Como escolher o cachorro perfeito é um dos maiores questionamentos de quem está em busca de um novo amiguinho.

Sem dúvidas, a personalidade do animal é o aspecto mais importante a considerar, uma vez que ela deve estar de acordo com o estilo de vida e características do tutor.

É muito importante refletir antes sobre o que você espera de um animal de estimação e, ter todo o cuidado para que isso realmente combine com o pet escolhido.

Um animal que consegue se adaptar a toda a família tem mais chances de ser feliz ao longo da sua vida e, evitam-se frustrações para todos.

cachorro na cama

Cachorro na cama – Foto: Freepik

Se você estiver buscando por um novo amiguinho, podemos te ajudar com isso fornecendo várias dicas fundamentais.

Continue lendo este post para descobrir como escolher o cachorro perfeito. Vamos lá!

Como escolher o cachorro perfeito? O que considerar?

Existem algumas dicas que são fundamentais sobre como escolher o cachorro perfeito e, antes de mais nada é importante refletir sobre qual é o seu estilo de vida.

Pense se você é uma pessoa ativa, que pratica atividades físicas com frequência ou se prefere ficar em casa e aproveitar para assistir um filme ou ler um livro.

Pense também sobre as características da sua casa, se tem espaço, quintal ao ar livre ou se você mora em um apartamento pequeno.

cachorro grande em apartamento

Criança com seu cão – Foto: Freepik

É importante levar em consideração o perfil de todos os membros da família, pensando sobre a idade e personalidade.

Saber quanto tempo cada um fica em casa durante o dia também pode interferir na escolha do cachorro perfeito.

Com esses questionamentos fica bem mais fácil determinar se você prefere ter um cão de raça grande, pequena, que seja mais ou menos brincalhão e que seja companheiro de dentro de casa ou cachorro de guarda.

Outros fatores para a escolha do animal ideal

Depois de refletir sobre as questões sobre as quais comentamos acima, você estará pronto para partir para os próximos passos e definir qual é o cachorro perfeito.

Raça: pedigree, mestiço ou cruza?

Atualmente, no mundo existem pelo menos duzentas raças de cachorros reconhecidas. Mas se você pensar em todos os cruzamentos que existem, são inúmeros tipos com características bem variadas.

Mas para simplificar isso e, se você está procurando pelo seu primeiro cachorro de estimação, pense apenas em escolher entre um animal com pedigree, cruza ou mestiço. Analise cada um a seguir.

Pedigree

Cachorro no home office

Cão no colo – Foto: Freepik

O maior benefício de se escolher um animal com pedigree é que de certa forma é possível prever o seu comportamento e personalidade.

Os cruzamentos feitos em canis levam em conta as características dos pais, o que resulta em animais mais estáveis e “padronizados”.

Isso vale para o perfil comportamental e, para as características físicas.

Você poderá saber antes de comprar o animal, como será a sua aparência, personalidade e, até mesmo quais são as doenças que se desenvolvem com mais frequência.

Cruzamentos também são previsíveis

características do whippet

Whippet no jardim – Foto: Freepik

Os cruzamentos também são previsíveis de certa maneira, sobretudo quando se conhece os pais ou, pelo menos é possível determinar a qual raça eles pertencem.

O problema é que nem sempre o cruzamento leva a uma prole que tenha as características de um dos pais. E aí que entra a imprevisibilidade.

Cães mestiços

Vulgarmente conhecidos como vira latas, os mestiços geralmente são provenientes de cruzamentos ao acaso, de animais que muitas vezes também não têm uma raça definida.

Muitas vezes é possível reconhecer os traços de algumas raças nesses animais, mas também pode ser que não se consiga identificar nenhuma em específico.

Por mais que quando filhote seja difícil prever a personalidade do animal, a grande vantagem é que os genes se misturam muito mais, de modo que esses animais não sofrem tanto com doenças hereditárias.

Como escolher o cachorro perfeito: filhote ou adulto?

cachorro lambendo a pata

Cão lambendo a pata – Foto: Freepik

Sem dúvidas, os cachorros filhotes são extremamente atraentes e, é difícil resistir à carinha que eles fazem ao olharem para as pessoas.

Por mais que eles sejam fofos e irresistíveis, nem sempre um filhote é a escolha certa. Existem muitos casos em que os animais adultos são a melhor opção.

Os filhotinhos são lindos, mas têm muita energia e sentem a necessidade de explorar o ambiente o tempo todo.

Por isso, é preciso ter muita paciência com eles, além de dedicação e tempo para o adestramento.

Sem dúvidas, se você tiver uma conduta adequada com o animalzinho, poderá lapidar os seus comportamentos e transformar ele em uma obra de arte.

Essa troca de conhecimentos entre tutor e animal é algo que pode aproximar os dois, fortalecendo a relação, o que é ótimo.

Por outro lado, os cães adultos geralmente são mais tranquilos e já possuem a personalidade praticamente formada.

poodle

Poodle – Foto: Freepik

Isso é ótimo porque você não terá tanto trabalho com o animal. Apenas precisará adaptar ele ao seu estilo de vida e, ir lapidando os treinamentos.

É importante dizer que os animais mais velhos também conseguem aprender muitas coisas. No entanto, é preciso ter cuidado com alguns animais que chegam traumatizados.

Nesses casos, é preciso buscar ajuda especializada para ressocializar o cão. Com amor, tempo e paciência esse animal também pode se tornar o cachorro perfeito.

Cachorro perfeito: macho ou fêmea?

Mais uma das questões essenciais para se definir qual é o cachorro perfeito, é a escolha de um macho ou fêmea.

Antes de falar sobre isso, é importante você ter em mente que existem algumas observações, mas a escolha é mais pessoal.

Muitos tutores acreditam que no geral as fêmeas são mais estáveis e fáceis de treinar, além de serem mais carinhosas.

alabai

Alabai – Fonte: Freepik

Os machos seriam mais independentes, distantes e, até mesmo agressivos. E isso vale até mesmo para os animais castrados.

Independentemente do sexo escolhido, os animais não castrados podem apresentar problemas. Muitas vezes é difícil manter o controle sobre esses animais.

Mas isso depende bem mais da personalidade do animal e na dedicação do tutor no seu treinamento.

De qualquer forma, no caso de animais que não serão usados na reprodução, aconselha-se a castração para evitar problemas de agressividade, gravidez indesejada, gravidez psicológica e alguns problemas de saúde importantes.

Adotar ou comprar?

Uma das principais considerações sobre como escolher o cachorro perfeito, é saber se prefere adotar ou comprar.

Caso decida adquirir um animal de raça definida, precisa buscar por um criador confiável, preferencialmente um canil de renome.

Infelizmente, existem muitos criadores que visam apenas os lucros e, com isso, acabam deixando a saúde e bem estar dos pets de lado.

Vallhund sueco

Vallhund sueco – Fonte: Freepik

Prefira animais com controle de doenças, que sejam provenientes de cruzamentos planejados.

Mas saiba que também existem muitos animais para adoção, que podem ser o cachorro perfeito para você.

Existem muitos abrigos para animais que inclusive podem te ajudar a escolher um bom companheiro, com base no seu perfil e nas características do próprio cão.

Tenha certeza de que é muito gratificante poder adotar um pet e cuidar dele, sabendo que terá uma animal a menos nas ruas.

E melhor ainda se você puder adotar um animal adulto, porque existem muitos deles aguardando por um lar e, a maioria das pessoas prefere os filhotes.

Grupos de raças: como escolher o cachorro perfeito?

Gul Dong

Gul Dong – Fonte: ilmiocaneleggenda.it

Ao pensar em como escolher o cachorro perfeito, você deve considerar também a raça dele e, o grupo ao qual ela pertence.

Existem vários grupos e, as características deles variam bastante. Sendo assim, você deve buscar a melhor opção de acordo com o seu perfil. Veja a seguir quais são os principais:

Sem raça definida

Os animais sem raça definida são os mais conhecidos popularmente como vira latas e, por mais que seja difícil prever como será a sua aparência e personalidade quando eles são filhotes, você pode ter um excelente companheiro.

A maioria desses animais é extremamente carinhosa, amorosa e protetora com a sua família. Além disso, a saúde deles costuma ser melhor do que a de animais selecionados.

Nesse caso, escolher um pet adulto é uma grande vantagem porque você saberá como ele é, seja física ou emocionalmente e, isso é bastante vantajoso.

Cachorro comendo carne

Cachorro comendo carne – Foto: Freepik

Uma dica é tentar interagir com o cão antes da adoção e observar como ele reage. Assim, será bem mais fácil traçar a sua personalidade.

Em relação a esse grupo, é extremamente gratificante poder dar um lar e cuidar adequadamente de um bichinho.

Grupo dos esportistas para tutores ativos

As raças que fazem parte deste grupo passaram por seleções voltadas para contribuir com os seus tutores nas atividades de caça.

Por isso, eles são extremamente resistentes e capazes de realizar uma série de atividades sem se cansar facilmente.

Obviamente, devido ao perfil selecionado, esses animais são excelentes na localização, captura e buscas por presas e, também objetos.

Mas com o tempo, percebeu-se que esses animais eram também excelentes companheiros para o dia a dia.

Beautiful shot of a Golden Retriever wearing cool sunglasses and a red handkerchief

A beautiful shot of a Golden Retriever wearing cool sunglasses and a red handkerchief sitting on a white surface with a blurred background

Muita energia e um faro excelente também são características deste grupo. E com um pouco de atividade diária, os cães se tornam excelentes animais para se ter em casa e, podem ser facilmente educados.

O grupo é composto por raças muito queridas, como Golden Retriever, Labrador, Fox Paulistinha, Cocker Spaniel, Pointer Inglês, entre outras.

Grupo dos Hounds

As raças pertencentes ao grupo dos hounds também foram selecionadas para a caça e, por isso contam com um olfato e visão extremamente aguçados.

O nível de energia desses cães também é altíssimo e, por isso, eles precisam fazer atividade física diariamente. Preferencialmente, devem sair para caminhar todos os dias.

Basset Hound, Beagle, Dachshund e Whippet são algumas das principais raças do grupo.

Como escolher o cachorro perfeito? Grupo dos trabalhadores

Como o próprio nome sugere, os cachorros pertencentes às raças do grupo dos trabalhadores foram selecionados para auxiliar os seus tutores em tarefas diversas.

Os principais foram selecionados para atividades como o resgate de animais e pessoas, puxar trenó e também para guardar os rebanhos e as propriedades.

Com isso, esses animais possuem várias habilidades, mas precisam de bons treinamentos para direcionarem a energia nas coisas certas.

Akita Inu

Akita Inu. Fonte: Freepik

Raças caninas como Akita, Boxer, Doberman, Fila Brasileiro, Husky Siberiano e São Bernardo se enquadram nessa categoria.

Como escolher o cachorro perfeito? Grupo dos pastores

O grupo dos cachorros pastores é composto por animais de grande vigor físico e, que são capazes de desempenhar uma série de atividades sem cansar. Além disso, eles são extremamente obedientes e inteligentes.

Esses animais foram criados para ajudar os humanos a pastorear rebanhos e até hoje eles são usados nessa função. Fazem parte desse grupo as raças Pastor Alemão, Border Collie e Pastor de Shetland.

Grupo dos Terriers

Os animais que se enquadram no grupo dos terriers se destacam como caçadores, sobretudo no que se refere à captura de pequenos mamíferos e roedores.

Um ponto interessante sobre esses pets é que antigamente, o homem começou a selecionar os animais que eram melhores em cavar buracos na terra para conseguirem capturar as suas presas.

Mesmo que hoje em dia esses cachorrinhos sejam animais de companhia, eles não herdaram esse hábito de cavar.

Um nível elevado de energia também faz parte das características desse pet e, por isso, o tutor precisa estar disposto a passear e brincar com ele todos os dias.

Os principais representantes do grupo são: Bull Terrier, Boston Terrier, Jack Russel Terrier, Pit Bull e Schnauzer.

Grupo dos Toys: será esse o cachorro perfeito?

Ao contrário dos demais grupos citados antes, os cachorros classificados como toys foram selecionados especificamente para serem animais de companhia aos humanos.

Por isso, eles não costumam exercer funções específicas de trabalho. Essas são geralmente raças menores, que possuem traço de personalidade mais tranquilo, apreciando muito a companhia do tutor em todos os momentos.

Os principais cãezinhos que se enquadram nessa categoria são: Chihuahua, Lulu da Pomerânia, Maltês, Pequinês, Shih Tzu Pinscher e Pug.

Conclusão

Nesse texto você aprendeu como escolher o cachorro perfeito e, viu que existem várias questões a se considerar.

Todas elas são fundamentais para ter um cão que se adeque perfeitamente ao seu estilo e preferências pessoais.

De qualquer maneira, se você puder, a melhor opção é adotar um cachorro, pois existem muitos animais em abrigos que esperam por um lar amoroso.