Alguns erros ao ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cachorro podem passar despercebidos pela maioria dos tutores. Afinal, esses erros muitas vezes são camuflados de “bons hábitos” ou desconhecimento do processo correto para ensinar o cãozinho. Principalmente por tutores de primeira viagem.
Por isso, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Afinal, é do interesse do cãozinho e mais ainda do tutor, que o animal aprenda onde ele deve fazer suas necessidades, não é mesmo?
Embora não seja um processo rápido e simples, é um processo que pode ser fácil, desde que o tutor tenha paciência e saiba o que fazer. Por isso, evitar erros ao ensinar xixi e cocô no lugar certo já é um passo bastante importante, não é mesmo?
Acompanhe e saiba tudo sobre o tema.
Erros ao ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cachorro
Um dos erros ao ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cachorro é justamente achar que o cão precisa aprender isso rapidamente.
Para o cão, principalmente os filhotes, o melhor lugar para fazer as necessidades vai ser aquele ambiente calmo, tranquilo e sem estresse para o momento. Ou seja: qualquer lugar está ótimo, desde que esteja tudo calmo.
Aqui no site, temos alguns artigos ensinando como treinar o cão para ele acertar o banheiro. Veja: Xixi e cocô no lugar certo para seu cão: 3 dicas para ensinar.
Só que além de aprender como fazer, é preciso aprender, também, o que não fazer. Nesse caso, separamos 9 situações que talvez você faça e não sabe. Veja abaixo:
- Falta de paciência com o cão.
- Achar que o cão vai aprender da noite para o dia.
- Pouca higiene no banheiro do cãozinho.
- Falta de restrição do espaço.
- Pouca ou nenhuma rotina (cães gostam de rotina).
- Tapete higiênico perto da comida e caminha.
- Nunca substituir os famosos jornais.
- Brigar com o cachorro ou usar algum tipo de violência.
- Não reforçar positivamente a situação.
E aí, você comete ou já cometeu algum desses erros ao ensinar o xixi e cocô no lugar certo para o cachorro? Pois bem, a partir de agora, vamos entender mais sobre cada situação da lista acima.
Veja o que fazer, como evitar, problemas que podem surgir a partir disso e mais. Acompanhe!
Como ensinar xixi e cocô no lugar certo – Falta de paciência com o cão
Antes de mais nada, não podemos deixar de mencionar algo fundamental e que pode facilmente “acabar” com a sua estratégia para ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cão: paciência.
Sim, sem paciência, nada vai dar certo. E inclusive, a falta de paciência pode facilmente fazer com que seu cão fique estressado, ansioso e nunca aprenda onde é o banheiro dele.
Para evitar situações de falta de paciência, você precisa entender que, ao criar grandes expectativas, a paciência pode se esgotar rapidinho.
Por isso, lembre-se sempre que o seu cão é um cão e ele precisa de condicionamento para aprender alguma coisa. Não é só mostrar onde é o banheiro ou comprar produtos que ajudam o cão a se sentir confortável no banheiro, ok?
Leia mais: Educadores sanitários funcionam para adestrar o cachorro?
Achar que o cão vai aprender da noite para o dia
Esse erro está muito ligado com o tópico anterior, sobre a falta de paciência. Ou seja, sempre que você coloca uma expectativa muito grande em um adestramento ou ensinamento para seu cão, as coisas podem não acontecer da forma que deveriam.
Por isso, lembre-se: seu cãozinho não vai aprender onde é o banheiro dele da noite para o dia.
A falta de paciência pode fazer com que você pense que poucas sessões de adestramento serão o suficiente. No entanto, não são.
Ensinar o banheiro para o cachorro é um desafio muito grande. Você precisa acompanhar o desenvolvimento dele e entender que pode levar algumas semanas ou até meses até que o cão, enfim, acerte o lugar do xixi e cocô.
Até lá, você precisa de muito reforço positivo, carinho, paciência e amor. Nunca coloque cargas de estresse no seu cãozinho. Isso vai fazê-lo não aprender onde ele deve fazer xixi e cocô.
Como ensinar xixi e cocô no lugar certo – Pouca higiene no banheiro do cãozinho
Um dos erros ao ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cachorro, é a falta de higiene e limpeza no ambiente em que o cãozinho deveria fazer suas necessidades.
E aqui, não tem muito segredo. Afinal, basta pensarmos por nós: um banheiro sujo e com cheiro ruim, é bem desagradável, não é mesmo?
Pois bem, para os cães, vale a mesma afirmação. Eles não gostam de ambientes sujos. Muito menos quando esse ambiente é o banheiro deles.
Portanto, se o seu cão desaprendeu onde é o banheiro ou se ele nunca aprendeu, pense que, talvez, ele esteja incomodado com alguma coisa. Pode ser a falta de higiene que está deixando-o desconfortável.
Mantenha uma limpeza rotineira. Preferencialmente, logo após o cãozinho usar o banheiro. Não deixe sujeira acumular de forma alguma. Isso vai ajudar, inclusive, a não dar cheiro ruim na sua casa.
Veja também este artigo: Como limpar o xixi / urina do seu cachorro.
Como ensinar xixi e cocô no lugar certo – Falta de restrição do espaço
Uma das coisas mais importantes que você deve fazer ao adotar um cachorro, é restringir o espaço dele nos primeiros dias em casa. Preferencialmente, quando o cão está sozinho no ambiente.
Neste caso, a restrição é fundamental para que o cão não suje a casa inteira e “se perca” no aprendizado de onde é o banheiro certo.
Esse é um dos erros ao ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cachorro cometido por muitos tutores de primeira viagem.
Afinal, nem sempre podemos ficar em casa o dia inteiro com o cão. E se ele for um filhote recém chegado no recinto, ele ainda não conhece o espaço e poderá usar o espaço inteiro como banheiro.
Portanto, restrinja o recinto dele quando ele estiver sozinho.
Pouca ou nenhuma rotina (cães gostam de rotina)
Cães gostam de rotina. É um erro por si só, não estabelecer uma rotina saudável para seu cão. E quando o assunto é erros ao ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cachorro, a rotina é um dos pontos mais importantes de todos. Afinal, a rotina ajuda o cão a fixar os processos e adestramentos.
Se hoje o banheiro é em um lugar, amanhã é em outro e depois de amanhã em mais outro, isso não vai dar certo. Só vai gerar muita confusão na cabeça do cãozinho e ele poderá, desta forma, adotar qualquer lugar como sendo o banheiro dele.
Ofereça uma rotina adequada, repetitiva e sem muitas “novas emoções” ao cão. Eles gostam das coisas previsíveis e, inclusive, a rotina ajuda-os a ter um organismo mais controlado para as necessidades em momentos específicos.
Tapete higiênico perto da comida e caminha
Esse é um dos erros ao ensinar xixi e cocô no lugar certo que mais podem prejudicar o aprendizado do cão.
Afinal, aqui, você estará lidando com o instinto de sobrevivência do animal. A comida é “sagrada” para os cães e é algo que eles vão lutar para conquistar. Logo, manter o banheiro do dog perto da comida dele, é algo que vai deixar o cão bem desconfortável.
Portanto, busque um lugar adequado para que o cãozinho possa fazer suas necessidades, que não seja perto do pote de ração e água.
Nunca substituir os famosos jornais
Tudo bem, os jornais são boas opções para quem acabou de receber um novo membro da família em casa. Porém, eles não podem se perpetuar no recinto por diversos motivos.
Os jornais soltam tinta e isso pode trazer alergia para as regiões íntimas dos cães. Além disso, os jornais podem deixar o ambiente escorregadio e, portanto, desconfortável para o seu dog.
A higiene do ambiente também não fica das melhores quando o local é forrado com jornais. O cheiro é propagado e o cão se sente desconfortável por isso. Além de deixar a casa igualmente mal-cheirosa.
Quando puder, evolua para os tapetes higiênicos.
Brigar com o cachorro ou usar algum tipo de violência
Talvez, esse seja um dos erros ao ensinar xixi e cocô no lugar certo que mais são prejudiciais ao cão. Afinal, ao brigar com o cão ou usar qualquer tipo de violência, o cão pode ficar muito desconfortável não só para o banheiro. Mas também, para várias outras situações do dia a dia.
Adestramentos, ensinamento de truques e comandos básicos devem sempre seguir padrões de reforço positivo. Nunca use a punição como forma de ensinar alguma coisa ao cão. Afinal, ele não vai aprender e pode facilmente ficar estressado, ansioso e com vários outros problemas.
Por isso, esqueça aquele truque de “colocar o focinho do cão no xixi fora do lugar”, ok? Isso não vai ajudar seu cão a entender onde é o banheiro dele.
Não reforçar positivamente a situação
E por fim, outro erro ao querer ensinar o banheiro ao cão, é deixar de usar o reforço positivo como estratégia de ensinamento. O reforço positivo é fantástico para vários tipos de ensinamentos e ajuda o cão a não ficar estressado e ansioso com a pressão de aprender alguma coisa.
Sempre que o seu cãozinho acertar o lugar do xixi e cocô, ofereça um benefício: pode ser um biscoito, um elogio ou um carinho. Assim, sempre que ele errar, não faça nada – apenas não dê o benefício.
Então, com o tempo, o cão tenderá a repetir comportamentos pelo benefício. E quando você menos esperar, ele saberá exatamente onde é o banheiro dele.
Cuide do seu dog!