O adestramento de cães idosos é uma tarefa que não precisa ser complicada. Na verdade, há poucos motivos para não fazer! Um cão idoso, por mais que possa ter limitações físicas se comparado com um cão jovem, pode sim ter a sua mente reorganizada para aprender novos e bons métodos de conduta. Tudo que você precisa fazer é entender de fato como anda a saúde do animal e encontrar um profissional especializado. Veja algumas dicas para que este processo seja mais simples. Acompanhe o texto.

Adestramento de cães idosos

Que o adestramento de cachorro é importante, você já sabe. Muitos tutores optam por este processo ainda quando o cão é jovem ou filhote. Este é um dos melhores momentos para criar hábitos saudáveis e desenvolver um comportamento muito mais equilibrado. No entanto, o que pouca gente sabe (ou imagina), é que o adestramento de cães idosos também pode acontecer, desde que feito de uma forma pensada e personalizada. Afinal, cada raça será única.

bons hábitos

Foto: Freepik

Desta forma, é importante entender que por mais que o cão seja idoso, ele continua tendo lapsos de memória suficientes para criar hábitos mais saudáveis com relação ao comportamento. Conforme mencionamos na introdução deste texto, é claro que vai haver diferença e algumas dificuldades aparecerão se comparado ao adestramento de um filhote. Afinal, um cão mais velho já passou por muitas situações e poderá ser difícil assimilar algumas coisas. Mas é plenamente possível!

Eles nunca serão velhos demais

Por mais que um cão idoso possa apresentar uma série de dificuldades e limitações, eles nunca serão velhos demais para aprender algo. Na verdade, é até positivo que eles aprendam algo novo constantemente e exercitem o cérebro. Pois como sabemos, o cérebro é um músculo e precisa de estímulos (treino) para manter-se em forma! E este treino pode ser em forma de aprendizado.

Além do mais, é muito benéfico o adestramento de cães idosos no sentido de dificultar o aparecimento de alzheimer. Pois acredite, esta doença afeta também nossos companheiros caninos. O que é muito triste, pois assim como no ser humano, a doença vai degradando aos poucos a memória, até chegar um momento que é irreversível. E neste caso, a demência em cães também faz-se presente e o cão começa a não lembrar mais dos brinquedos, do local da ração, dos cômodos da casa, etc.

Assim sendo, é muito importante estimular sempre o cérebro do cachorro para que ele mantenha-se saudável por mais tempo. E o adestramento pode sim fazer parte deste processo, uma vez que de maneira adequada. Aprender novos hábitos pode parecer difícil, mas o cão aprende. E isto poderá proporcionar muito mais qualidade de vida nesta idade que pode ser complicada.

adestramento de cães idosos

Foto: Freepik

Os vícios que precisarão ser tirados

Para que o adestramento de cães idosos surta efeito, obviamente, muitos vícios precisarão ser retirados. Esta é a parte mais complicada de todo o processo, visto que um cachorro que já viveu muitas experiências e já tem muitos anos de vida, sempre vai ter os famosos vícios de rotina. Por isso, o mais indicado é que você conte com um especialista no assunto para que o projeto avance de uma forma equilibrada e que não afete o cachorro negativamente.

Não é fácil tirar um vício. Nós humanos sabemos muito bem disso. Os hábitos já criados são difíceis de serem deixados de lado e a criação de novos hábitos geralmente envolve dor (física ou mental). E nós odiamos isso! Ou pelo menos, a maioria das pessoas. No entanto, muitas vezes é preciso. E o mesmo acontece com os cães. Manias e hábitos impregnados podem ser difíceis de serem retirados e muitas vezes pode levar mais tempo do que o normal.

Esta é uma das formas que mais entendemos o real motivo de adestrar enquanto filhote é a melhor opção. A facilidade em criar hábitos e rotinas em um cão que ainda não viveu muita coisa é mais fácil. Mas isso não significa que um cachorro mais velho não possa aprender. Eles podem! Mas precisa ser da forma certa e o processo precisa ser construído para que eles possam compreender. Ou seja, qualquer método não irá funcionar. E neste caso, contar com ajuda especializada é indispensável.

cachorro idoso

Foto: Freepik

As vantagens do adestramento de cães idosos

Sabemos que só há vantagens no adestramento. Seja de um idoso ou de um filhote. No entanto, é preciso entender que este processo pode ser demorado e nem sempre será feito em uma linha reta. Percalços podem ocorrer e a desistência é iminente. E é justamente por isso que você deve sempre lembrar das reais vantagens do processo. É importante entender que no longo prazo, um adestramento pode deixar o cachorro muito mais feliz e tranquilo.

Por exemplo, um cão idoso que tiver qualquer tipo de costume maléfico para a saúde, pode ser melhorado com treinamentos específicos. E isto é muito bom, pois você e o cão poderão viver com muito mais tranquilidade. Por exemplo, um cachorro obeso que não tem hábitos saudáveis pode facilmente contrair doenças graves. E o adestramento pode ajudar a deixar a situação melhor, pois ele aprenderá a comer, aprenderá que exercícios são importantes e, consequentemente, será mais feliz.

adestramento de cães idosos

Foto: Freepik

Nunca deixe de fazer consultas regulares a um veterinário

O veterinário é indispensável. E você como um bom tutor sabe disso. No caso do adestramento de cães idosos é ainda mais importante por diversos motivos. E o principal deles é manter a saúde em dia. Um cachorro que é submetido a treinamentos intensivos sem ter um aval médico profissional pode não resistir. Por exemplo, o cão pode ter problemas cardíacos e você somente descobrir em um adestramento. O que é péssimo, pois você terá de remediar uma situação que poderia ser evitada com uma simples consulta.

O veterinário poderá sempre manter uma avaliação do animal para que os processos de novos hábitos corram de uma forma correta. Além disso, ele poderá recomendar dosagens de suplementos ou outras substâncias que ajudem o cachorro a se desenvolver de uma forma mais saudável durante o processo. Boa sorte!