Talvez você volte para casa após um longo dia de trabalho e ao olhar para baixo você vê dois olhos grandes e emocionantes olhando diretamente para você. E aí você se pergunta: por que meu cachorro está me encarando?

É engraçado saber que você está sendo observado. É ainda mais estranho perceber que seu próprio cachorro está olhando para você enquanto você está fazendo as coisas.

Embora você conheça seu cachorro, ainda assim é estranho o cachorro ficar encarando. Mas existem alguns motivos para isso! Vamos descobrir!

1 – O cachorro quer algo

husky olhando

Husky observando – Foto: Freepik

Quando você come, seu cachorro olha para você com expectativa? Se for isso, ele está apenas esperando a comida cair no chão ou você dar na boca dele.

Infelizmente, esse comportamento geralmente pode ser aprendido. Se você dá a seu cão uma guloseima ou outro alimento durante as suas refeições, ele aprende a esperar a mesma recompensa toda vez que você comer.

2 – O cachorro está me encarando porque quer carinho

Akita Inu

Akita Inu. Fonte: Freepik

O amor incondicional por um cachorro costuma ser irresistível. Quando um vínculo emocional estreito se desenvolve entre o cão e os pais do animal, o cão às vezes usa o olhar para mostrar afeto.

Com um olhar afetuoso, o cão terá uma expressão gentil. Na verdade, estudos mostraram que um olhar gentil entre um cão e um humano aumenta os níveis de oxitocina, comumente chamada de “hormônio do amor”.

3 – Lendo expressões faciais

Os cães são excelentes para ler e interpretar as expressões faciais humanas. Seu cão pode olhar para você para ler sua expressão facial e decidir o que fazer a seguir.

Por exemplo, se seu rosto estiver preocupado, seu cão pode decidir se aconchegar em você para tentar confortá-lo.

4 – Demonstração de agressão

cachorro está me encarando

Cão agressivo – Foto: Freepik

É aí que a aparência de cachorrinho se torna um problema. Se o seu cão estiver de posse de um objeto, como um brinquedo ou uma tigela de comida, ele ficará olhando para você e rosnará, avisando-o para recuar.

Se o seu cachorro está olhando para você tão atentamente, recue devagar e não continue olhando.

Atitudes agressivas sinalizam um problema de comportamento. Consulte o veterinário ou especialista em comportamento veterinário para resolver esse problema.

Mas em geral, o olhar do cão é bom e transmite sinais positivos entre cães e humanos. Se o olhar do seu cão significar agressão, é hora de procurar a ajuda profissional de um veterinário e de um especialista em comportamento canino.

5 – O cachorro está me encarando porque está confuso

cachorro está me encarando

Pastor Alemão. Fonte: Portal do Dog

Os cães que olham fixamente enquanto treinam, especialmente aqueles com uma cabeça inclinada, provavelmente ficam um pouco confusos.

Seu cão está tentando descobrir o que você quer – tanto quanto você está tentando descobrir o que ele quer! Seria muito mais fácil se todos falássemos a mesma língua.

Se você perceber que seu cão está olhando para você quando você pede a ele para fazer algo, é hora de parar um pouco e encontrar uma maneira de se comunicar com mais clareza.

6 – O cachorro está me encarando porque está tenso

O cão tem uma aparência completamente diferente. Este é um dos muitos avisos de mordidas de cachorro. Curiosamente, muitos cães também desviam o olhar antes de morder.

Se você estiver acariciando seu cão, ou quando estiver se aproximando de um brinquedo, comida, caixa ou cama de um cão quando ele se vira e olha diretamente para você, recue.

Cachorro me encara na hora do treinamento

cachorro está me encarando

Golden Retriever. Fonte: Freepik

Se o seu cão olha para você durante o treinamento, é um ótimo sinal! Quando seu cão está constantemente olhando para você durante o treinamento, significa que ele está prestando atenção em você.

O contato visual com os cães desempenha um papel fundamental em seu treinamento, especialmente se você estiver treinando um cão surdo.

Antes de iniciar o treinamento do cão e ao dar a seu cão um novo comando ou tarefa, você deve se certificar de que seu cão está atento e focado neste treinamento.

Uma das melhores maneiras de saber se seu cão está prestando atenção é manter contato visual com ele.

E o que fazer quando o cachorro está com ‘olhar distante’

cachorro está me encarando

Cão deitado – Foto: Freepik

Você já se perguntou: “Por que meu cachorro não está olhando para nada?”

Existem muitas razões pelas quais seu cão pode estar olhando para longe. Algumas dessas razões estão relacionadas ao comportamento natural dos cães, enquanto outras são um pouco mais complicadas:

  • Instinto: os cães tem uma audição incrível, o que pode explicar por que um cão está olhando para uma parede ou para o espaço. Portanto, um dos motivos mais comuns pelos quais seu cão fica olhando para o espaço pode ser porque ele vê ou ouve algo que você não está vendo.
  • Demência em cães (síndrome da disfunção cognitiva canina): Esta condição, semelhante à doença de Alzheimer, ocorre quando um cão sofre alterações no funcionamento de seu cérebro. Por sua vez, o cão apresentará sintomas de distúrbios neurológicos. Você pode notar que esse sintoma piora com o tempo.
  • Transtornos Compulsivos em Cães: Os cães, assim como os humanos, podem sofrer de vários problemas comportamentais. Se você notar tais distúrbios em seu cão, deve entrar em contato com um especialista.