Você sabe quanto tempo um cachorro pode segurar a urina?
No artigo de hoje, você vai entender quanto tempo o cachorro segura o xixi, considerando sua idade, raça e porte. Afinal, essas características devem ser levadas a sério quando o assunto é saúde animal.
Muitos cãezinhos moram em apartamentos e dependem do tutor para realizar suas necessidades. Assim sendo, eles necessitam de um banheiro limpinho e passeios pelos lugares que gostam de fazer suas necessidades.
Porém, com a correria do dia a dia, muitos cães passam o dia todo sem fazer xixi. E isso acaba levantando a dúvida de quanto tempo um cachorro pode segurar a urina.
Assim sendo, para entender tudo sobre o tema, continue lendo este artigo do Portal do Dog.
Quanto tempo um cachorro pode segurar a urina – Veja fatores que influenciam
Antes de saber quanto tempo um cachorro pode segurar a urina, é preciso evidenciar que existem fatores que influenciam nessa necessidade canina.
Assim sendo, destacamos os principais nos tópicos abaixo. Veja:
Idade do cachorro
A idade do cachorro é um importante parâmetro quando o assunto é tempo de segurar a urina do cachorro.
Afinal, os filhotes, por exemplo, possuem a bexiga menor, resultando em intervalos mais curtos na hora de urinar.
No entanto, os cães idosos assim como os seres humanos também podem sofrer com as falhas em órgãos. Fazendo com que façam mais idas ao banheiro que de costume.
Raça do cachorro
Outro fator que influencia na frequência do cachorro fazer xixi é a sua raça. Algumas raças de cães são mais reservadas, como o Cane Corso e o Husky Siberiano, podendo necessitar de locais específicos para fazer suas necessidades.
Esses cães de raças mais reservadas têm necessidades fisiológicas específicas. Como por exemplo, urinar apenas em casa, sem se sentirem confortáveis de fazer xixi na rua.
Outras raças de cachorros podem gostar de fazer xixi em locais externos. Desta forma, podendo prender a urina por mais tempo até que o tutor leve para passear.
Mas saiba que dependendo da raça, não existe regra quanto a frequência da urina. Isto é, o que vale mesmo é a forma que o doguinho foi ensinado.
Tamanho do doguinho
O tamanho do doguinho é outra questão que influencia em quanto tempo um cachorro pode segurar a urina.
Por exemplo, os cães de porte grande costumam ter uma estrutura física maior que os cães de raças pequenas. Por isso, podem segurar por mais tempo a urina.
Assim sendo, o fator que influencia nesses casos é a quantidade de água consumida. Afinal, cães muito serelepes (agitados) costumam consumir bastante água e o resultado é mais idas ao banheiro.
Uma das desvantagens de cães segurarem muito a urina são os problemas de saúde que podem prejudicar a qualidade de vida do seu doguinho.
Alimentação do cachorro
Já a alimentação do cachorro também influencia na frequência do xixi, já que muitos alimentos são fontes de líquidos.
As frutas que o cachorro pode consumir, por exemplo, auxiliam na circulação sanguínea. Consequentemente, fazem com que o organismo seja nutrido. Assim sendo, a água do sistema urinário canino se renova, fazendo com que o dog urine mais.
Além disso, os cães que consomem alimentos líquidos também podem exigir mais idas ao banheiro. Diferente dos cachorros que comem ração seca.
Assim sendo, é preciso oferecer uma dieta balanceada para o doguinho. Inclusive, todos os dias deve ser colocada uma água fresquinha para o pet.
Frequência na marcação de território
Os cachorros machos têm uma frequência na marcação de território. Por esse motivo, podem urinar com mais frequência que as fêmeas.
Esse é um hábito de reivindicar o território. Por isso é bem comum durante os passeios os cães cheirarem o local e depois urinarem por cima de xixi de outros cães.
Por isso, durante os passeios mais longos é importante que o tutor leve uma garrafinha de água para consumo do animal. Principalmente se for um cachorro macho.
Tempo de segurar xixi do cachorro filhote
O tempo de segurar o xixi do cachorro filhote pode ser mais curto, já que o biotipo animal é menor, comparado aos cães adultos. Isto é, a bexiga de um cão filhote é pequena e não acumula muito líquido.
Os filhotes que estão quase desmamando também podem fazer mais xixi. Afinal, o leite da fêmea possui nutrientes, inclusive, líquido para renovar no organismo.
Além disso, os filhotes estão aprendendo a lidar com o próprio corpo, se desenvolvendo e conhecendo os seus limites através da socialização.
Para saber quanto tempo um cachorro filhote pode segurar a urina, faça o seguinte: meses do cachorro+1.
Exemplo: se o doguinho tem 6 meses, o tempo de horas que ele pode ficar sem urinar é de 7 horas e pode ser dividida em 4 a 5 vezes ao dia.
Quanto tempo pode segurar urina do cachorro adulto
O tempo máximo de um cachorro segurar o xixi é de 12 horas para cães adultos. Mas isso em casos extremos.
A dica é que você acompanhe o comportamento do cachorro, considerando de 3 a 5 vezes o número de idas ao banheiro.
Isto é, o ideal é que o cachorro faça xixi a cada 8 horas pelo menos, desde que se sintam confortáveis na hora de urinar.
Quando criados dentro de casa, é preciso ter uma rotina de passeios frequentes e/ou preparar um cantinho limpinho para servir como banheiro do doguinho.
À noite, um cão adulto pode ficar de 8 a 12 horas sem fazer xixi. Mas isso depende do comportamento do animal, seu porte e raça.
Lembrando que os cachorros de raças pequenas costumam demandar mais idas ao banheiro que um cão de porte grande.
Tempo que um cão idoso pode segurar o xixi
O tempo do cão idoso segurar a urina vai depender de fatores como raça, idade e estilo de vida.
De modo geral, os cães idosos costumam ir de 5 a 6 vezes por dia fazer xixi. Mas pode variar conforme sua dieta alimentar, quantidade de água ingerida e saúde.
Como os seres humanos, conforme a idade do cão avançar, seus órgãos também costumam ficar mais preguiçosos. Isso vale para o metabolismo canino e funcionamento do sistema urinário.
Os cães são ótimos para atender regras. Por isso, com o decorrer da vida, pode facilmente criar uma rotina saudável de xixi.
Lembre-se sempre de considerar a raça, idade, estilo de vida e potenciais problemas do seu cão na hora de criar essa rotina.
Afinal, cada cão é único e precisa de uma rotina exclusiva para o seu estilo de vida e necessidades.
Inclusive, consulte sempre um veterinário antes de criar a rotina de xixi para o seu cão. Informações técnicas sempre serão bem-vindas!