Cachorro mordendo a guia em uma caminhada é uma situação bem chata que pode deixar o tutor irritado e fazê-lo desistir dos passeios com o animal.

Mas o que se deve saber é que esses comportamentos surgem a partir do momento em que se manifestam problemas na educação do pet e tédio.

Felizmente, existem formas de se corrigir isso, bastam algumas mudanças de rotina e um pouco de paciência.

Mas antes é preciso compreender exatamente o que está acontecendo para buscar soluções adequadas em cada caso.

focinho do cachorro

Cão na guia – Foto: Freepik

Então, continue lendo este texto para entender mais sobre o porque o cachorro está mordendo a coleira durante uma caminhada. Daremos também algumas dicas sobre o que fazer. Então, vamos lá!

O que é mais importante se o cachorro está mordendo a guia na caminhada

Passear com os cachorros com frequência é extremamente importante para a saúde física e emocional dos animais.

As caminhadas contribuem com o processo de socialização e são capazes de diminuir os npiveis de ansiedade.

Assim, um cão que caminha diariamente é muito mais feliz e tranquilo do que os animais que ficam apenas presos.

No entanto, é bem comum que os cães tenham comportamentos estranho e indesejáveis quando saem de casa.

Morder a guia, puxar, rosnar para as pessoas e latir em excesso são alguns dos mais comuns e, é preciso evitar que tudo isso aconteça.

sinais de que o cachorro precisa passear mais

Cão na guia para passear – Foto: Freepik

No caso de um cachorro mordendo a guia durante a caminhada, geralmente o animal fica tão preocupado em morder a coleira que ele nem se dá conta dos demais estímulos que existem ao seu redor.

Mesmo que o seu cachorro não faça isso o tempo todo durante os passeios, a situação pode ser bastante desconfortável e deixar o tutor bastante irritado.

Além disso, quando o pet tem esse comportamento, em pouco tempo você precisará repor a guia.

Diante dessas questões, é comum que os tutores desistam dos passeios com o tempo, pois parece que tirar este hábito do animal é algo realmente impossível de se conseguir.

Se você tem um cachorro que fica mordendo a guia durante a caminhada, saiba que ainda há esperança para salvar os passeios de vocês.

Motivos que levam o cachorro a morder a guia

Se você tem um cachorro que fica mordendo a coleira na caminhada, precisa antes de mais nada entender o que pode estar acontecendo com ele.

Na maioria das vezes este comportamento indica que o pet está excessivamente excitado. Isso pode acontecer porque nos passeios o cão recebe uma série de estímulos ambientais.

O momento é excelente para o animal interagir com o meio, sobretudo utilizando o sentido do olfato.

como é o treinamento de um cão-guia

Deficiente visual caminhando com o seu cão-guia no parque. Foto: Freepik

Ao saírem de casa, os cachorros têm uma válvula de escape para o estresse e ansiedade que acumulam no dia a dia.

Muitas vezes, o que acontece é que esse acúmulo de energia é tão grande que o cachorro não consegue se controlar e acaba agitado demais.

Então, é importantíssimo que quando você for passear com o seu cachorro, ele esteja bem tranquilo e calmo.

O ideal é que ele seja capaz de controlar as suas emoções, segurando toda essa excitação para sair de casa.

Sendo assim, antes de levar o seu pet para um passeio, certifique-se de que ele esteja calmo. Infelizmente, não basta que ele consiga se sentar ou esperar.

Mas ele deve aprender realmente a controlar a sua ansiedade e acalmar os ânimos. O mais adequado é que o animal aprenda que se ele não se mantiver calmo, não vai poder sair para passear.

Cachorro mordendo a guia

Homem cego caminhando com o seu cão-guia. Foto: Freepik

Existe ainda uma outra situação, que pode ser de certa forma mais preocupante, que é a dos cachorros que mordem a guia porque querem sair correndo e fugir.

Isso acontece com certa frequência em cachorros medrosos, quando eles percebem que alguma ameaça se aproxima.

Os motivos variam desde um cachorro vindo na direção do animal, até um barulho mais alto ou, a própria situação de estar fora do seu ambiente de costume.

Muitos cães mordem a guia e conseguem soltá-la quando o tutor não consegue compreender as emoções do animal e ajuda-lo de alguma maneira.

Essa é uma situação que vai bem além de ser apenas desagradável. Na verdade, ela é extremamente perigosa para o animal, uma vez que ele pode se perder ou ser atropelado ao se soltar da sua guia.

Atitudes que podem ajudar a diminuir o comportamento

Cachorro mordendo a guia

Homem cego caminhando na rua com o seu cão-guia. Foto: Freepik

Se o seu cachorro vive mordendo a guia enquanto caminha, está na hora de buscar uma solução.

Depois de refletir sobre as possíveis causas desse problema, você pode mudar algumas coisinhas que podem ajudar com isso.

Lembre-se de que se um cachorro morde a guia, isso geralmente acontece porque o animal se encontra agitado e precisa liberar o seu estresse. Veja a seguir algumas dicas:

Estimule o olfato e faça exercícios mentais com o cão

Por mais que os exercícios físicos tenham a capacidade de deixar o corpo cansado, as atividades mentais podem ser mais cansativas.

E não há uma forma melhor para se trabalhar a mente de um cão do que estimulando o seu olfato.

Sendo assim, procure propor exercícios em que o animal tenha que se manter concentrado e possa trabalhar o seu sentido mais apurado.

Inclusive, antes dos passeios você pode propor atividades deste tipo para diminuir um pouco os níveis de agitação do pet.

Cachorro mordendo a guia

Cão guia deitado no gramado. Foto: Freepik

Os jogos que estimulam o olfato com certeza poderão deixar as caminhadas mais prazerosas para pet e tutor.

Ademais, o animal se preocupará com os estímulos olfativos presentes nos ambientes e vai se desconcentrar em relação a ficar puxando a guia sem parar.

Quando ele perceber que tem uma infinidade de cheiros para descobrir, não vai querer perder tempo roendo a coleira.

Acostume-o a passear

Uma das melhores maneiras de ensinar o seu pet a se comportar durante as caminhadas, é justamente o acostumando a fazer isso com frequência.

O cão que sai de casa diariamente tende a se comportar bem melhor em relação aos que costumam dar voltas esporádicas apenas.

Uma coisa bem importante é que quando forem sair, o animal deve aprender a respeitar a hora da saída.

Você pode treiná-lo a sair apenas quando você permitir. Faça alguns testes de deixa-lo para dentro de casa e, manda-lo esperar. Então, o cão deve vir somente quando você o chamar.

Lembre-se de que o reforço positivo é essencial em todos os treinamentos. Portanto. você deve recompensar o animal sempre que ele conseguir esperar pacientemente pelo seu chamado.

É importantíssimo que seu amiguinho peludo consiga controlar os seus impulsos na hora de sair de casa, acalmando-se antes.

Não fale em excesso enquanto caminham

Um dos maiores erros dos tutores é dar ordens continuamente durante um passeio. Isso porque no fim o cachorro pode acabar ignorando completamente o que você diz.

Mais importante do que falar é aprender a conduzir o pet com a guia. Dessa maneira é possível direcionar ele de acordo com a necessidade.

E sempre que você achar que ele está muito disperso, ou quando o cachorro estiver mordendo a coleira, pode tracionar a guia levemente para que ele entenda que deve parar.

Tenha cuidado para não fazer o animal entrar em um ciclo de estresse. Isso pode acontecer se você puxar a guia com força ou ficar gritando com o cão.

Cachorro mordendo a coleira: faça mudanças nos passeios

Um cachorro mordendo a coleira em uma caminhada pode ser um verdadeiro tormento. Então, a seguir você verá algumas dicas específicas para colocar em prática durante os passeios.

Com treinamentos simples é possível transformar o cãozinho na sua melhor companhia para as caminhadas diárias.

Seja proativo e lidere o passeio

A primeira dica parece até ser meio banal, mas acredite: ela é de extrema importância para evitar ter um cachorro mordendo a coleira em uma caminhada.

Não há nenhuma necessidade de maltratar o animal ou ser rude com ele, mas você precisa mostrar que está no controle da situação.

Para isso, não espere que o cão comece a puxar a guia. Você pode direcionar o animal de acordo com as necessidades.

Uma boa dica para treinar o cachorro a andar direitinho é pedir que ele olhe na sua direção. Então, somente quando estiver concentrado e calmo vocês começam a andar.

A ideia aqui é iniciar com trechos pequenos, permitindo que o animal mantenha o foco. Com o tempo é possível aumentar lentamente as distâncias.

Recompense o seu pet

Quando estiver realmente treinando o animal, pode recompensar ele pelo bom comportamento e tranquilidade.

Tenha em mente que o cão deve caminhar ao seu lado, realmente te acompanhando e, não ser limitado pelo comprimento da guia.

Sempre que perceber que ele está caminhando relaxado ao seu lado, pode recompensar com petiscos.

Para deixar tudo ainda mais interessante, você pode incluir comandos variados como senta e deita, além de estimular o contato visual.

Proponha trocas quando o cachorro estiver mordendo a coleira

Quando o cachorro está mordendo a coleira em uma caminhada, pode ser que ele simplesmente ache isso divertido.

Se você perceber que o seu pet realmente gosta dessa situação, procure dar ordens a ele, mostrando que pode ser bem mais legal fazer aquilo que você pede.

Então, quando ele morder a guia, peça a ele que a solte e, ofereça recompensas por isso. A forma mais simples é dar um petisco ao cão que se comportar.

Ofereça um brinquedo na forma de correia ao animal

Se o seu cachorro anda mordendo a coleira na hora do passeio, uma ótima ideia pode ser dar a ele uma correia ou cordão com o qual ele realmente possa brincar.

Você pode brincar de puxar a corda e, isso deve sanar a necessidade que o cachorro tem de morder ou puxar algo.

Mas lembre-se de oferecer esse tipo de brinquedo apenas em casa. E se achar que consegue, que tal ensinar o cão a soltar?

Assim quando ele estiver mordendo a coleira em uma caminhada, você vai conseguir fazer ele parar.

O que fazer se o cachorro puxa a guia no passeio?

Além de ter problemas com o cachorro mordendo a coleira em uma caminhada, pode ser que o seu animalzinho puxe a guia com força.

Essa é uma situação bem comum que também costuma fazer com que os tutores definitivamente desistam de passar bons momentos com os seus animais.

Quando isso acontece, é preciso mudar algumas coisas, sobretudo a postura do tutor em relação ao animal, que deve ser mais enfática.

Veja algumas dicas para deixar o cão mais calmo durante as saídas de casa:

Não agite o seu cachorro

Independentemente se o cachorro está mordendo a coleira em uma caminhada ou se ele está puxando a guia, agitá-lo e deixa-lo muito animado pode atrapalhar.

Se você tem um animal ansioso, que já tem tendência a ficar agitado demais na hora da saída, evite fazer brincadeiras ou ficar estimulando essa alegria excessiva.

Deixe-o cansado antes de sair

Se o seu pet está muito ansioso na hora de sair de casa, provavelmente ele tem um acúmulo de energia.

E uma ótima maneira de diminuir isso é fazendo com que ele brinque antes do passeio. Experimente jogar algum objeto de que ele goste muito algumas vezes e mandar ele buscar.

Bolinhas funcionam muito bem nessa hora, uma vez que o cão vai querer correr atrás do brinquedo, extravasando um pouco dessa energia reprimida.

Faça passeios frequentes

Tenha em mente que quanto menos você sair com o seu cão, mais ansioso ele vai ficar nos passeios.

Sendo assim, procure sair com o seu amiguinho pelo menos três vezes por semana e verá como com o tempo ele vai ficar mais calmo e puxará bem menos a coleira.

Se você achar que está sem tempo o suficiente para isso, pense em contratar um serviço de passeador canino.

Conclusão

Passear é uma ótima maneira de manter o corpo e a mente saudáveis e, isso vale para os animais e para os tutores.

No entanto, ter um cachorro mordendo a coleira em uma caminhada ou puxando a guia sem parar faz tudo ficar muito chato.

Mas agora você já sabe como evitar e corrigir esses comportamentos, não é mesmo?

Veja também nosso artigo sobre Cão-Guia.