Uma infecção urinária em cachorro, quando agressiva, pode fazer com que o animal sofra muito para realizar algo simples, que é fazer xixi. Por isso, é fundamental que você entenda mais sobre esta doença e veja o que fazer para que seu cãozinho não passe por isso. Ou, mesmo que passe, é importante que você saiba identificar os sinais o quanto antes.
E para te ajudar com isso, no artigo de hoje, vamos entender melhor como é feito o tratamento e com o que você precisa (ou não) se preocupar no dia a dia com seu pet. Vamos lá?
Infecção urinária em cachorro – Como é feito o tratamento para este problema tão comum?
A infecção urinária em cachorro é um dos problemas mais comuns que podem aparecer em uma clínica veterinária. Afinal, é muito “fácil” para que um cachorro tenha este tipo de infecção, uma vez que a região é um local sujo e que pode, sim, atrair bactérias de diversas naturezas – inclusive, aquelas que vão causar infecções.
De maneira geral, o tratamento da infecção urinária em cachorro é feito através do uso de antibióticos. Ou seja, remédios que agem diretamente no combate das bactérias que estejam agindo no trato urinário do cachorro, fazendo ele sofrer com muitas dores. No entanto, para que o tratamento tenha efetividade, é fundamental que haja um diagnóstico fechado por um veterinário, ok?
Cada cachorro poderá receber um tratamento diferente para o combate a este tipo de infecção, uma vez que o problema pode estar em muitos níveis diferentes. E por isso, nunca abra mão de consultas com profissionais especialistas no assunto, pois os medicamentos precisam ser administrados de maneira coerente e regulada, principalmente os antibióticos.
Leia também: 5 sinais de doenças cardíacas em cães
Identifique os sintomas de infecção urinária com antecedência – Veja a lista abaixo
Uma das melhores maneiras de tratar a infecção urinária em cachorro é com antibióticos, conforme entendemos anteriormente. No entanto, há muito que você pode fazer para que o tratamento não seja agressivo e seu cão não perca tempo sofrendo com um problema que tem tratamento.
Para que haja mais efetividade no combate das bactérias que estão no trato urinário do cachorro, é muito importante que você entenda os sintomas da doença. Ou seja, busque identificar qualquer tipo de sinal que o cachorro possa dar durante o dia, como forma de procurar um veterinário com antecedência e ter mais chances de um tratamento simples.
Listamos os principais sintomas abaixo. Veja:
- Alteração na rotina de urina do seu cachorro – Preste atenção principalmente na frequência das idas ao banheiro;
- Verifique a coloração e o aspecto da urina – Cheiro muito forte e sangue na urina podem indicar um problema grave de infecção;
- Esteja sempre atento as refeições do seu cachorro – A falta de apetite pode demonstrar vários problemas;
- Urina em poucas quantidades e demora no banheiro são sinais de uma infecção;
Vamos explicar cada um dos sintomas a partir de agora, para que você possa ter um entendimento mais profundo sobre cada um deles. Continue sua leitura para que possa oferecer uma vida digna para seu cãozinho. Acompanhe.
Alteração na rotina de urina do seu cachorro – Preste atenção principalmente na frequência das idas ao banheiro
O primeiro passo para você fazer uma análise e tentar identificar algum tipo de sinal de que seu cachorro está com infecção urinária, é observando as idas ao banheiro. Seja se o seu cachorro já faz xixi no lugar certo ou ainda está aprendendo os locais corretos, é muito importante que ele tenha uma rotina. Ou seja, momentos para urinar.
Quando esta rotina estiver muito aleatória, pode ser que há algum problema. Ou, ainda, se o cachorro já tem um banheiro próprio e começa a urinar em qualquer lugar, pode ser que ele esteja passando por alguma irregularidade no trato urinário. O excesso de idas ao banheiro pode também mostrar algum tipo de problema. Portanto, preste atenção em todos os detalhes.
Verifique a coloração e o aspecto da urina – Cheiro muito forte e sangue na urina podem indicar um problema grave de infecção
Outro sintoma muito comum e que pode indicar uma infecção urinária em cachorro, é o cheiro da urina. Se você notar que o odor está muito forte ou mesmo muito diferente do que normalmente é, saiba que pode haver, ali, uma proliferação de bactérias, pois este cheiro é causado principalmente por elas.
Outro detalhe que pode chamar sua atenção, é a presença de traços de sangue na urina do cachorro. Presença de sangue sempre é um motivo para se preocupar. Ainda mais em locais tão sensíveis, como nas regiões íntimas do cachorro. Portanto, saiba como é a urina do seu cão. Preste atenção em tudo para que haja a possibilidade de identificar algum desequilíbrio. Afinal, se você não souber o que é o certo, não terá como saber o que é o errado.
Leia também: Anatomia do Cachorro: Curiosidades sobre o corpo do cachorro
Esteja sempre atento as refeições do seu cachorro – A falta de apetite pode demonstrar vários problemas
Outro sintoma muito comum da infecção urinária em cachorro, é o fato de os animais perderem o apetite. Na verdade, este sintoma é muito “universal”, pois ele pode indicar muitos outros problemas que o cão está sofrendo. Afinal, a falta de apetite é um dos primeiros sintomas que vão aparecer em diversos outros tipos de problemas, pois o cachorro perde não só a vontade de comer, mas também, a fome.
Não quer dizer que se o seu cachorro parar de comer, ele está com infecção urinária, ok? Pode ser várias outras coisas. Por isso, nossa dica é: sempre tenha o contato de um veterinário próximo para que possa tirar dúvidas e fazer exames com frequência, de forma a prevenir os problemas e não apenas remediá-los.
Urina em poucas quantidades e demora no banheiro são sinais de uma infecção
E por fim, mais um sinal direto de que o seu cachorro pode estar com infecção urinária, é o fato de ele urinar pouco em um momento que passa bastante tempo no banheiro.
Ou seja, se você notar que o seu cachorro está demorando demais no banheiro, vá ver como andam as necessidades dele. Se você notar que ele faz pouco xixi, desconfie. Afinal, ele pode estar sentindo vontade a todo momento por conta de uma infecção. Mas como sua bexiga está vazia, ele não consegue urinar.
As baixas quantidades de urina para uma alta frequência de idas ao banheiro podem traduzir um problema grave no sistema urinário. E você precisa levá-lo a um veterinário o quanto antes.