A última terça-feira, 11 de abril de 2017, foi o dia de uma grande vitória para os cachorros e gatos de Taiwan, e também de todo o mundo.

Cedendo a uma forte pressão vinda de grupos de defensores de animais, os deputados do Parlamento de Taiwan aprovaram, nesta data, uma emenda na Lei de Proteção aos Animais que proíbe não só o consumo, mas também a compra e a posse de carne de cão ou de gato.

Grande vitória para cães e gatos em Taiwan. (Foto: Reprodução / IESTOÉ / AFP / Arquivos)

A pena para quem descumprir essa lei será o pagamento de uma multa que pode chegar ao valor de 8.200 dólares.

Além disso, a nova emenda na lei também aumentou a penalidade para qualquer pessoa que maltratar, torturar e matar esses animais.

A pena máxima para esses crimes pode ser de prisão de até dois anos e pagamento de multas que podem variar entre R$ 5 mil a R$ 200 mil. A pena vai depender da gravidade de cada caso. Se o responsável pelo crime for reincidente, a pena de prisão aumenta e a multa também pode ficar maior.

Consumo, compra e posse de carne de cão ou de gato serão proibidos em Taiwan. (Foto: Reprodução / Veja / Johannes Eisele/AFP)

A nova lei autoriza ainda a exposição pública dos criminosos que forem condenados pela nova lei. Eles terão seus nomes e fotos divulgados pelo governo.

Esperando sanção da presidente Tsai Ing-wen, conhecida por adorar animais, a nova lei deve entrar em vigor ainda este mês.

Fonte: O Globo / UOL / ISTOÉ