Este artigo vai tratar de um assunto muito importante para quem busca o bem-estar dos dogs: tipos de coleira. Você sabe qual o modelo ideal? Acompanhe o texto para entender, tirar todas as dúvidas e comprar o modelo certo para o seu melhor amigo!
Tipos de coleira – Guia completo
Quando o assunto é o bem-estar do nosso dog, os tipos de coleira devem ser levados em consideração. Afinal, a coleira precisa ter um formato que, além de ajudar na segurança, deixe o pescoço do cachorro confortável.
Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que o modelo certo de coleira seja comprado. Acompanhe alguns bons modelos de coleiras que poderão lhe ajudar no processo de escolha.
Coleira retrátil
Esta é uma coleira que poderá fornecer ao seu cão uma maior sensação de liberdade. Ela existe justamente para isso: manter a segurança e proporcionar mais área para o cachorro.
Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados quando ela for utilizada. Como ela permite que você deixe o cão andar muito afastado de você, devido a roldana retrátil do equipamento, é preciso tomar cuidado com os locais que estiver caminhando.
É recomendado que você utilize este tipo de coleira somente em locais com baixo movimento de carros, pois, caso a corda esteja longa demais, seu cão pode se acidentar. Por isso, responsabilidade e cuidados são importantes.
Peitoral
Este é um modelo muito comum para cachorros menores. Ela garante conforto e segurança, fazendo com que dificilmente o cachorro se enforque. No entanto, este modelo pode ser resistente com cães desacostumados, pois sua montagem é diferente e pode incomodar. Faça testes e experimente se o seu cachorro aceitará o uso da coleira peitoral.
Enforcador
Este é um modelo muito utilizado, porém, é preciso tomar cuidado. O enforcador foi feito para auxiliar principalmente no treinamento de animais e controlá-los. No entanto, é uma coleira que pode provocar lesões e estrangulamentos caso seu cachorro fique sem supervisão. Portanto, todo cuidado é pouco.
Coleira plana
A coleira plana é um dos modelos mais básicos que você encontrará no mercado. Serve principalmente para dogs que são comportados. Além de ser superconfortável, você poderá colocar uma identificação na coleira e garantir a identidade do seu bichinho caso ele se perca.
Coleira martingale
Este é um modelo que ajuda no controle e comportamento do cachorro. Se ele é muito inquieto e desobediente, esta coleira ajudará a conter a euforia. Devido ao sistema em que o pescoço do cachorro é pressionado quando ele tenta escapar, a coleira ajudará a mantê-lo comportado.
Parece uma coleira agressiva, mas não é, uma vez que ela fica completamente solta no pescoço do cachorro enquanto ele está caminhando normalmente.
Focinheira
A focinheira é indispensável para algumas raças de cachorros. Ela é necessária para evitar acidentes na rua com outros animais ou pessoas. Entretanto, acostumar o cachorro a utilizar focinheira pode ser demorado. Embora exija sua paciência, é importante acostumar o dog aos poucos, para não o estressar nem prejudicar a confiança dele com você.
Considerações finais
Estes são alguns tipos de coleiras para você experimentar com o seu cachorro. Lembre-se sempre de pensar no conforto e bem-estar dele. Além, claro, de pensar na segurança. Não olhe somente para a beleza ou estética do equipamento, pois isso poderá abalar a confiança e o prazer do cachorro em passear na rua ou no parque.
Assim sendo, experimente tipos de coleiras que estejam dentro da sua necessidade, respeitando o tamanho do animal e o comportamento dele quando está caminhando. Desta forma, certamente você encontrará o melhor modelo e proporcionará bons momentos de diversão para você e para seu melhor amigo.