Os cuidados com a pele do cachorro precisam ser levados em consideração em uma rotina saudável. Simplesmente deixar o cachorro a própria sorte pode fazê-lo ter vários problemas de saúde relacionados a pele, especialmente em climas mais frios.
Mas o que fazer para garantir que o seu dog seja, de fato, bem cuidado quanto a sua pelagem?
Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Continue lendo e veja os cuidados com a pele do cachorro que você precisa ter hoje e sempre!
Atente-se aos cuidados com a pele do cachorro
Abaixo, veja 9 cuidados com a pele do cachorro que você precisa levar em consideração na rotina do pet:
- Evite excesso de banhos;
- Seque o animal corretamente;
- Nunca raspe os pelos;
- Protetor solar em cães pelados;
- Escove os pelos regularmente;
- Cuidado com produtos de higiene;
- Saiba como evitar parasitas;
- Observe se o cão se coça demais;
- Atenção especial ao inverno.
Quanto mais organizada e saudável for a rotina do seu melhor amigo, melhor. Mas para isso, é preciso saber o que levar em consideração.
Continue lendo para saber detalhes dos cuidados com a pele do cachorro.
Evite excesso de banhos
Pode parecer um contraponto, mas a verdade é que, quanto mais banhos o seu cão tomar, maiores serão as chances de que ele sofra com algum problema de pele.
Os banhos são bons e muito importantes. Mas há um limite para isso.
Cada cão vai ter uma recomendação adequada de banhos feita pelo veterinário, mas o mais importante é saber que banhos várias vezes na semana podem trazer sérios riscos de doenças de pele.
Por mais que o banho ajude a deixar o pet limpo e eventualmente sem parasitas no corpo, o problema está na remoção de bactérias boas. Ou seja, aquelas que ajudam a eliminar bactérias ruins.
Especialmente se você usar muitos produtos de higiene, essas bactérias boas podem ser eliminadas junto das ruins. E aí, a pele do cachorro está sensível e convidativa para diversos tipos de problemas.
Você não quer isso, não é mesmo?
Inclusive, veja também o nosso artigo que vai te ajudar no tema: Como dar banho no cachorro com segurança? Veja 15 dicas!
Seque o animal corretamente
Depois do banho, você não pode simplesmente deixar que o seu cachorro corra por aí todo molhado. Ele até pode se secar naturalmente ou no sol, mas isso não é saudável por diversas razões.
Especialmente aquelas condições atreladas a saúde da pele.
Aqui, o raciocínio é simples e você já deve ter percebido: se a pele do cachorro estiver molhada ou úmida, isso poderá gerar problemas.
A pele úmida é um excelente habitat para bactérias e pragas, já que é um ambiente úmido e quentinho (ótimo para proliferação, colocação de ovos, entre outros).
Desta forma, a melhor maneira de garantir que o animal fique sequinho é usar um secador de cabelo. Pode ser que o cão se assuste no começo e você precisa ir aos poucos. Mas essa é uma boa maneira de evaporar a água até mesmo nos locais mais escondidos debaixo dos pelos.
Use uma toalha também para tirar o excesso de água, pois somente o secador não será o suficiente.
Importante: seque bem dentro das orelhas do cachorro. Essa é uma região muito sensível e que não pode molhar de jeito nenhum. Mas se ficar um pouco úmido, é preciso secar muito bem.
Nunca raspe os pelos
Seja para tirar nó do pelo do cachorro ou mesmo para dar um visual mais fashion, é muito importante tomar cuidado com as tosas. Elas devem ser usadas com muito cuidado e só devem ser aplicadas em situações específicas.
A tosa precisa ter um comprimento adequado para a raça de cão que você tem. Além disso, ela precisa respeitar algumas regiões. Os pelos não estão lá “de graça”. Eles têm um motivo, e o principal é a proteção da pele.
Ao tosar errado ou mesmo raspar completamente os pelos do cachorro, o tutor estará expondo a pele do animal ao ambiente de maneira absolutamente desproporcional.
Em poucos dias, será possível enxergar alguns problemas começando: mosquitos, excesso de coceiras, ferimentos, queimaduras do sol, entre outros.
Por isso, nunca raspe os pelos do cachorro completamente ou mesmo de maneira desproporcional.
Se o fizer, peça ajuda para um profissional adequado ou para um veterinário.
Além de proteger a pele do cachorro, os pelos também são muito importantes no balanço térmico do animal. Ou seja, os pelos ajudam o cachorro a ficar com menos frio em dias frios; ou menos calor em dias muito quentes.
Veja alguns artigos do Portal do Dog que vão te ajudar com a tosa:
- Tosa de cães em casa: um guia rápido
- Como tosar seu cachorro em casa?
- O que se deve saber sobre o banho e tosa?
Protetor solar em cães pelados
Tá, e os cães pelados?!
Pois é, esses cães são ainda mais sensíveis e precisam de um cuidado extra com a sua pele, como é o caso do Pila Argentino e o Xoloitzcuintle. Esses cães têm a pele exposta ao clima e seus tutores precisam prestar atenção para que a pele esteja sempre protegida.
A principal recomendação, nesse caso, é usar bastante protetor solar canino. Mesmo que o cachorro não fique muito tempo no sol, o protetor solar é de suma importância para garantir a segurança de que ele não vai contrair alguma queimadura grave ou até mesmo câncer de pele.
Sim, os cães também podem contrair câncer de pele com o tempo, quando os cuidados necessários não são colocados em prática.
Caso você tenha um cão pelado, busque orientações com o seu veterinário de confiança.
Ou se você tem um cão que precisou raspar os pelos por algum motivo, também.
O fato, é: nunca deixe que a pele do seu cão fique exposta ao clima de maneira desprotegida.
Escove os pelos regularmente
Um dos cuidados com a pele do cachorro que com certeza vale a pena considerar para manter o seu dog sempre saudável, é a escovação da pelagem.
Ela é de suma importância para evitar bactérias, parasitas, sujeiras e outros problemas que podem se “esconder” no meio dos pelos e atacar a pele do animal.
No entanto, é preciso dar aquela atenção especial para que a escovação também não se torne um problema.
Ou seja, é preciso escovar os pelos com cuidado, aos poucos, sem machucar a pele. A constância da escovação é mais saudável do que o excesso. Escovar todos os dias um pouco é mais efetivo do que escovar com força poucas vezes na semana.
Ao escovar os pelos do cachorro é possível remover sujeiras que podem se tornar ferimentos e sarnas; bactérias que podem evoluir para uma doença; entre outros problemas.
Escove com a escova certa, ok? Cerdas muito duras podem machucar a pele do seu cão e, se isso acontecer, é possível que a escovação se torne um problemão.
Cuidado com produtos de higiene
Quem não gosta de deixar o cão cheiroso depois de um banho completo, não é mesmo?
Mas é preciso tomar cuidado na hora de escolher os produtos certos, caso você vá dar banho no seu dog em casa.
Aqui, a recomendação é que você nunca use produtos de humanos no seu dog. Afinal, eles vão trazer muitos problemas para a saúde da pele do seu cachorro.
Produtos humanos são feitos para humanos, respeitando o pH da pele humana e outras características. Os cães têm pH diferente e somente produtos feitos especialmente para eles asseguram essa condição.
Se você não quer ter problemas com a pele do seu cachorro, use sempre produtos feitos para cachorros, ok?
Saiba como evitar parasitas
Dependendo do local que você vai criar o seu dog, alguns parasitas podem dar as caras e você os vai perceber na pelagem do animal. Como por exemplo, o carrapato.
Por isso, é muito importante que você aprenda como lidar com esses problemas. Aprenda a eliminar e evitar parasitas de maneira saudável e tenha um plano para quando algo acontecer.
Aqui no site, temos alguns artigos que te ajudam com isso. Veja:
- Como eliminar pulga e carrapato de casa: Deixe seu dog mais seguro!
- Proteja o seu cachorro do carrapato estrela
- Coleira Antipulgas é um acessório que vale a pena?
Observe se o cão se coça demais
A coceira em excesso pode representar um risco e um problema grave para o seu dog. Afinal, se ele está se coçando demais, significa que algo de errado está acontecendo ali.
Nesse caso, é preciso ficar atento, pois pode ser pulga, carrapatos, sarnas ou outros problemas na pele do cachorro.
Por isso, observe se o cão se coça demais. Se você notar um comportamento diferente, leve-o a um veterinário o quanto antes. Identificar o problema no início é vantajoso, pois o tratamento pode ser mais fácil.
Atenção especial ao inverno
E ainda, não hesite em dar uma atenção toda especial no inverno. Esse momento do ano é o mais complicado para os cães e os cuidados com a pele do cachorro precisam ser redobrados.
O clima seco pode ressecar a pele. Além disso, parasitas vão procurar um lugar quentinho e agradável para viver. Os pelos do dog podem ser especialmente convidativos para isso.
Não deixe de sempre consultar o seu veterinário de confiança para saber quais são as melhores recomendações para o seu cão.
Cada cão e cada raça precisam de um cuidado específico, além de que cada tipo de habitat pode apresentar riscos diferentes.
Cuide sempre bem do seu dog!