Você conhece as cores do Cane Corso e as demais características dessa raça?

Em território nacional há uma predileção geral às raças de porte pequeno. Com isso, as raças maiores ficam um pouco menos em evidência.

Por isso, pode ser que você nunca nem tenha ouvido falar no Cane Corso, uma raça grande e robusta originária da Itália.

Seja pela aparência física ou pela personalidade, esse é um animal incrível, que é muito querido e desejado pelas pessoas.

Se você quer saber mais sobre as cores do Cane Corso e muitas outras informações, continue lendo esse post que está recheado de informações extremamente importantes.

Características gerais do Cane Corso

cane corso

Cane Corso – Foto: Freepik

Antes de saber quais são as cores do Cane Corso, é importante conhecer as principais características da raça.

Gigantes e de corpo extremamente forte, essa é uma raça que descende dos antigos cães gladiadores.

Selecionados originalmente para serem fortes, com o tempo eles ganharam cada vez mais espaço dentro das casas dos seus tutores.

Assim, passaram a ser muito mais usados como cães de companhia do que como animais de guarda.

Apesar de ser um cão extremamente leal e companheiro das pessoas da sua família, o Cane Corso não aceita bem desconhecidos. Isso vale para humanos e animais.

A socialização é fundamental nesse caso. E se necessário, pode-se lançar mão de um bom programa de treinamento de obediência.

Mesmo que tenha uma aparência de tranquilo, esse é um cão ativo, que necessita de atividades físicas diárias para que se sinta bem.

Caso isso não seja satisfeito, o animal tende a se tornar extremamente destrutivo. Lembre-se de que a natureza dele é de caça e proteção.

Qual é a origem da raça e das cores do Cane Corso?

cane corso

Cachorro preto babando – Foto; Pixabay

Pelo nome da raça você já deve conseguir prever que ela é originária da Itália. E a sua história é bastante antiga.

De acordo com relatos, o Cane Corso tem origem no Império Romano, onde utilizavam-se cães grandes e fortes em batalhas e para ajudar os humanos.

Naquela época ainda não existia o Cane Corso como se conhece hoje em dia, mas sim o seu antepassado, o Molosso Romano (Canix Pugnax).

Com o tempo esses cães grandes continuaram ajudando os humanos com diferentes atividades, como:

  • Conduzir bovinos;
  • Caçar animais de grande porte;
  • Proteger as residências;
  • Proteger as pessoas.

Muito versátil, a raça se popularizou muito e, com o tempo foi sofrendo uma série de modificações.

Mais recentemente a raça se tornou bastante comum na guarda de residências e pessoas. Mesmo com tamanha popularidade, a raça quase desapareceu completamente.

E foi apenas no final da década de 1970 que Giovanni Bonatti, o professor Fernando Casolino, Luciano Malavesi e o dr. Stefano Gandolfi trabalharam para reconstruir a raça a partir de alguns exemplares que ainda existiam.

Em 1988 o Molosso italiano foi apresentado ao público em exposições nas cidades de Bari, Florença e Milão.

E isso trouxe a raça novamente aos holofotes. Mas foi apenas em 1997 que a Federação Cinológica Internacional adicionou o Cane Corso como uma raça oficial.

Isso aconteceu depois que a raça ganhou o mundo. O homem que contribuiu para isso foi Michael Sottile, que importou uma ninhada da raça para os Estados Unidos em 1988 e outra no ano seguinte.

Durante esse tempo todo e, até os dias atuais foi-se definindo p padrão oficial da raça e, assim foi possível gerara cada vez mais animais puros, que tenham as cores do Cane Corso exigidas de acordo com as regulamentações.

Cane Corso no Brasil

Cane Corso

Cachorro na grama. Fonte: Freepik

No Brasil o Cane Corso é pouco disseminado. Os primeiros exemplares chegaram ao país em 1997, importados da Itália.

Mesmo que ele ainda não seja popular como outras raças de porte grande, como Golden e Labrador, existem cada vez mais exemplares no país, uma vez que esse é um ótimo cão de guarda, que convive bem com outros animais, adultos e crianças.

Cores do padrão da raça do Cane Corso

Cane Corso é uma raça que se destaca muito pelas suas características físicas de maneira geral. Mas conhecer as cores e extremamente importante para quem busca os padrões oficiais da raça.

Sendo assim, veja a seguir quais são as principais cores do Cane Corso:

  • Preto;
  • Cinza Chumbo;
  • Cinza Ardósia;
  • Cinza Claro;
  • Fulvo Claro;
  • Vermelho Cervo;
  • Fulvo escuro;
  • Cor de trigo escuro.

São essas as oito cores aceitas atualmente pelo CBKC e reconhecidas como sendo ideais para o Cane Corso.

É importante dizer que nos cães fulvos e tigrados, a máscara preta presente na região do focinho não pode ultrapassar a linha dos olhos.

Além disso, de acordo com o padrão, é aceitável que o cão tenha manchas brancas no peito, na ponta dos dedos e sobre o nariz.

Isso não é visto como falta e não compromete a pureza de um exemplar.

Falando sobre a pelagem, o Cane Corso tem o corpo recoberto por pelos curtos, mas que são extremamente densos e apertados uns nos outros.

A camada mais interna é mais fina, enquanto que a mais externa tem pelos mais longos e espessos.

Essa raça é caracterizada pelo crescimento limitado da pelagem e, por isso, não necessita de nenhuma tosa específica.

Com isso, a manutenção é bem simples, bastando escovar o animal uma vez por semana para remover pelos mortos que permanecem aderidos.

Outras características da raça

O Cane Corso se destaca por ser uma raça gigante, com aparência muito bonita e, ao mesmo tempo imponente.

Como é determinado para os Molossos de maneira geral, esse cão tem a cabeça bem larga e o focinho relativamente curto.

A região do pescoço é bem forte e o membro é largo, combinando com a cabeça que também se apresenta da mesma maneira.

O cão tem ainda uma trufa larga e olhos médios que possuem formato ovalado. As orelhas, por sua vez, pendem na lateral da cabeça e são bem largas.

Em muitos cães observa-se a orelha cortada e, dessa forma ela fica pontuda e ereta. Mas essa prática está sendo cada vez mais abandonada.

Os quatro membros são curtos e possuem a musculatura bem aparente, o que dá ao cão uma aparência de força e poder.

Considerações sobre as cores do filhote e outras questões

Ao observar uma ninhada, você vai pensar estar olhando para filhotes idênticos e, a única coisa que vai diferenciar os animais será a cor do Cane Corso.

A cor da pelagem já se mostra bem próxima da definitiva desde os primeiros dias de vida, mas isso não funciona para outras características.

Nessa fase o canal nasal ainda não está totalmente formado e, a mordida do animal ainda não é a definitiva.

Por isso, para ter uma ideia de como cãozinho será, é preciso analisar as características dos seus pais.

Muito além da aparência, a personalidade do Cane Corso é incrível. No entanto, não se pode esquecer de que a raça é mastigadora.

Sobretudo quando pequenos, os cãezinhos tendem a roer tudo o que encontram pelo caminho e, isso pode se tornar um grande problema no futuro.

Para evitar essa questão, é importante treinar o cão adequadamente para que ele aprenda o que é ou não permitido.

Além disso, procure manter o animal bem ocupado durante o dia, oferecendo a ele brinquedos e propondo brincadeiras e outras atividades que gastem energia.

Mas tenha cuidado com os pequeninos e não exagere na intensidade das atividades, uma vez que a musculatura deles ainda não está formada até os 18 meses de idade.

Temperamento do Cane Corso

Mesmo que tenha uma aparência que remeta à força e hostilidade, o Cane Corso é muito sóbrio e, possui um temperamento vigilante e maduro.

No entanto, jamais se deve esquecer que a raça foi selecionada para caçar grandes presas e, por isso esse é um instinto que ela carrega na sua genética.

Apesar disso, recomenda-se fortemente que o cão passe por treinamentos desde cedo, visando sempre a boa convivência com o tutor.

Em alguns casos pode acontecer de o cão necessitar de um treinamento mais intenso para que compreenda que existem regras e, para que enxergue o dono como superior.

Ter um cão que entenda as principais regras da casa é algo fundamental para a boa convivência entre pessoas e cães em um mesmo espaço.

Sendo assim, mais do que se preocupar com as cores do Cane Corso e as suas demais características físicas, é fundamental que o futuro tutor se atente também à personalidade e essa demanda.

A socialização com pessoas e outros animais também é fundamental, sobretudo quando se considera que o Cane Corso é uma raça que não aceita muito bem pessoas desconhecidas.

Dessa forma, socializar o cão pode evitar muitos problemas, inclusive de convivência com a sociedade, de maneira geral.

É muito leal e companheiro

Mesmo com a aparência bruta, o Cane Corso conseguiu conquistar o ambiente doméstico, vivendo cada vez mais como companheiro dos humanos.

Isso não aconteceu à toa. De fato, esse é um cão extremamente leal e companheiro, que está sempre preparado para desempenhar atividades ao lado do seu dono.

Mas é importante dizer que a raça é conhecida por dar exatamente aquilo que recebe. Sendo assim, se você quer ter um cão dócil, certifique-se de estar oferecendo todo o amor, carinho e a atenção que o seu pet merece.

É importante avisar também que a raça costuma testar alguns limites e, por isso está sempre provocando o tutor para avaliar as reações.

Por isso, a consistência é fundamental para uma boa convivência entre humanos e animais.

Cane corso com crianças

Se você tem criança em casa, deve se preocupar com muito mais do que apenas as cores do Cane Corso.

Assim, você deve estar se perguntando se essa é uma raça que se dá bem com as crianças. Por sorte, sim.

O Cane Corso é um grandalhão que gosta dos humanos que convivem com ele, inclusive as crianças e, tem bastante paciência com elas.

Por mais que o Cane Corso seja paciente, é fundamental ensinar a criança a respeitar os limites do animal.

Isso evita acidentes, tanto de um lado quanto do outro. Assim, é importante que cão e criança se conheçam, se respeitem e, que confiem um no outro. Assim podem conviver em harmonia.

Algumas curiosidades sobre essa raça

Se você está aqui é porque queria saber mais sobre as cores do Cane Corso e, também outras características.

Sendo assim, veja a seguir algumas curiosidades bem legais sobre essa raça enorme e companheira.

  • O Cane Corso é um ótimo cão de guarda, que se mostra bastante possessivo com os seus humanos e territórios, defendendo-os sempre muito bem;
  • A agressividade não é um traço de personalidade natural do Cane Corso. Na verdade, eles agem com mais braveza diante de pessoas desconhecidas que invadem o seu território sem mais nem menos;
  • Quando não é bem socializado ainda filhote, o Cane Corso pode apresentar reações agressivas diante de outros cães;
  • Gentileza e atenção são marcas registradas desse animal, mas o tutor deve sempre se preocupar em oferecer tudo isso de volta ou o cão deixará de ter essas características positivas;
  • O Cane Corso é também chamado de Dogo di Puglia, que em português quer dizer “Cão de Puglia.”

Perguntas frequentes:

Se você ainda tem dúvidas sobre o Cane Corso, dê uma olhada nas seguintes perguntas e respostas.

Quantas cores existem?

De acordo com o padrão oficial, existem sete tonalidades possíveis, havendo variações entre tons mais claros e mais escuros.

No entanto, com cruzamentos sucessivos muitas vezes acabam surgindo exemplares diferentes, que saem desse padrão e não são aceitos.

O Cane Corso pode viver em apartamentos?

Além de grande, o Cane Corso é muito ativo, necessitando de muito espaço para sua locomoção.

Por isso, essa é uma raça para locais de quintal grande. Apesar disso, algumas pessoas criam o animal em apartamento.

Nesse caso, deve-se manter uma rotina intensa de atividade física.

Conclusão

E aí, o que você achou dessa raça incrível? E qual das cores de Cane Corso você mais gosta?