Fazer exame veterinário em cães é uma das tarefas mais importantes que você, tutor, poderá colocar em prática. Afinal, é isto que garantirá a saúde no médio e longo prazo do seu animal de estimação, pois muitas coisas poderão ser previstas e, assim, tratadas.
A importância de fazer exame veterinário em cães de maneira regular é tão importante, que dificilmente alguma coisa passará despercebida em algum momento. Logo, você terá muito mais chances de viver longos e felizes anos pela frente com o seu pet.
Porém, há muitas dúvidas com relação a importância e as vantagens de fazer exames veterinários. Algumas pessoas acreditam que uma vez por ano é o suficiente. Outras preferem fazer visitas mais rotineiras em um menor espaço de tempo. Afinal, o que é certo e o que é errado?
Falaremos sobre isso no decorrer do texto e, claro, entenderemos alguns dos principais tipos de exames veterinários que seu cãozinho deverá fazer ao longo do tempo. Vamos lá?
Exame veterinário em cães – Qual é a importância de fazer?
A importância de fazer exame veterinário em cães é muito grande. Porém, mais importante do que simplesmente fazer os exames, é fazer eles de maneira rotineira e em espaços de tempo não muito longos. Isto não significa dizer que você deve levar seu cão ao veterinário uma vez por semana. Mas, sim, dentro de um cronograma racional e viável.
É claro que alguns animais podem ter medo de veterinário. E outros podem amar o passeio. Entre uma coisa e outra, é importante encontrar um equilíbrio para o cão entender que este processo é importante. E eles somente entenderão isso, quando condicionarem a situação. É desta maneira que os cachorros “se acostumam” com algo.
E para te ajudar a entender o quanto é importante este processo, separamos três benefícios que o exame veterinário em cães pode trazer para a vida do seu pet. Veja abaixo:
- Controle e histórico de saúde do cachorro;
- Identificação precoce de doenças – Facilitação no tratamento;
- Análise e acompanhamento de algum quadro de saúde;
Vamos falar um pouco mais sobre cada um dos itens de forma individual a partir de agora. Acompanhe.
Controle e histórico de saúde do cachorro
O primeiro aspecto que está diretamente ligado aos exames veterinários em cães, é o bom controle e histórico de saúde do animal. Nada melhor do que ter todas as informações que você precisa ter, no momento de algum incidente ou necessidade veterinária, não é mesmo?
É muito melhor saber com antecedência o que o cachorro tem ou o que ele deixa de ter, do que ficar sabendo em cima da hora e perder tempo para algum tipo de procedimento.
Por isso, manter uma rotina de exames pode ser uma das escolhas mais acertadas durante a vida do seu pet. Afinal, manter a saúde do cachorro em dia é o que fará ele ter energia, disposição e qualidade de vida.
Identificação precoce de doenças – Facilitação no tratamento
Outra vantagem muito boa entre fazer ou não exames regulares no seu cão, é a fato de descobrir precocemente algumas doenças que se manifestam de maneira lenta.
Afinal, imagine o seguinte: É melhor saber que o animal está doente e que um tratamento poderá ajudar, ou saber em cima da hora que o animal está doente e que qualquer tratamento será invasivo e, muitas vezes, poderá não dar resultado positivo?
É claro que a primeira opção é a melhor de todas. E para isso, contar com exames de rotina (os mais básicos), é fundamental. Acredite: um simples exame de sangue pode identificar uma série de problemas no organismo. E quanto antes você tiver condições de tratar o animal, melhor, não é mesmo?
Leia também: Síndrome de Down em Cães – Existe? Preciso me preocupar?
Análise e acompanhamento de algum quadro de saúde
E por fim, o exame veterinário em cães ainda poderá fazer com que você acompanhe a evolução de algum quadro de saúde que já tenha sido identificado no seu cão. A melhor maneira de analisar uma situação, é examinando-o. E, claro, isto tem relação direta com a saúde do seu pet.
Por exemplo, se o seu cachorro possui algum tipo de disfunção ou alguma doença no organismo, muitas vezes a única forma de acompanhar ela, é através dos exames específicos. E os resultados serão totalmente de acordo com a frequência da realização destes exames.
Se você fizer um teste para identificar um problema, e somente muitos meses depois refizer, você não terá uma noção de acompanhamento evolutivo. Mas sim, você estará “olhando para trás”, pois o resultado é um reflexo do que já está acontecendo.
Por isso, prevenir é muito melhor do que remediar. E os exames, claro, são uma ótima forma de prevenção.
Quais os principais exames veterinários em cães?
Até aqui, entendemos quais são as principais vantagens de fazer exame veterinário em cães. Mas, você sabe quais são os principais tipos de exames que podem indicar problemas no futuro?
A verdade é que para cada cão, raça ou necessidade, há um tipo de exame. Mas, há sempre aqueles mais “amplos”, que podem oferecer uma análise um pouco mais global do corpinho do animal.
Por exemplo:
- Hemograma;
- Exame de fezes e urina;
- Exames de glicose;
- Ultrassom da região abdominal;
- Exames renais e do fígado;
Todos estes exames podem ser feitos de maneira rotineira, a fim de prevenir doenças ou identificar algum tipo de quadro que esteja se desenvolvendo. Falaremos um pouco mais sobre cada um destes tipos de exames agora.
Hemograma
O hemograma é um dos tipos de exames mais importantes que um cãozinho pode fazer. Afinal, ele entrega um panorama geral de processos de inflamação e infecções que possam estar sendo desenvolvidos no corpo. Com o resultado, você terá um pouco mais de proximidade com o que está acontecendo no organismo do seu pet.
Exame de fezes e urina
O exame de fezes ou de urina pode ser feito para prevenir ou identificar doenças para tratamentos. É comum que o resultado destes exames, apresentem uma série de dados clínicos sobre a saúde atual do seu cachorro, como: identificação de parasitas, protozoários, identificação de diabetes em cães e problemas nos rins do animal.
Exames de glicose
Este é um exame específico para identificar e, posteriormente, tratar diabetes em cachorros. Afinal, ele indica o nível de açúcar no sangue que, se estiver elevado ou baixo demais, possa indicar algum tipo de problema que precisa ser tratado urgentemente.
Ultrassom da região abdominal
O ultrassom é feito na região abdominal, com caráter investigativo. Este processo acontece em toda a região da barriga do cachorro e é possível identificar vários tipos de transformações em glândulas, órgãos e células. Além disso, é possível também identificar cânceres e outros tipos de infecções.
Exames renais e do fígado
E por último, há ainda os exames renais e do fígado. Estes, por sua vez, são muito importantes para que o cachorro não tenha nenhum tipo de desequilíbrio, infecção ou doença generalizada. Afinal, os rins e o fígado são órgãos muito importantes para a qualidade de vida do seu pet.
Os exames de rotina são muito importantes para o cachorro. Lembre-se sempre disso e cuide bem do seu pet.