Aprender como cortar as unhas do cachorro em casa pode ser uma tarefa bastante desafiadora para o tutor que quer experimentar esta atividade pela primeira vez. Por mais que isto seja amplamente possível, é bem importante que você tenha o controle da situação, de forma a respeitar o seu dog e entender exatamente como fazer o processo sem machucá-lo.
Cortar as unhas do cachorro em casa é algo que precisa de muito cuidado e atenção, visto que há, ali, uma série de veias e vasos sanguíneos que, se rompidos, podem causar um sangramento e alguma dor na patinha do bichinho. Então, aprenda como fazer este processo de maneira cautelosa e com segurança no artigo de hoje.
Acompanhe.
Cortar as unhas do cachorro em casa passo a passo
Para aprender a cortar as unhas do cachorro em casa, você vai precisar seguir alguns passos bastante simples, mas que devem ser absolutamente considerados para que tudo dê certo. Afinal, há vários critérios que devem ser observados em cada dog, de maneira individual, visto que as personalidades importam na hora de realizar uma tarefa tão cautelosa.
Cachorros bagunceiros, muito agitados e que não gostam de colo ou de serem segurados, dificilmente vão ser fáceis de lidar. Já cães mais calminhos, com um adestramento em dia e que conseguem respeitar o tutor e entender que ele é o líder, vão oferecer menos resistência para a atividade, que pode ser bem rápida ou pode demorar bastante, dependendo da sua habilidade e da paciência do dog.
Separamos 4 simples passos para você seguir e conseguir cortar as unhas do seu cãozinho com segurança e cuidado. Veja:
- Torne este momento algo agradável para o pet – Oferece biscoitos e carinho;
- Perceba o momento correto de cortar as unhas do dog (nem muito cedo, nem muito tarde);
- Tenha as ferramentas corretas para cortar as unhas sem machucar o dog;
- Crie o hábito de cortar as unhas do dog – Não faça disso algo esporádico;
Vamos explicar cada um dos passos a partir de agora, para que você saia deste artigo com todo o conhecimento para realizar o corte das unhas do seu doguinho. Acompanhe.
Torne este momento algo agradável para o pet – Oferece biscoitos e carinho
O primeiro passo para conseguir cortar as unhas do seu doguinho, é tornar este momento algo incrivelmente agradável. Ou seja, você não pode colocar medo no cachorro ou fazer ele sentir que ele precisa fugir dos seus braços naquele momento. Por mais que isto pareça óbvio, saiba que os cães conseguem perceber quando eles estão prestes a passar por algum procedimento um pouco mais difícil, como é o corte das unhas.
Muitas vezes o barulho das ferramentas ou o movimento que você faz para chamá-los, já é um indicativo de algo que eles não gostam, principalmente se você já teve tentativas frustradas anteriormente. Então, você precisa criar clima e fazer o cachorro entender que está tudo bem e que não há nada a temer.
Construa um relacionamento na base do reforço positivo, de forma que você ofereça algo bom para o cachorro a cada unha cortada ou a cada passo concluído para o processo. Isto vai fazer o animal entender que está tudo bem e que não há perigo. No longo prazo, cortar as unhas do dog vai ser uma atividade extremamente fácil.
Perceba o momento correto de cortar as unhas do dog (nem muito cedo, nem muito tarde)
O segundo passo é saber exatamente quando cortar as unhas do cachorro. Este é um processo fundamental para que tudo dê certo, pois o momento certo é um intervalo entre a unha estar muito grande e muito pequena. É exatamente no meio desse ciclo que você precisa cortá-las. Caso contrário, o cachorro pode sentir dor e muito desconforto. Veja porquê.
Quando a unha do cachorro está muito grande, as veias e vasinhos podem facilmente acompanhar o crescimento da unha. Logo, para deixá-la curtinha, o trabalho pode ser doloroso para o dog e pode haver sangramentos grandes. Já quando a unha está muito curta, o mesmo acontece. Neste caso, o cão pode sentir ainda mais desconforto, pois não há a necessidade de corte e você poderá causar pânico no animal, fazendo com que o cachorro fique com medo do processo no futuro.
Cachorros que saem bastante de casa, tendem a ter as unhas um pouco mais curtas ou com uma certa demora para crescer, pois elas vão desgastar no dia a dia. Já cachorros de apartamento ou que ficam o tempo todo dentro de casa, tendem a ter unhas maiores e com um crescimento também maior, pois eles não tem onde gastá-las. Fique atento a isso.
Cortar as unhas do cachorro em casa: Tenha as ferramentas corretas para cortar as unhas sem machucar o dog
Existem algumas ferramentas que você pode (e deve) considerar para que o corte das unhas saia conforme o planejado. Não adianta você começar a pensar em cortar as unhas do seu cãozinho se não tiver os itens certos, ok? Isto pode ser bem prejudicial para o processo no longo prazo, pois o cachorro pode ficar com medo da situação e nunca mais ficar calminho para realizar o corte.
Basicamente, você vai precisar do seguinte:
- Alicate: Use um alicate feito especialmente para cortar as unhas de cachorros.
- Lixa: Ela vai servir para deixar as unhas com um acabamento lisinho, que não vão machucar o dog quando ele se coçar.
- Pó hemostático ou amido de milho: Serve para conter sangramentos ou possíveis perfurações de vasinhos.
Cortar as unhas do cachorro em casa: Crie o hábito de cortar as unhas do dog – Não faça disso algo esporádico
E por fim, algo muito importante no meio de todo esse processo, é: crie o hábito desta prática. Se você cortar as unhas do seu cachorro somente de maneira aleatória e esporádica, é muito difícil criar uma rotina e um padrão, de forma que o cãozinho consiga se sentir tranquilo com o processo. O condicionamento, neste caso, é fundamental. Então, não deixe de ajudar o seu cãozinho a se acostumar com a prática!
Cuide do seu dog.
Por Laura Rodrigues
Realmente é muito difícil cortar as unhas de meus cachorros, além do mais eu não tenho apenas dois cachorros, tenho 18, sou Protetora de Animais e não consigo ver animais na rua sendo maltratados, mas minha quantidade de animais já chegou no limite, pois estou desempregada e minha filha não está dando conta de tanta ração que precisamos comprar, alguns vieram pra minha casa, com a condição de a pessoa que achou me desse a comida dele, mas isso nunca aconteceu e eu não tive coragem de joga-lo na rua novamente, e assim a ração passou a ser dividida por todos, assim todos comem menos mas nunca ficam com fome. Preciso de ajuda mas não sei onde conseguir, se vcs conhecerem algum lugar que eu possa conseguir ajuda, eu agradeço. Meu contato: [email protected]. Obrigada pela aula como cortar as unhas de meus pets queridos.