – Isto vai criar medo, ansiedade e estresse para os cães;
Para ficar mais fácil, vamos falar sobre cada um dos tópicos acima, de forma que você consiga compreender o processo inteiro – e não se concentre apenas em métodos específicos, mas sim, considere todos os aspectos, sempre respeitando a raça, as características e individualidades.
Acompanhe.
Como introduzir o cachorro a outros cães – A socialização precisa acontecer desde muito cedo para que o cão não desenvolva medos ou agressividade
Alguns especialistas recomendam o início da socialização canina ainda na fase de filhote, pois é nesta fase que o cão ainda não adquiriu manias e tem uma receptividade maior. Após os 3 meses de idade, você já pode começar a dar os primeiros passos para entender como introduzir o cachorro a outros cães de maneira segura e que proporcione qualidade de vida para o pet no longo prazo.
Todavia, iniciar o processo desde muito cedo não significa que o cão está cem por cento apto a socializar. Quem vai mensurar isso é você, com os processos que vamos entender a partir de agora. Afinal, o cão pode sim demonstrar medo, estresse ou outros tipos de desequilíbrios na hora de conhecer outros amigos caninos – principalmente se forem muitos ao mesmo tempo. E você precisa ir com calma.
Para ler depois: Cachorro Antissocial – O que fazer? Como melhorar a situação?
Como introduzir o cachorro a outros cães – Utilize a guia como ferramenta de controle e vá sentindo a confiança do seu cão
Uma excelente dica inicial para que você possa tentar a socialização ainda hoje, é: use a coleira guia como ferramenta de controle. Ela é ótima para os passeios com mais liberdade, mas ela também é ótima para controlar uma situação de aproximação e socialização, uma vez que você tem o poder sobre onde o cão pode ou não ir. Isto traz segurança para você e, em uma reação em cadeia, traz segurança para o cão.
Há casos em que o cão não demonstrará nenhum tipo de comportamento agressivo ou desequilibrado. Mas, mesmo assim, a guia precisa estar apta a ser utilizada, pois os cães são animais que possuem instintos – e os instintos nem sempre são fáceis de “ler”. Seja responsável e faça uma aproximação controlada, segura e aos pouquinhos.
Veja aqui um guia sobre coleiras para entender qual é a melhor para seu pet.
Como introduzir o cachorro a outros cães – Use muito reforço positivo com petiscos ou elogios para condicionar o cão a socialização com outros grupos de cães
Uma das maneiras mais incríveis de aprender como introduzir o cachorro a outros cães, é utilizando o reforço positivo. Esta é uma prática extremamente útil e muito utilizada nos mais diferentes tipos de adestramentos caninos, uma vez que é a partir dela que o cão consegue se condicionar para alguma situação que o tutor esteja planejado.
O reforço positivo é uma maneira de mostrar para o cão que ele acertou em determinada situação. E esta demonstração de acerto se dá a partir do momento que você presenteia o cão com algo que ele gosta – pode ser um petisco gostoso ou pode ser muitos elogios. Mentalmente, o animal entende que o que ele fez foi positivo e voltará a fazer para continuar ganhando presentes.
Isto é totalmente diferente e muito mais eficaz do que brigar ou xingar o cão quando ele faz algo errado. O condicionamento por punição não é indicado, pois ele pode fazer o animal se revoltar, se estressar e ficar ansioso para qualquer situação – e a socialização pode não dar certo para ele.
Deixe que os cães se cheirem a vontade – Mas nunca perca o foco para entender se há demonstração de agressividade
Uma das atitudes mais comuns (e naturais) de uma socialização canina, é a questão das cheiradinhas, principalmente na parte de trás. Os animais adoram se cheirar e esta é a maneira que eles encontram para determinar uma série de situações do outro cão – eles percebem o humor, o sexo e até a energia para brincar ou não.
Portanto, deixar que os cães se cheirem nos primeiros encontros é uma atitude muito importante para que, depois disso, a convivência possa acontecer sem demais problemas. Porém, saiba que não é simplesmente deixar que os animais se cheirem aleatoriamente, ok? É preciso que você tenha o controle da situação de alguma forma – pode ser com a coleira guia, que mencionamos anteriormente.
Se você notar qualquer situação anormal durante as cheiradas, é preciso intervir para que os cães não briguem e se machuquem. Se você notar agressividade, assuma o controle da guia e puxe o cão para perto de você. Vá com calma, aos poucos e sempre respeitando os animais da situação.
Veja também: Cachorro cheirando outro: Por que os cães fazem isso?
Não force a situação de maneira nenhuma – Isto vai criar medo, ansiedade e estresse para os cães
E por fim, talvez a dica mais importante para entender como introduzir o cachorro a outros cães: seja paciente e responsável. Não force a situação em nenhum momento e deixe que tudo flua naturalmente. Você certamente percebeu que mencionamos isso durante todo texto. Afinal, esta é uma das etapas mais importantes do processo de socialização, pois cada cão é realmente único e não há como prever qualquer tipo de situação.
Por este motivo é que é tão importante não se fixar somente em um método ou em uma fórmula de socializar. Mas sim, compreender o processo como um todo, entender o seu cão, entender o grupo de outros cães, fazer isso em um local apropriado, seguro e com os equipamentos certos. Assim, as chances aumentam de você conseguir introduzir seu cão para outros cães ou um grupo de cães desconhecidos.
Cuide do seu pet e boa sorte. Qualquer dúvida, basta deixar um comentário aqui em baixo.