Uma raça um tanto incomum e única. O Deerhound é gigante cheio de amor para dar ao seu tutor. Mesmo com um tamanho que pode até causar intimidação, o Derrhound é um cão tranquilo, muito amigável e muito companheiro. 

Conheça o Deerhoun, esse gigante e carinhoso, mas também ágil e resistente. 

Origem do Deerhound 

Deerhound 

Deerhound  – Foto: Freepik

O Deerhoun, também conhecido como Galgo Escocês é uma raça antiga e que ainda possui certos mistérios relacionados a sua origem. 

Acredita-se que essa raça já habitava as Terras Altas antes mesmo dos escoceses, mas o que realmente é concreto é que o Deerhound já era usado como cão de caça de veados vermelhos ainda no século XVI.  

A raça só podia ser possuída por nobres, já que nenhum camponês teria condições de manter este cão gigante. 

Ele era conhecido como Cão Real da Escócia, mas essa restrição sobre sua criação quase o levou à extinção, principalmente depois do colapso do sistema de clãs escoceses na batalha de Culloden em 1746. 

Em 1820 foi feita por Archibald e Duncan McNeill uma restauração da raça Deerhound, o que impediu sua extinção. Em 1886 o primeiro Deerhound foi registrado no American Kennel Club. 

  • Conheça também: Pharaoh Hound: uma raça que remete a mais de 3000 anos a.C.

Características do Deerhound 

Cachorro fazendo pose – Foto: Freepik

O Deerhound é um cão que se assemelha ao Greyhound de pelos ásperos, mas com um tamanho maior. Ele tem um peito profundo, sem ser muito estreito. 

O lombo é bem arqueado, o pescoço é longo e forte e os ombros bem inclinados. As pernas são largas e planas, e as dianteiras devem ser o mais reto possível.  

A cabeça é longa e mais larga nas orelhas e se estreita ligeiramente nos olhos. 

O focinho deve ser pontudo e as orelhas fixadas no alto, dobrada para trás quando em repouso, mas levantado em cima da cabeça quando apresenta alguma emoção.  

A pelagem ideal é desgrenhada, dura, assentada, rústica, áspera ou crespa ao toque. 

A cor permitida pelo padrão é o cinza-azulado escuro, mas também são permitidas cores como o cinza mais escuro ou mais claro, tigrado e amarelo e vermelho escuro ou claro com pontos pretos. 

  • Veja também: Borzoi – Cão grande, de aspecto aristocrático e grande harmonia de formas e movimentos

Personalidade 

O Deerhound é um cão que pode intimidar com o seu tamanho, mas a verdade é que esse grandão é puro afeto e amor. 

É uma raça muito sociável, que convive bem com todos, até mesmo com estranhos. Mesmo com todo esse tamanho, o Deerhound é tranquilo, mas durante a infância é bastante ativo.  

Ele adora uma boa corrida ao ar livre, mas na maior parte do tempo prefere ficar deitado curtindo um bom sossego. 

O Deerhound é bastante apegado ao tutor e preza a companhia humana. Ele é carinhoso com todos os membros da família e muito leal. 

Problemas de saúde comuns no Deerhound 

Cachorro parado – Foto: Freepik

O Deerhound costuma ser uma raça saudável, principalmente quando é adquirido em um criador responsável. 

Como qualquer outra raça, este cão também possui uma predisposição para alguns problemas de saúde como a cardiomiopatia dilatada, hipotireoidismo, osteossarcoma, sensibilidade à medicamentos e torção gástrica.  

  • Cardiomiopatia Dilatada – Esse é um problema mais recorrente em cães grandes e é uma das principais doenças cardíacas nos cachorros. A cardiomiopatia dilatada é uma doença crônica, caracterizada pelo enfraquecimento do músculo cardíaco, causando uma contração anormal. Cães com essa doença podem apresentar sintomas como fraqueza, perda de peso e de apetite, dificuldade respiratória, aumento do abdômen, colapso e desmaios. A cardiomiopatia dilatada é uma doença sem cura, mas o tratamento serve para melhorar a qualidade de vida do animal, que consiste em dieta, medicamentos e repouso. 
  • Hipotiroidismo – O Hipotiroidismo é um problema relacionado à baixa produção hormonal pela tireoide. O animal com essa doença apresenta sintomas como ganho de peso, infertilidade, queda de pêlo, baixos níveis de energia, depressão e ressecamento da pele. O tratamento consiste em reposição hormonal. 
  • Osteossarcoma – É um câncer ósseo agressivo, sendo um dos mais comuns nos cães, principalmente nas raças de porte grande e gigante. O osteossarcoma é mais comum em cães mais velhos, mas os cães jovens também podem sofrer com essa doença. O principal sintoma desse câncer é claudicação no membro atingido sem nenhuma causa aparente. Na maioria dos casos o tratamento consiste na amputação do membro e com sessões de quimioterapia.  
  • Sensibilidade à medicamentos – O Deerhound é uma raça com sensibilidade a alguns medicamentos e também à anestesia, uma dose regular para um cão do tamanho do Deerhound pode ser fatal. Nunca medique seu pet por conta própria sem orientação médica e sempre prefira levar o animal para um veterinário familiarizado com cães com essa sensibilidade. 
  • Torção Gástrica – A torção gástrica está muito relacionada aos cães de grande porte e com tórax profundo. Essa é uma doença grave e que pode levar o animal ao óbito em poucas horas. A torção gástrica é uma dilatação do estômago que faz com os gases ficam presos causando um excesso de gases no estômago e impedindo o fluxo sanguíneo para o coração. O animal apresenta sintomas como dor abdominal, respiração ofegante, saliva em excesso e dificuldade para vomitar. A forma como o animal se alimenta é um dos principais fatores para um quadro de torção gástrica, por isso é importante dividir as refeições em pequenas frações, evitar consumir grandes quantidades de alimentos fermentáveis e de beber grandes quantidades de água rapidamente, fazer com que o animal coma sem se apressar e nunca deixar o pet se alimentar antes ou depois de fazer algum exercício.  

Cuidados com a raça 

Cachorro grande e cachorro pequeno – Foto: Freepik

Manter o pet bem cuidado é um dos principais fatores para garantir uma vida saudável para o animal. 

O Deerhound é um cão gigante e que vai precisar de uma atenção correspondente ao seu tamanho. 

Antes de decidir adotar um cão com esse porte é importante saber se você vai conseguir corresponder com as necessidades, já que é um animal que precisa de espaço, consome mais comida e precisa de um tutor com tempo disponível.  

  • Boston Terrier: Adora brincar e passear, mas é preciso cuidado durante os exercícios físicos, pois não tolera atividades intensas

Higiene 

O Deerhound precisa de banhos ocasionalmente, principalmente para reduzir o odor e eliminar sujeiras. O pelo deve ser penteado uma vez por semana, aproveitando esse momento para inspecionar o corpo do cachorro, procurando por calos ou outros problemas relacionados à pele.  

As unhas são aparadas sempre que necessário, usando o cortador próprio para o pet, ou pode ser feito em algum petshop. Outro cuidado é com a higiene bucal, que deve ser feita ao menos duas ou três vezes por semana.  

Alimentação 

A alimentação do Deerhound deve ser de alta qualidade, sendo que a quantidade deve seguir alguns fatores como idade, nível de exercícios e se possui alguma doença. Esse cão tem tendência a desenvolver sobrepeso e precisa de uma dieta equilibrada.  

Distribua o alimento em pequenas quantidades para evitar que o cachorro sofra uma torção gástrica, tente mantê-lo calmo e não deixe que faça atividades de grande impacto depois da refeição. 

Saúde 

O acompanhamento com um veterinário é indispensável e deve ser iniciado o mais cedo possível. 

Como o Deerhound é um cão mais esguio é comum que o tutor fique preocupado sem saber se ele está abaixo do peso. 

Um profissional qualificado vai poder analisar o desenvolvimento do pet e saber se ele está com o peso ideal. 

Essas consultas também são uma forma de detectar um problema de saúde de forma precoce, o que pode acabar salvando o cão. O animal deve ser vacinado, seguindo todas as orientações do veterinário.  

Exercício físico 

O Deerhound é um cão bem tranquilo dentro de casa, principalmente quando atinge a maturidade. 

Ele adora ficar descansado por um longo período, mas ele também tem necessidades por uma rotina de exercícios diários, que podem incluir uma corrida ou uma boa caminhada.  

Como é um cão de caça, o Deerhound não pode ficar solto ou em um muro com cerca baixa, já que ele vai acabar fugindo ao encontrar uma possível presa.   

  • Conheça também: Boxer –  um cachorro é muito inteligente e brincalhão

Curiosidades sobre o Deerhound 

  1. É uma raça indicada para crianças? 

Ele é um com muito sociável, convive bem com todos os humanos, até mesmo com aqueles que são desconhecidos. 

É muito afetuoso com os membros da família, o que não é diferente com as crianças. Por causa do seu tamanho, a raça acaba não sendo tão indicada para crianças pequenas, sendo mais ideal para conviver com as maiores.  

  1. O Deerhound late muito? 

A tendência do Deerhound para latir é bem baixa, o que faz com que seja bem silencioso.

  1. É fácil de adestrar? 

Ele não é um cão fácil de treinar, precisando de um treinador experiente para o trabalho. 

O Deerhound precisa ser treinado com paciência, usando técnicas como reforço positivo e com recompensas.  

  • Veja também: Buldogue Francês – Frenchies são conhecidos por sua atenção tranquila
  1. Deerhound é um bom cão de guarda? 

Mesmo com um tamanho que pode acabar incomodando quem não conhece a raça, o Deerhound não é um cão de guarda. Ele é corajoso e leal ao tutor, mas sua natureza impede que ele tenha um comportamento desconfiado com estranhos.  

  1. Pode ser criado em apartamentos ou casas pequenas? 

O Deerhound é um cão tranquilo, mas não é a raça mais indicada para morar em apartamentos ou casas pequenas. Ele é um cão que deve viver em uma casa espaçosa, de preferência com um grande quintal cercado. 

  1. A raça apresenta algum problema ao ficar sozinho? 

Como é um cão muito companheiro, o Deerhound não responde muito bem ao ficar algumas horas sozinho. Ele pode acabar desenvolvendo mau comportamento sendo bastante destrutivo.  

  1. Expectativa de vida de um Deerhound ? 

O Deerhound é um cão com uma expectativa de 8 a 11 anos de vida.