Será que uma picada de marimbondo em cachorro é perigoso para o doguinho? A verdade é que depende de vários fatores. Afinal, para que a picada tenha um efeito grave ou não, a anatomia do cachorro vai precisar ser levada em consideração, uma vez que as toxinas podem afetar mais ou menos.
No entanto, há outros fatores, além do envenenamento, que precisamos considerar. Afinal, uma picada de marimbondo em cachorro, geralmente, vai acontecer na região da face. E isto pode acarretar em alguns problemas tão graves quanto a inoculação de toxina.
Por isso, continue lendo. Neste artigo, o Portal do Dog vai te levar para conhecer alguns dos principais riscos que uma picada de marimbondo em cachorro pode trazer.
Vamos lá?
Quais são os riscos de uma picada de marimbondo em cachorro?
Os riscos de uma picada de marimbondo em cachorro são bem grandes. Muito embora alguns cães podem sequer perceber a picada ou não demonstrarem algum tipo de reação alérgica, outros, por sua vez, podem ter reações bastante fortes.
Afinal, um marimbondo, embora pareça inofensivo, traz uma toxina potente em seu ferrão. Uma vez inoculada, a toxina pode trazer riscos para a saúde do doguinho.
De maneira geral, uma picada de abelha ou marimbondo poderá ser apenas superficial, causando um inchaço bem grande no rostinho do cãozinho. Mas para os cães com algum tipo de sensibilidade, a toxina poderá trazer uma reação alérgica exagerada e esta reação, por sua vez, poderá deixar as coisas mais difíceis.
Veja uma lista de reações possíveis:
- Reações alérgicas leves ou graves;
- Inchaço na região da picada;
- Dificuldade respiratória em caso de picada no focinho;
- Edemas graves na região do olho;
- O excesso de picadas é mais perigoso;
Para que você entenda mais sobre o tema, continue lendo. Vamos entrar em detalhes sobre cada item da lista acima.
Reações alérgicas leves ou graves
Algo muito comum que vai acontecer depois que o cãozinho for picado por um marimbondo ou por uma abelha, é ter uma reação alérgica. Alguns cães podem ter uma reação leve e quase imperceptível, e outros podem ter uma reação exagerada e bastante evidente.
Isto acontece justamente pelo fato de que o marimbondo injeta uma toxina no organismo. Logo, esta toxina tem poder suficiente para criar desequilíbrios e fazer o corpo ter uma reação exagerada para conter o avanço da toxina.
Esta reação é a alergia, que nada mais é do que uma defesa do corpo. Só que em alguns casos, esta defesa é exagerada – e o cão fica realmente muito incomodado.
De maneira geral, é melhor não pagar para ver: se você notar que um marimbondo picou seu dog, ligue para um veterinário e peça instruções técnicas adequadas.
Inchaço na região da picada
Outra característica bastante comum e que certamente você vai notar no seu cãozinho, é o inchaço. Esta é também uma reação alérgica e que pode fazer com que o cão apresente bolhas grandes onde foi picado. Geralmente, estas picadas vão ocorrer na parte da frente do cãozinho – patas dianteiras e rosto.
Portanto, se você notar o focinho do seu cãozinho bem grande, já sabe: pode ter sido uma picada de marimbondo. Esta reação geralmente vai provocar bastante incomodo no dog, uma vez que ele vai perceber que algo está diferente no seu corpo. Em alguns casos vai ser inofensivo, mas em outros, pode provocar problemas respiratórios. Vamos entender a seguir.
Dificuldade respiratória em caso de picada no focinho
A picada de marimbondo em cachorro pode ser muito grave a partir do momento que causa alguma dificuldade respiratória no cãozinho. E por conta do inchaço do focinho e região do pescoço e rosto, esta dificuldade pode aparecer logo após a inoculação da toxina.
Aqui, é uma questão física mesmo: o inchaço do focinho vai fechar o canal respiratório e isto vai deixar o cão com a respiração bem pesada. Além disso, as picadas na região do rosto podem causar edemas na orofaringe, que também vai trazer dificuldades para a respiração do cachorro.
Atendimento urgente será necessário. Não tente medicar seu cão em casa. Leve-o rapidamente até uma clínica veterinária.
Edemas graves na região do olho
Como você sabe, uma picada de marimbondo em cachorro nada mais é do que a inoculação de uma toxina. Só que esta toxina é inoculada através do ferrão do marimbondo. E se esta picada for no olho do cachorro, alguns problemas graves podem aparecer. Afinal, o ferrão poderá perfurar o olho.
É claro que os cães têm um reflexo muito grande e sempre vão desviar do inseto. No entanto, o acidente pode acontecer e, por isso, você precisa prestar muita atenção. Se perceber que a picada foi na região próxima do olho, procure um veterinário o quanto antes.
Na maioria das vezes, vai ser apenas um susto. Mas é melhor prevenir do que remediar.
O excesso de picadas é mais perigoso
Outra questão que pode gerar bastante preocupação do tutor, é quando o cão sofre diversas picadas de marimbondo ao mesmo tempo. Neste caso, o quadro de saúde do cãozinho pode ser muito pior, visto que a quantidade de picadas pode trazer reações alérgicas muito pesadas – além de inchaços graves no rosto.
Se o cão tiver alguma sensibilidade excessiva, as picadas de marimbondo podem, inclusive, ser fatais. Portanto, é fundamental prevenir que o cão seja atacado por uma grande quantidade de insetos. Vamos entender como fazer isso ao fim do artigo. Continue lendo.
Veja também: Picadas de insetos que podem afetar seu cão.
O que fazer em caso de picada de marimbondo em cachorro
Se você notar que o seu cãozinho foi picado por um marimbondo, a melhor coisa que você tem a fazer é procurar um veterinário. Ligue, mande uma mensagem ou vá até a clínica. Muito embora as picadas possam trazer consequências passageiras, em alguns casos, as consequências podem ser bem graves.
Afinal, o cão pode ser ultra alérgico a toxina do marimbondo. E isto, por sua vez, faz com que o problema aumente de tamanho de forma exponencial. Além de que, uma picada em um local específico, pode trazer complicações físicas, como dificuldade de respiração ou até edema nos olhos.
Picada de marimbondo em cachorro pode matar?
Infelizmente, pode.
Se o seu cãozinho for atacado por muitos marimbondos de uma vez só, ele poderá ter uma reação alérgica muito pesada e evoluir para o óbito. Neste caso, o organismo do cãozinho não consegue controlar as reações para combater as toxinas, e o cão acaba não resistindo.
Outra situação que pode levar o cão a óbito, é quando a picada do marimbondo causa a obstrução das vias aéreas. Uma picada que incha o focinho ou que causa edemas na orofaringe, pode fazer o cão ficar sem ar e, assim, não resistir.
Embora estas situações sejam extremas, podem ocorrer. Por isso, manter a segurança do seu cãozinho é fundamental.
O cachorro sente muita dor com uma picada de marimbondo?
Depende muito de onde for a picada. De maneira geral, o cão vai sentir dor e vai sentir um desconforto bem grande na região da picada. Mas a dor é passageira. O grande problema está nas toxinas e crises alérgicas que podem afetar o cão depois da picada do marimbondo. Por isso, é muito importante ficar atento.
Como manter os marimbondos longe do seu cachorro
Não há nada melhor do que prevenir uma situação, não é mesmo? Por isso, evite que o seu cão seja picado por marimbondos.
Para fazer isso, basta manter os ambientes sempre bem limpos, sem lixos abertos ou materiais adocicados nas embalagens de lixo. O odor doce vai atrair abelhas e marimbondos. Logo, este será um ambiente em potencial de ocorrer acidentes com picadas.
Por isso, cuide sempre bem do seu dog e previna acidentes!