Embora tentemos evitar, é comum cometermos erros ao dar banho no cachorro. Às vezes, não utilizamos os apetrechos necessários para dar um banho adequado. Em outros casos, podemos deixar o pet desconfortável com alguns comportamentos nossos.
A hora do banho pode ser um caos, inclusive, e o seu cachorro pode dar um trabalho e tanto para você.
Em contrapartida, há uma luz no fim do túnel: saber o que é imprescindível nesse momento. Tenha em mente que é importante, na hora de dar banho no cachorro, deixá-lo seguro e confortável para que não ocorra problemas.
Mas, afinal, quais erros podem atrapalhar esse objetivo? No conteúdo de hoje, aqui do Portal do Dog, vamos te ajudar nessa missão. Confira!
Qual a importância de dar um banho adequado no cachorro?
Quem tem um cachorro em casa, deve saber a loucura que na hora do banho, muitas vezes, o cachorro some, faz birra e alguns até tem comportamentos violentos.
Os cachorros não são os animais mais fãs de banho que existem, alguns até gostam, mas outros transformam esse momento em um verdadeiro caos.
Isso é completamente normal! Os animais têm medos e receio, ainda mais aqueles que já passaram por traumas na vida.
Também é comum que os tutores cometam erros ao dar banho no cachorro e esses erros podem acabar traumatizando ele e deixando-o desconfortável com o banho.
Por isso, é fundamental que, se for dar banho no seu cachorro em casa, você aprenda a forma adequada de fazer isso.
Um banho adequado pode fazer toda diferença na vida do seu cachorro, ele vai saber que não tem nada a temer, que o banho logo passa, principalmente se ele se comportar.
Existem alguns errinhos que cometemos, erros que às vezes nem percebemos e que podem incomodar muito o seu cão.
Mas não se preocupe, isso é normal, basta você ir corrigindo nos outros banhos até que seu cachorro já não tema mais esse momento.
Assim, é muito importante que banhos tranquilos façam parte da rotina do seu cão, é importante que ele se sinta confortável ao tomar banho, não sinta medo ou pânico.
É importante também respeitar os momentos dele, nunca forçar nada com seu cachorro para que ele não fique ainda mais assustado.
Portanto, dar um banho adequado no seu cachorro pode ser ótimo para que ele se acostume com isso, para que ele não fuja sempre que ouvir a palavra banho.
Assim sendo, no próximo tópico vamos te contar mais sobre esses erros ao dar banho no cachorro, que muitas vezes cometemos sem nem ao menos perceber. Continue acompanhando.
Veja mais: Como cuidar de um cachorro cego? Veja algumas dicas
Erros comuns ao dar banho no cachorro. Evite-os!
Cometemos erros o tempo todo, muitos deles não são nem percebidos, mas quando esses erros afetam alguém, devem ser corrigidos o quanto antes, não é mesmo?
Assim, também cometemos erros ao dar banho no cachorro, isso é normal. Às vezes, esquecemos de proteger as orelhinhas ou esquecemos de verificar a temperatura da água.
O chato é que isso pode acabar machucando no bichinho e deixando-o assustado, fazendo com que ele evite os banhos a todo custo.
Não se martirize, esses erros podem acontecer, nem todo mundo tem uma rotina leve, muitas vezes estamos cansados e deixamos passar algumas coisas.
Em contrapartida, é completamente possível evitar os erros na hora do banho, você pode montar um cronograma e olhar para ele para não esquecer nenhum detalhe. Pense nessa possibilidade, inclusive.
Lembre-se sempre, também, de que os erros podem acontecer, e o interessante aqui é que você não deixe que eles se repitam, pelo bem do seu amiguinho de quatro patas.
Portanto, vamos te apresentar os erros ao dar banho no cachorro que você deverá evitar cometer. Esses erros podem deixar seu pet bem assustado e relutante ao tomar banho.
Os cachorros podem até apresentar comportamentos agressivos caso os erros sempre aconteçam e machuquem ele.
Se liga nesta lista que preparamos, assim você não vai mais errar e o seu cachorrinho poderá ficar tranquilo na hora do banho.
- Molhar o rosto do cachorro sem protegê-lo antes
- Não proteger as orelhinhas
- Não se atentar a temperatura da água
- Utilizar shampoo ou sabonetes inadequados
- Não secar o cachorro
Venha com a gente explorar melhor esses tópicos para que você compreenda como esses erros afetam seu cão!
1. Molhar o rosto do cachorro sem protegê-lo antes
Um dos principais erros ao dar banho no cachorro é molhar o rostinho dele sem protegê-lo antes.
Você sabia que isso pode acabar deixando o seu cachorro atordoado? Se você já iniciar o banho molhando o rosto dele, sem protegê-lo, seu cachorro pode se assustar – e muito!
Além disso, a água pode cair no olho dele, ele pode engolir água e acabar se engasgando.
Muitas coisas podem acontecer quando não preparamos o nosso cachorro antes.
Sendo assim, o mais adequado, na hora do banho, é que você vá molhando o rostinho do seu cachorro aos poucos.
Para molhar o rosto dele de forma adequada, você deverá passar a água pelo rosto do cachorro e não jogá-la. Usar um paninho molhado também é interessante, pois ajuda a higienizar sem que a água escorra para onde não deve.
Afinal, a água corrente e intensa nunca deve ser despejada na face do cachorrinho, isso pode causar muito medo nele!
Evite assim que entre água na boca, nos olhos e no nariz do cão. Essa simples atitude pode tornar o banho do seu cachorro um momento relaxante e não estressante.
Esse é um erro que pode ser facilmente evitado com um pouco de atenção e delicadeza.
Assim, nesses momentos, trate o seu cachorro com toda a calma e delicadeza possível e nunca, nunca mesmo, jogue a água no rostinho dele.
Confira mais: Como saber se o cachorro está estressado?
2. Não proteger as orelhinhas é um dos erros ao dar banho no cachorro
Outro erro muito comum e que muitos tutores deixam passar por desatenção é não proteger as orelhinhas do cachorro.
Você sabia que quando o cachorro se molha inteiro, ele se chacoalha para tirar também a água que entra no ouvido?
A água acumulada no ouvidinho do cão pode causar infecções, dores e um incômodo no cachorro.
Muitos tutores cometem esse erro, é um dos mais comuns e um dos mais prejudiciais ao cachorro.
Por isso, o correto é que você proteja as orelhinhas do seu cachorro sempre que for dar um banho nele.
Mesmo antes de dar início ao banho, na preparação do cachorro para esse momento já coloquei algodão para proteger o ouvido dele.
Mas você sabia que não é qualquer algodão que deve ser colocado na orelha do cão? O algodão comum pode encharcar e acabar não fazendo efeito algum.
Portanto, esse algodão comum que utilizamos em casa e compramos facilmente em qualquer mercadinho ou farmácia não é adequado para o banho do cachorro.
Você deverá preferir um algodão especial, chamado de algodão hidrófobo. Esse é um tipo de algodão impermeável e que vai impedir que a água chegue até o ouvido do seu amiguinho.
Pode ser encontrado em pets shop e vão ser muito úteis para corrigir esse errinho de esquecer de proteger as orelhinhas do cachorro.
Além disso, lembre-se de não direcionar a água para a região das orelhas, evitando que ocorram acidentes, como no caso de o algodão escapar e a água entrar de qualquer forma.
3. Não se atentar a temperatura da água
É muito, muito importante mesmo, se atentar a temperatura da água quando vamos dar banho no nosso cachorrinho.
Muitos cachorros já não gostam de banho, aí quando o tutor não cuida desses detalhes, eles ficam ainda mais irritados com o banho.
Esse erro pode até chegar a machucar o cachorro, você sabia? Se a temperatura da água estiver quente demais ou gelada demais pode acabar machucando o pelo e a pele do cachorro.
Então, quando você for dar banho no seu cachorro, verifique a água antes. Em dias frios, prefira a água morninha e em dias quentes, uma água fresquinha, mas nunca gelada.
Esse simples fato de se atentar a temperatura já pode mudar toda a experiência do seu cachorro com o banho.
É sempre importante que você vá adaptando conforme o gosto do seu cachorro, deixando a água como ele preferir ou de acordo com o clima do dia.
Não exagere nem no quente e no frio. Lembre-se de que, assim como nós, os pets querem uma aguinha confortável no banho. Fique de olho.
Veja mais: Como transportar o cachorro no carro com segurança?
4. Utilizar shampoo ou sabonetes inadequados
Esse erro pode prejudicar o pelo e a pele do cachorro, já que shampoos ou sabonetes inadequados podem causar problemas de pele no cachorro.
Assim, esse erro ao dar banho no cachorro pode ser evitado se você buscar um profissional para te indicar o produto adequado para a raça do seu cachorro.
Cada cachorro, seja ele peludo ou sem pelo, adulto, filhote ou sênior, pelo claro ou escuro, precisa de produtos adequados para ele.
Portanto, evite passar qualquer coisa no seu cachorro que não seja adequado para ele.
Procure sempre um profissional para te orientar nesse caso e não cometa mais esse erro ao dar banho no cachorro.
Nunca use produtos humanos, nem mesmo aqueles que foram desenvolvidos para bebês. Afinal, você pode acreditar que produtos de bebê são mais delicados, e realmente são, mas não para a pele e para o corpinho dos cachorros.
Ainda pode haver ingredientes, na composição desses itens, que podem causar alergias, coceira, descamação na pele e outros problemas, como intoxicações mais graves.
Sempre use produtos que são atestados por órgãos competentes e indicados por profissionais que realmente têm conhecimento desse assunto.
5. Não secar o pet é um dos erros ao dar banho no cachorro
Existem muitos erros ao dar banho no cachorro que incomodam o pet e fazem com que ele não goste nenhum pouco desse momento.
Um deles é não secá-lo corretamente. O cachorro pode acabar se incomodando por ficar molhado após o banho.
Alguns tutores deixam o cachorro se secar naturalmente, mas isso pode incomodá-lo.
Por isso, seque o seu cachorro bem para que ele fique confortável. Utilize toalhas macias para isso.
Se desejar, pode utilizar o secador, mas muitos cachorros têm medo do barulho, então não é tão recomendado, salvo em casos nos quais o secador é específico para pets.
Lembre-se de não forçar o pet a usar esse tipo de equipamento, pois, se ele tiver medo, ficará muito assustado e até pode ficar agressivo por conta dos ruídos do secador. Então, nada de forçar a barra, combinado?
Na dúvida, leve a um pet shop
Se você percebeu que comete muitos erros ao dar banho no cachorro e está em dúvida se está seguindo adequadamente, lembre-se de que existem profissionais que possuem expertise e experiência nesse tipo de assunto: são eles que atuam em pet shops.
Além disso, você também pode conversar com o veterinário do seu cachorro, pois ele também poderá ajudar na hora de te fazer entender quais são as necessidades específicas do seu pet.
Afinal, cada raça e cada animal, com seu temperamento e condição de saúde, pode necessitar de um tipo de abordagem específica.
Assim sendo, ter um conhecimento mais específico sobre o seu animal e as características dele, com base no discurso de profissionais capacitados, pode ajudar nesses momentos. Pense nisso.
Leia mais: Cachorro é bom para criança? Quais os benefícios?
Transforme a experiência do seu pet
Evitar esses erros ao dar banho no cachorro pode mudar completamente a experiência do seu pet com esse momento. Ele pode começar a ver a hora do banho como algo positivo.
Afinal, ele será poupado de uma série de desconfortos, que vimos no decorrer deste conteúdo, de modo a se sentir mais tranquilo e com menos medo na hora de se banhar.
Inclusive, lembre-se de que o reforço positivo pode ajudar. Ou seja, faça seu cachorro entender que o banho é bom, reforçando ele positivamente sempre que se comportar. Assim, ele irá associar o banho a algo agradável, como um mimo.
Acredite, são essas ações que podem nos ajudar, e muito, nesses momentos. Se atente aos detalhes, seu cachorro merece bons cuidados!
Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje e até logo!
Veja agora: