Aprender quais são os principais tipos de ração para cachorro é muito importante para que o tutor possa sempre oferecer saúde e bem-estar ao dog.
Afinal, como você sabe, aquilo que os cães comem está diretamente relacionado a saúde deles. Uma condição de doença pode, sim, ser evitada quando seu cachorro se alimenta corretamente.
Mas, o que significa “se alimentar corretamente”? É preciso oferecer uma alimentação natural para o cão ou rações comuns, de pacote, são boas? Vamos entender tudo isso no artigo de hoje aqui no Portal do Dog. Então, continue lendo e saiba mais sobre os tipos de ração para cachorro!
Tipos de ração para cachorro – Quais são?
Existem muitos tipos de ração para cachorro. Há aquelas que são boas, aquelas que são ruins, aquelas que são apenas caras e aquelas que são suficientes. Escolher entre uma e outra está totalmente no controle do tutor. Por isso, aprender mais sobre este assunto é crucial para que seu cão possa viver longos e felizes anos ao seu lado.
Por mais que muitos tutores optem por uma alimentação mais barata para seu cão, é fundamental entender que o barato pode sair caro. Infelizmente, esta é uma realidade. Afinal, rações de má qualidade podem interferir diretamente no funcionamento do organismo do pet e trazer problemas como diabetes canina ou triglicerídeos altos.
Os principais tipos de ração para cachorro são aquelas feitas para cada fase de vida do animal. Ou seja, há rações específicas para todas as idades caninas e, por isso, você precisa se atentar a isso para oferecer uma ração de qualidade ao seu pet.
Pelo simples fato de oferecer uma ração dentro da faixa de idade do animal, o seu cachorro já terá muito mais saúde. Outras coisas também são importantes, como vacinas e consultas, mas a ração tem um peso bem grande para o funcionamento correto do organismo. Veja, abaixo, os tipos de ração para cachorro.
Tipos de ração para cachorro filhote
Um filhote, antes mesmo de comer ração, precisa se alimentar corretamente com ajuda de sua mãe. Ou seja, ele precisa receber o leite que a cadela fornece, pois este leite possui nutrientes extremamente importantes para os primeiros dias de vida.
Jamais desmame um cão filhote abruptamente, pois ele poderá adoecer e morrer por conta disso.
Depois que o desmame ocorreu de maneira natural e gradual, então sim, as rações serão necessárias. Neste caso, você precisará comprar uma ração para cachorro filhote, que é rica em nutrientes para esta fase da vida do cachorro.
As rações para cachorros filhotes podem ser, inclusive, úmidas. Esta textura vai ser mais adequada para que o filhote possa mastigar e engolir a comida corretamente, uma vez que os dentinhos dele ainda não estão crescidos e sólidos.
Outra importância muito grande das rações de filhotes é o fato de que elas possuem muitas calorias. Ou seja, são adequadas para os cachorros que estão em fase de crescimento, uma vez que esta fase pede muita energia.
Portanto, oferecer um tipo de ração que não seja para filhote, pode fazer o animal ter uma séria defasagem nutricional, proporcionando doenças ou outros problemas.
Tipos de ração para cachorro adulto
Depois que os cães filhotes avançam e se tornam adultos, uma troca de ração precisa ocorrer. Você não pode, de maneira nenhuma, continuar oferecendo rações de filhotes para os cachorros adultos. Afinal, esta é uma ração muito calórica e um cão adulto já não precisa mais de tantas colorias assim.
Os tipos de ração para cachorro adulto devem seguir um padrão rígido de calorias. Principalmente se o cachorro for castrado. Neste caso, apenas uma reposição básica diária de nutrientes vai ser necessária. Não precisa “bombar” o cachorro de nutrientes, pois o corpo já é adulto e já não está mais em desenvolvimento.
Inclusive, aqui, a ração seca já pode ser oferecida tranquilamente. De preferência, faça muitos testes para que encontre aquela ração que o seu cão mais vai gostar. Pode levar tempo até que ele se acostume com um tipo preferido, mas este momento vai chegar. E se você quiser, poderá intercalar vários sabores para ele não enjoar.
Leia mais sobre como trocar a ração do cachorro.
Tipos de ração para cachorro idoso
E a terceira e última fase da vida do cachorro, é quando ele fica idoso. E assim como nas outras fases, este é também o momento de alterar o tipo de ração e oferecer uma alimentação adequada as necessidades do pet naquele momento.
Na fase idosa, você deverá considerar, claro, a raça em si. Mas de maneira geral, aqui as calorias devem ser ainda mais reduzidas, de modo que o pet não acumule gordura pela baixa carga de atividade física.
Se o seu cachorro idoso ainda for muito ativo, pode ser que ele precise, sim, de uma ração com maior nível de calorias. Por isso, o melhor que você pode fazer é buscar ajuda profissional para encontrar os melhores tipos de ração para cachorro idoso.
Tipos de ração para cadelas grávidas
Muitos tutores têm dúvidas sobre os melhores tipos de ração para as cachorras que estão prenhes. Afinal, esta é uma etapa da vida da cadela que ela precisa de muita energia e, por isso, sua alimentação também deve mudar.
Alguns veterinários recomendam que a cadela passe a ingerir ração para filhote nesta fase de gravidez. Só que para se certificar das melhores práticas saudáveis para sua cadela, procure sempre um veterinário para que ele indique as melhores alternativas, ok?
Veja também: Veja como cuidar da cadela grávida e algumas dicas para mantê-la saudável.
Posso dar petisco a vontade para o meu cachorro?
Querendo ou não, os petiscos caninos também são um tipo de ração para cachorro. Afinal, é um alimento como qualquer outro. Só que o grande problema do petisco, é que muitas vezes ele pode ser maléfico ao animal, quando oferecido em grandes quantidades.
Para reduzir danos, compre petiscos premium, que não tenham sódio e corantes. O melhor que você pode fazer com relação aos petiscos, é oferecê-los somente em forma de recompensa durante um reforço positivo. Não dê petiscos ao cão de maneira regular e em momentos aleatórios. O animal não pode condicionar o gosto do petisco como uma alimentação diária.
Outra forma de oferecer petiscos ao cão, é criando algum tipo de rotina. Como por exemplo, um mimo de fim de semana. Se você quiser oferecer petiscos aos fins de semana, faça isso com cautela e em pequenas quantidades, apenas como forma de agradinho.
Cachorro pode comer ração de gato?
Não. Muito embora as rações de cachorro e gato possam ser parecidas em seu formato e textura (claro que não todas), seus nutrientes e composições são absolutamente diferentes.
As rações para os felinos têm uma composição muito maior de elementos para absorver proteínas. Enquanto que as rações de cachorro tem menos proteínas e, portanto, possuem uma composição diferente.
Se você oferecer ração de gato para o cachorro, além de ele sentir algum problema estomacal, em pouco tempo o animal terá uma séria defasagem nutricional. E isto, obviamente, é muito prejudicial a ele.
As rações a granel são boas para os cachorros?
Não! Infelizmente, o benefício de pagar mais barato pelas rações a granel, não compensa do ponto de vista de saúde. Nós já escrevemos um artigo aqui no site sobre o assunto, veja: Ração a Granel para Cachorros: Por que você não deveria comprar?
As rações a granel são feitas de maneiras muito “aleatórias” e não são feitas pensadas na nutrição canina. Mas sim, na distribuição barata e em massa em agropecuárias e pet-shops. Além disso, estas rações perdem facilmente o sabor, pois ficam abertas e expostas ao público por muitos dias.
Durante este tempo de abertura, animais podem trafegar pela ração, como ratos e baratos. Ou seja: as chances de seu cão se contaminar e passar mal são grandes. E por isso, quanto mais você puder evitar este tipo de ração, melhor.
Agora que você já entendeu quais são os melhores tipos de ração para cada fase da vida do cachorro, é hora de ver se você está fazendo tudo certinho com seu dog.
Opte sempre por comprar rações em pet-shops responsáveis e sempre peça a indicação do vendedor por uma ração adequada para o seu cachorro.
Compartilhe este artigo e cuide bem do seu dog!