Você sabe quais são as melhores músicas para cachorro? Talvez esta seja uma das dúvidas mais clássicas que alguns tutores de primeira viagem podem ter. Afinal, a música para nós, humanos, possui uma importância gigantesca para uma série de fatores relacionados a vida.
Com a música, podemos fazer uma viagem de volta ao passado através de uma nostalgia, ou podemos aproveitar um momento específico com uma letra que encoraja ou um artista que inspira. Para nós, música é arte e atravessa gerações e os mais diferentes sentimentos. Mas, e para os cães, qual é a importância da música? E como eles reagem aos mais diversos estilos musicais?
Se você quer ter um entendimento maior sobre o tema, não deixe de acompanhar o texto de hoje do Portal do Dog. Vamos explorar alguns aspectos interessantes sobre a importância da música para nossos cães. Vamos lá?
Melhores músicas para cachorro – O que faz um cão gostar ou não de um estilo de música?
As melhores músicas para cachorro são aquelas que conseguem, de alguma forma, proporcionar sensações positivas no animal. Mas, o que seriam estas sensações positivas? Há uma série de maneiras de entender o que seria uma sensação positiva, pois tudo dependerá do condicionamento e estilo de vida do animal.
Por exemplo, há cães que gostam de sair e o barulho da coleira pode ser um estímulo incrível de felicidade. Por outro lado, há aqueles cães que ao ouvirem o barulho da coleira e se sentem angustiados pois não gostam de sair.
Partindo deste ponto de vista, conseguimos entender a música como uma série de ruídos que podem deixar o cão agitado, triste, feliz, tranquilo ou animado. Tudo dependerá do condicionamento que ele recebeu durante a vida ou em eventuais adestramentos que ele possa ter feito.
Se você utilizar músicas para adestrar ou treinar seu cachorro, são com estas músicas que o cão mais vai criar algum tipo de conexão: ele vai gostar, ou vai odiar. Os momentos e as condições podem ajudar no processo de fazer um cão gostar ou não de um som.
Porém, claro, não podemos esquecer de algo importante: a sensibilidade auditiva dos cães. Como você sabe, cães possuem um ouvido muito afiado. Eles conseguem ouvir barulhos de longe que, para nós, é quase impossível ouvir. E este fator tem um peso importante na hora de encontrar as músicas certas para seu dog, pois você poderá testar e evitar todas aquelas que possuem um timbre que eventualmente possam gerar desconforto.
Mas, e como descobrir as músicas que geram desconforto? Vamos entender a partir de agora. Continue lendo.
Passo a passo para encontrar as melhores músicas para cachorro
Por mais que seria legal pensar que os cães gostam de um banda ou um estilo de música, isto não necessariamente funcionará. Afinal, os cães não conseguem ouvir a música em si. O que eles ouvem, são timbres e ruídos que podem gerar uma série de sensações no sistema nervoso. Ou seja, para os cachorros, as músicas não passam de um barulho que pode incomodar ou relaxar.
Mas o que gera conforto ou desconforto? Conforme entendemos anteriormente, isto vai depender do condicionamento do animal e das sensações que o sistema nervoso dele vai proporcionar. Mas, de maneira geral, as músicas mais calmas, tranquilas e serenas, tendem a deixar os cães mais tranquilos. Um exemplo disso, é a música clássica.
Mas isto não é uma regra. Afinal, dependendo do timbre da música calma, o ouvido do animal pode ficar irritado. Por exemplo, uma orquestra tocando com sons muito estrondosos, por mais que seja música clássica, pode deixar o animal incomodado. Afinal, os sons podem ter semelhança com ruídos de trovoada ou fogos de artifício – situações que geram desconforto para o cachorro.
Então, nós recomendamos que você faça testes de maneira pouco invasiva. Coloque músicas baixinhas dos mais diferentes estilos e gêneros. Assim, você poderá notar o comportamento do animal e, com isso, criar uma playlist aos poucos e que seja positiva para o comportamento que você espera do seu cão.
Benefícios relacionados as melhores músicas para cachorro – Conheça a musicoterapia para cachorros
A música pode trazer muitos benefícios para seu cachorro. E talvez você até já tenha ouvido falar no assunto. Afinal, música acalma, tranquiliza e equilibra sensações e sentimentos. Mas, claro, isto dependerá da música e dos critérios que mencionamos anteriormente.
As melhores músicas para cachorro são aquelas que trazem algum tipo de conforto auditivo para o pet, ou que conseguem gerar os estímulos que você esteja buscando para aplicar no dia a dia do animal. Seja em forma de treinamento ou seja em forma de geração de conforto – principalmente para cães estressados ou ansiosos.
Desta forma, separamos uma lista com alguns dos benefícios mais incríveis que os pets podem ter ao encontrar a música certa para os ouvidos deles. Vejamos:
- Relaxamento, descanso e sensação de presença no ambiente;
- A música certa pode ajudar a reduzir níveis de estresse e ansiedade;
- Auxílio durante um processo de adestramento – Os cães podem se condicionar por ruídos e notas musicais;
Vamos explicar com um pouco mais de detalhes cada um dos itens acima. Continue lendo.
Relaxamento, descanso e sensação de presença no ambiente
Se você busca encontrar as melhores músicas para cachorro, de forma que ela possa ajudar a acabar com um sentimento negativo – como estresse, síndrome da ansiedade de separação e distração de ruídos externos – a melhor maneira de conseguir isso, é testando.
Desta forma, quando você conseguir encontrar o timbre certo e a música ideal, os resultados podem ser verdadeiramente incríveis para a vida do animal. Afinal, esta pode ser a chance de ajudar o cão a se sentir menos sozinho em um ambiente mais equilibrado. Tudo isso com a ajuda daquilo que ajuda o ser humano em tantos momentos: a música.
A música certa pode ajudar a reduzir níveis de estresse e ansiedade
Um cachorro estressado ou ansioso é reflexo de diversas situações da vida dele que podem estar em desequilíbrio. Pode ser apenas um motivo, ou pode ser uma série de motivos. Para entender melhor sobre o tema, recomendamos a leitura de nosso artigo sobre cachorros estressados – lá, você poderá entender melhor as motivações para este problema.
E a música pode entrar como uma excelente fonte de energia para canalizar sensações ruins. Por exemplo, se o cachorro vive latindo dentro de casa por conta de ruídos externos, como sons de sirenes ou carros passando, uma música baixinha e no timbre certo pode fazer com que ele se sinta mais tranquilo. Afinal, ele vai se distrair e os sons externos podem nem aparecer.
A consequência disso: um cão menos estressado e mais equilibrado. Logo, com uma qualidade de vida melhor.
Auxílio durante um processo de adestramento – Os cães podem se condicionar por ruídos e notas musicais
E por fim, não podemos deixar de mencionar o quanto a música pode ser incrível para um adestramento. As melhores músicas para cachorro sempre serão aquelas que conseguem cumprir um objetivo específico. Ou seja, não há a melhor banda ou a melhor letra.
O que há, é o melhor timbre, os melhores ruídos ou a melhor melodia. O que entra nos ouvidos dos cães precisa ser bem aceito e deve gerar boas sensações no sistema nervoso deles – e com isso, eles podem se sentir tranquilos.