Quando o ser humano vomita é sinal de que algo no organismo não vai bem. E quando um cachorro vomita não é muito diferente. Mas o cachorro vomitando amarelo pode ter várias causas. Veja quais são.

Na maioria dos casos, o “vômito amarelo” acontece quando o animal está muito tempo em jejum, e com isso, o estômago está vazio, sem conteúdo alimentar para acompanhar o vômito.

O vômito sempre indicará um desconforto gástrico, mas pode haver diversos outros motivos que podem levar um cachorro a vomitar, não necessariamente amarelo.

cachorro vomitando amarelo

cachorro vomitando amarelo – Foto: Freepik

Além da falta de alimento no estômago, o cachorro poderá vomitar devido a algo que tenha comido e não tenha lhe feito bem, causando uma intoxicação ou até uma doença que se manifesta dessa forma.

Por isso, para que não pairem dúvidas, é sempre bom observar o aspecto do líquido que o animal expulsa do corpo para arrancar algumas pistas.

Felizmente, cachorro vomitando amarelo é um fato comum e muito fácil de ser solucionado.

Em geral, não é sinal de problema grave de saúde, mas apenas um mal-estar ou problemas no estômago.

Neste artigo, vamos explicar as possíveis razões para o cachorro vomitar amarelo, o que você pode fazer para ajudar e como tratar.

Cachorro vomitando amarelo: o que pode ser

cachorro vomitando amarelo

cachorro vomitando amarelo – Foto: Freepik

Na maioria das vezes, cachorro vomitando amarelo é indicativo de que ele está com o estômago vazio, e por isso, o vômito adquire uma forma de gosma amarelada, composta apenas de saliva e bile, às vezes espumosa, sem conteúdo alimentar.

Já vimos que vomitar causa uma contração no estômago que expulsa todo o seu conteúdo.

Mas antes, o intestino também sofre uma contração que libera a bile, uma substância ácida de cor amarela produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar para ajudar na digestão da gordura dos alimentos e na absorção de nutrientes.

Normalmente, a bile é liberada aos poucos após uma refeição no organismo humano. No entanto, o organismo do cachorro produz esse ácido antes da ingestão do alimento, que com as contrações, acaba sendo liberado dando a cor amarela ao vômito.

Quando o animal fica muito tempo em jejum, ou seja, sem se alimentar, a bile é acumulada, irritando as paredes do estômago e causando o refluxo forçado.

Com isso, temos um cachorro vomitando amarelo, podendo o vômito ser espumoso ou não.

Cachorro vomitando amarelo: pode ser devido ao jejum

É comum a falta de alimento gerar essa irritação gástrica e o cachorro vomitar amarelo logo pela manhã, por ter passado a noite toda sem comer.

cachorro vomitando amarelo

cachorro vomitando amarelo – Foto: Freepik

Nesse caso é apenas uma defesa do organismo para combater esse acúmulo de ácidos no estômago a fim de evitar maiores danos pela permanência desse conteúdo ali.

No entanto, é importante observar a frequência desses vômitos. Cachorro vomitando amarelo apenas de vez em quando pode ser normal para um animal saudável.

Mas, caso o cachorro não esteja se alimentando, deixando o estômago vazio por muito tempo, isso pode indicar outros problemas relacionados à gastrite, ingestão de alimentos inapropriados ou muito rapidamente, e de produtos não alimentares.

Outros problemas do cachorro vomitando amarelo

cachorro tomando remédio

cachorro tomando remédio – foto: Freepik

Veja abaixo as causas mais frequentes que podem indicar outros problemas relacionados à cachorro vomitando amarelo, além do estômago vazio:

  • Mudanças bruscas na dieta;
  • Estresse ou distúrbios de ansiedade canina;
  • Efeitos colaterais de medicações;
  • Infecções parasitárias (Doença do carrapato, lombriga);
  • Intoxicação por alimentos tóxicos, plantas venenosas, produtos ou outros objetos não digeríveis;
  • Doenças hepáticas;
  • Doenças do sistema digestivo (úlceras, gastroenterite, gastrite, pancreatite)
  • Distúrbios gastrointestinais (obstrução intestinal);
  • Doença inflamatória;
  • Alguns tipos de câncer;
  • Alergias e intolerância alimentar.
  • Infecções virais ou bacterianas.

Caso esses vômitos comecem a ser frequentes, ou outro sintoma esteja presente, marque uma visita ao veterinário imediatamente, já que diversos outros problemas podem estar relacionados à isso.

Cachorro vomitando amarelo: sintomas

Cachorro doente, cachorro cansado, cachorro extressado

Cachorro vomitando amarelo pode ser normal, mas devemos ficar atentos aos outros sintomas relacionados. Em geral, o vômito pode ser causado por diversas coisas além da falta de alimento.

Portanto, observar outros sintomas e comportamentos é fundamental para diferenciar um vômito normal e esporádico de reações adversas e mais frequentes relacionadas a outras causas.

Algumas causas podem provocar:

  • vômitos;
  • diarreia crônica;
  • perda de apetite;
  • letargia;
  • mudança no tom da pele (amarelo),
  • alterações nas fezes,
  • febre,
  • salivação excessiva.

Portanto, apenas o fato do cachorro vomitar amarelo não é suficiente. É importante observar todos esses outros sintomas.

Cachorro vomitando amarelo: O que fazer?

Veterinário cachorros, veterinário dog, cachorro no veterinárioCachorro vomitando amarelo apresentando outros sintomas, como os citados acima, devem ser levados imediatamente a um veterinário.

NUNCA tente tratar seu animal em casa, muito menos administre remédios caseiros para um cachorro vomitando amarelo. Isso poderá atrapalhar o tratamento correto e piorar ainda mais o estado do animal.

Algumas doenças relacionadas ao vômito amarelo que apresentam esses sintomas são graves e, quando não tratadas a tempo, pode levar o animal ao óbito.

Na maioria dos casos, o veterinário saberá como determinar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Exames de imagem, como ultrassom ou raio-x, podem ajudar no diagnóstico. E o tratamento é feito de acordo com a causa do problema.

Caso a causa do cachorro vomitando amarelo seja apenas por “estômago vazio”, o veterinário indicará uma melhor forma de alimentá-lo.

No caso de algum distúrbio gastrointestinal ou outras doenças, ele poderá prescrever medicamentos e outros tratamentos para tratar a causa.

Cachorro vomitando amarelo: Como aliviar o problema?

cão doente deitado no chão

Cão doente deitado no chão – Foto: Freepik

Ao identificar o cachorro vomitando amarelo por motivos mais simples, que não sejam as doenças mais graves citadas acima, saiba como agir imediatamente para confortar o seu animal de estimação.

1. Ajude-o a expulsar o desconforto

Caso ele tenha comido algo que tenha lhe caído mal, ajude-o a expulsar o que ele tem no estômago para evitar irritá-lo ainda mais.

Não alimente o cachorro por 12 horas, em seguida dê apenas 1/8 da quantidade de comida de costume.

Caso ele não recuse, vá aumentando pouco a pouco a quantidade de comida durante dois ou três dias até que passe a comer a quantidade normal que estava habituado.

2. Fracione as refeições

Reduza o tempo entre as refeições e divida elas em várias porções menores ao longo do dia na quantidade de ração recomendada pelo veterinário, a fim de evitar que ele fique de estômago vazio e vomite bile.

Cachorro comendo ração

Cachorro comendo ração – Foto: Freepik

Lembre-se que a quantidade total de alimento deve continuar igual, apenas dividida em duas ou três porções. Não se deve dar uma grande quantidade de ração apenas uma vez ao dia.

3. Ensine-o a comer devagar

Se o seu cachorro costuma comer com sofreguidão, sempre engasgando, mastigando mal.

Se possível, compre recipientes pequeno, que sejam divididos ou que tenham dosadores que dificultem o consumo da ração de uma vez só. Isso irá forçá-lo a aprender a comer mais devagar.

4. Mantenha o cachorro hidratado

Cachorros hidratados, cachorro bebendo água, cachorro hidratação

Depois de vomitar, o cachorro fica desidratado, por isso ofereça água em abundância à ele e lembre-se de trocá-la com frequência.

Controle a quantidade a cada hora. Se ele tiver dificuldade de ingerir líquido, ofereça cubinhos de gelo, vai saciar também a vontade de mastigar.

Para repor líquidos, existem bebidas isotônicas ou carbonadas, que contêm açúcares e isótopos necessários ao organismo que ajudam na recuperação do animal.

Mas, consulte o seu veterinário antes sobre a quantidade desses líquidos.

Tentar dar água de coco ou água gelada, além de soro caseiro (se ele se recusar a beber, use uma seringa).

Existem opções de soro industrializado vendidos em farmácias, supermercados e petshops.

Como fazer soro caseiro para cachorro

Caso queira fazer o seu próprio soro caseiro, segue a receita:

  1. Para 1 copo de 200 ml, misture 1 litro de água mineral natural,
  2. Em seguida, adicione 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio a um suco de meio limão.

A receita é fácil e prática, e não apresenta riscos para o cachorro, no entanto, consulte o seu veterinário antes de dar qualquer coisa ao cachorro.

5. Faça companhia ao cachorro

Cachorro tem depressão

Nada deixa o cachorro mais feliz que a companhia do seu dono. Tente animá-lo ao máximo, mas respeite as condições físicas dele do momento.

Não deixe de brincar, passear e interagir com ele. Isso vai evitar o estresse e a ansiedade dele, que acabam promovendo as reações de vômito no cachorro.

6. Não dê alimentos inapropriados ao cachorro

Eu sei que pra muita gente é difícil não oferecer uma guloseima aqui, um biscoitinho ali, pedacinho disso ou daquilo.

Mas o cachorro possui uma digestão diferente da nossa, e certos alimentos humanos podem ser muitos tóxicos, irritar o estômago e até causar alergias.

Portanto, não dê alimentos inapropriados à ele para evitar a intoxicação. Da mesma forma, não deixe que ele coma objetos, terra, plantas tóxicas e areia.

7. Observe o comportamento dele

Além de ficar atenta a coloração do vômito do cachorro, observe se ele está salivando muito ou apresentando outros sintomas como náusea, cansaço, febre, entre outros.

verruga em cachorro

Cachorro sorrindo – Foto: Freepik

Ele pode também comer grama ou mato. Se isso acontecer, deixe que coma, desde que não seja uma planta tóxica. Em seguida, observe se ele vomita novamente e qual o aspecto do vômito.

Em geral, depois de comer essas plantas, o cachorro vomita quase que elas inteiras, com um pouco de bile do estômago.

Às vezes, isso significa que ele está melhorando, mas fique de olho. Se o conteúdo líquido do vômito mudar para verde ao invés de amarelo, leve-o ao veterinário.

8. Leve ao veterinário

Não deixe de procurar pelo médico veterinário aos primeiros sinais de outros sintomas além do cachorro vomitando amarelo.

Veterinário examinando cachorro

Veterinário examinando cachorro – Foto: Freepik

Várias doenças, como a gastrite e outros distúrbios digestivos são muito mais fáceis de tratar quando descobertos logo no início. Além disso, se o cachorro vomitando amarelo persistir, reúna todas as informações para a consulta. Por exemplo:

  • Quando foi o primeiro vômito;
  • Há quanto tempo está vomitando;
  • Qual a frequência, quantidade de vezes;
  • Foi a primeira vez ou já teve outros episódios como esse?;
  • Quais os hábitos dele na casa;
  • O que o cachorro comeu;
  • Quais outros sintomas relacionados;
  • Medicações;
  • Histórico médico de doenças, entre outras.

O que é vômito?

O vômito ou êmese é o ato de expulsar um conteúdo gástrico pela boca. Ao mesmo tempo, é um sinal ou sintoma bastante desagradável que assusta.

Enquanto vomitar é uma resposta do organismo a inúmeras causas, vomitar pode ser positivo.

O vômito é a resposta a uma contração forçada do estômago que empurra o seu conteúdo pelo esôfago e para fora da boca, impulsionada pela contração do intestino.

Cachorro vomitando

Cachorro vomitando – Foto: Freepik

O objetivo do vômito é esvaziar o estômago, a fim de aliviar o desconforto na região, mesmo que temporariamente.

Em geral, o conteúdo vomitado reflete aquilo que foi ingerido recentemente, e por isso traz fragmentos de alimentos e líquidos.

Assim, o lado positivo disso é entender que o organismo está tentando expulsar algo que está lhe fazendo mal e que devemos ficar atentos.

A sua cor vai depender do que foi ingerido, como por exemplo, quando há sangue misturado ao vômito, ele é vermelho (hematêmese).

Porém, se o sangue tiver sido parcialmente digerido, o vômito será parecido com borra de café. No caso do estômago vazio, em geral, o vômito é pura bile (substância que auxilia na digestão), adquirindo uma cor amarelada de gosto amargo.

Diferença entre vomitar e regurgitar

Para entender melhor, precisamos saber diferenciar a ação de vomitar em relação a regurgitar. Ambos são a passagem de conteúdo do estômago para a boca.

Mas, ao contrário do vômito, que é um reflexo voluntário forçado de rejeição do estômago em resposta a toxinas, regurgitar é um processo normal e involuntário, sem esforço e sem ejeção do conteúdo alimentar.

cachorro vomitando sangue 2

Cachorro vomitando sangue – Foto: Freepik

Às vezes, o animal ingere os alimentos muito rapidamente, sem mastigar corretamente o alimento para que ele possa passar pelo esôfago e ir para o estômago para ser digerido.

Em contrapartida, o esôfago gera uma contração que expele o alimento pela boca.

Portanto, a regurgitação é um refluxo de alimento do esôfago ou do estômago como defesa do organismo com relação aos alimentos que foram mal mastigados, que voltam na expectativa de serem mastigados, triturados e moídos novamente para serem melhor digeridos.

Na prática, regurgitar é “voltar” o alimento pela boca sem perceber.

Cachorro vomitando amarelo: Como evitar?

Cachorro Vomitando Amarelo, cachorro doente

Seja qual for o mal, a melhor tratamento é a prevenção. Portanto, para evitar que o seu cachorro volte a vomitar, seja por falta de alimento, indigestão ou outras causas, o melhor a fazer é manter uma dieta adequada ao seu animal, no tempo e nas proporções certas.

Evite que ele coma plantas tóxicas ou qualquer outra que pode conter pesticidas. Da mesma forma, evite dar à ele comida humana, mesmo sobras.

O problema nem é tanto a comida, mas o fato dele depois ir procurar esse tipo de alimento no lixo, já que se acostumou com o cheiro e sabor diferente.

Por fim, mantenha hábitos saudáveis, como mantê-lo sempre bem alimentado, vacinado, estimulado com passeios e exercícios e limpo, assim como o seu ambiente.

Dessa forma, além de evitar um cachorro vomitando amarelo, você vai evitar também um cachorro doente!

Veja também: 5 erros que veterinários apontam que cometemos com nossos animais de estimação.