Existem muito truques que vão fazer a pelagem do seu cachorro brilhar e, que você precisa conhecer para deixar o seu pet sempre lindão.

É inegável que deixar os pelos do cão sempre lindos e limpos não é tão simples e, pode dar bastante trabalho.

Especialmente em algumas raças isso exige tempo e paciência. Mas tudo compensa para ver a beleza do seu animal ser elogiada.

O que se deve saber em primeiro lugar e que uma pelagem bonita está associada a uma série de fatores, incluindo a alimentação e saúde geral do animal.

E qualquer problema que o animal tenha, seja uma doença física ou estresse, por exemplo, pode se manifestar por meio da pelagem do cão.

Então, acompanhe esse post para descobrir quais são os melhores truques que vão fazer a pelagem do seu cão brilhar.

Melhores truques para fazer a pelagem do seu cachorro brilhar

cane-corso-italiano-dog-in-the-snow (1)

Cachorro com olhos amarelos. Foto Freepik

Agora sim, vamos aos principais truques que vão fazer a pelagem do seu cachorro brilhar e comece a colocar todos eles em prática desde já.

1. Alimentação balanceada é fundamental

Assim como acontece para os demais animais, os cachorros também obtêm os nutrientes de que necessitam por meio da alimentação.

É por meio dos nutrientes que recebem que podem realizar as suas atividades do dia a dia e, têm favorecimento interno e externo do seu corpo.

Dessa maneira, sempre ofereça os macronutrientes mais importantes para os animais. As proteínas, por exemplo, são essenciais para a saúde do animal e ajuda nas funções básicas do organismo.

A carência de micronutrientes, como as diversas vitaminas também podem provocar problemas. Isso porque essa condição leva à mal formação da queratina, que é fundamental para a manutenção da saúde e beleza da pelagem.

Cane Corso Italiano dog portrait against autumn leaves background

Cane Corso Italiano dog portrait against autumn leaves background. Foto Freepik

A presença de todos os nutrientes é essencial para evitar ainda o surgimento de lesões cutâneas de diferentes tipos.

Por isso, um doa principais truques que vão fazer a pelagem do seu cachorro brilhar é oferecer uma ração de qualidade.

O alimento deve ser preferencialmente do tipo super premium, completo e balanceado. É fundamental que seja ainda adequado para a idade e porte do seu animal de estimação.

2. Evite o estresse para manter a pelagem do cachorro brilhando

Momentos estressantes com certeza influenciam na saúde e bem estar dos cães, exatamente como acontece para as pessoas.

Rapidamente as noites ruins de sono e o estresse em geral se reflete na aparência das unhas e dos cabelos.

Da mesma forma, a beleza do cão se relaciona diretamente a um estilo de vida saudável. Por isso, se você quer ter um animalzinho exuberante, cuide dessa questão com o maior cuidado.

A ansiedade de separação, por exemplo, é uma condição comum nos cães que ficam sozinhos e, isso pode levar a comportamentos indevidos, envolvendo lambedura excessiva das patas, por exemplo.

Características do Cavalier King Charles Spaniel

Cão deitado no sofá – Foto: Freepik

Isso pode levar ao surgimento de lesões severas e, consequentemente a quedas localizadas da pelagem.

Então, procure colocar em prática estratégias que ajudem a diminuir tais sentimentos no animal. E lembre-se de que a previsibilidade auxilia na diminuição da ansiedade no cão.

Por isso, proporcionar a ele uma rotina mais interessante e repleta de estímulos diversos pode ajudar bastante.

Primeiramente, estabeleça horários rígidos para propor atividades diversas ao cão. Procure fazer caminhadas com o pet diariamente.

Além disso, o enriquecimento ambiental também pode ajudar a deixar o animal mais tranquilo. Atividades que estimulem os instintos do animal costumam ajudar bastante.

Então, faça o cão pegar brinquedos, perseguir objetos e farejar coisas escondidas. Isso fará ele se divertir e gastar energia.

Tudo isso deve contribuir para a diminuição da ansiedade e outros sentimentos ruins.

3. Fique de olho na saúde do cão

Qualquer problema no equilíbrio natural do organismo do animal pode leva-lo a ter problemas com a pelagem.

Dessa forma, um dos melhores truques para fazer a pelagem do cão brilhar é manter as consultas com o veterinário em dia.

Manter a saúde geral do animal em dia é fundamental. Por isso, leve-o a consultas frequentes e faça os principais exames para verificar a condição do seu cãozinho.

pelagem do seu cachorro brilhar

Cão forte. Foto Freepik

Nesse sentido, é preciso ter uma atenção ainda mais especial aos cães idosos e filhotes. Nesse caso às vezes é preciso levar o animal mensalmente ao veterinário.

Para cães adultos e saudáveis uma consulta anual geralmente é suficiente para cuidar da saúde dele e detectar problemas eventuais logo no início.

4. O banho certo pode fazer a pelagem do seu cachorro brilhar

Os cuidados com o banho do seu cachorro influenciam diretamente na beleza e sedosidade da pelagem dele.

Por isso, tenha atenção em fazer a coisa certa para deixar o pelo do cãozinho liso e macio. Então seja no pet shop ou em casa, veja a seguir os principais cuidados que você precisa ter:

  • Utilize apenas produtos específicos para cães e, que sejam adequados para o tipo de pele e pelagem do seu cão especificamente;
  • Produtos de qualidade possuem nutrientes que conferem maior maciez e brilho à pelagem do animal;
  • Escolha produtos anti ressecamento, que mantenham a oleosidade natural da pelagem do cão;
  • Faça um enxague cuidadoso porque os resíduos de produtos de banho podem levar o cão a ter uma alergia;
  • Após o banho é fundamental deixar os pelos e a pele muito bem secos. Faça isso usando toalhas e um soprador específico para animais;
  • Se for usar um secador comum, tenha cuidado com a temperatura. Nunca seque o seu cão com ar quente demais;
  • Adapte a frequência de banho às características e estilo de vida do seu cão. Mas evite o excesso porque isso ocasiona ressecamentos e dermatites.

É preciso também usar uma escova apropriada para remover os pelos mortos e nós que se formam na pelagem do animal.

5. Hidratação é fundamental para fazer a pelagem do cachorro brilhar

Mesmo tendo o maior cuidado com a pelagem do cão, é normal que haja uma diminuição do brilho.

Isso acontece por diversos motivos, mas principalmente porque há uma diminuição da oleosidade natural que recobre os pelos.

Por isso, é fundamental lançar mão de produtos que reponham os nutrientes e a gordura perdida.

Mas lembre-se de usar apenas ingredientes naturais ou produtos específicos para a hidratação dos pelos dos cachorros.

pelagem do seu cachorro brilhar

Mulher com cachorro na mão. Foto Freepik

Hidratações especiais com óleo de argan são ótimas e vale a pena lançar mão dessa estratégia de tempos em tempos.

Isso devolve o brilho e ainda evita a formação excessiva de nós.

6. Faça escovações diárias

Sobretudo em cães de pelo longo, fazer escovações frequentes é fundamental para evitar a formação de nós e remover os pelos mortos.

A remoção de pelos mortos e sujeiras que se acumulam é fundamental não apenas para fazer a pelagem do cachorro brilhar, como também para evitar a proliferação de microrganismos.

Mas lembre-se de que é preciso fazer isso usando uma escova que seja adequada para o tipo de pelagem do seu cão.

Para animais de pelos longos, por exemplo, o ideal é selecionar uma escova de pinos, enquanto que o pente é adequado para pelagens mais curtas.

As rasqueadeiras, por sua vez, são ótimas para remover os pelos mortos que ficam na superfície do corpo do animal.

Se você tiver dúvidas, pode pedir indicações de produtos para o veterinário de sua confiança ou no próprio pet shop onde leva o seu animal.

Se preferir, pode mandar o seu cãozinho para um centro de estética canina uma vez por semana, pois lá eles saberão colocar em prática os principais truques para fazer a pelagem do seu cachorro brilhar.

7. Adicione Ômega-3 à dieta do seu cachorro

O Ômega-3 é um dos principais nutrientes que ajudam na beleza e saúde da pelagem. Por isso, procure adicionar esse composto à dieta do seu cão.

O óleo de semente de linhaça e o óleo de peixe são opções bem viáveis nesse caso. Mas você precisa usar doses adequadas pois o excesso pode levar o animal a ter problemas estomacais.

8. Óleo de Coco

O óleo de coco tem se tornado bastante popular na alimentação humana e, também pode beneficiar em muito o seu animalzinho.

Além de auxiliar na digestão, ele também previne infecções. E dar pequenas doses para o cão de tempos em tempos também é um dos melhores truques que vão fazer a pelagem do seu cachorro brilhar.

9. Ervas benéficas

pelagem do seu cachorro brilhar

Dois cachorros comendo – Foto: Freepik

Ervas bem comuns como cavalinha e spirulina também são ótimas opções para fazer a pelagem do seu cachorro brilhar muito.

Isso porque essas ervas contêm sílica, vitamina B e carotenoides, que são ótimos para deixar a pele e pelagem saudáveis e bonitos.

Entretanto, mesmo que se trate de um composto natural, ainda assim é preciso consultar um médico veterinário e se certificar sobre a segurança dele e as dosagens adequadas.

Truques profissionais que vão fazer a pelagem do seu cachorro brilhar

Anteriormente você viu uma série de mudanças no dia a dia do animal que podem beneficiar a pele e a pelagem.

Mas agora chegou a hora de conhecer verdadeiros truques profissionais que vão fazer a pelagem do seu cachorro brilhar muito.

Banhos de aveia

Não é à toa que a indústria cosmética está cheia de produtos, como shampoos e máscaras de aveia.

Esse é um ingrediente que realmente pode fazer muito pela saúde da pele e pelagem. E um banho caseiro pode ser muito benéfico para o seu amiguinho peludo.

Inclusive, a aveia ajuda a suavizar e hidratar a pele, sendo uma ótima opção para animais que tenham alergia.

Cerveja no pelo do cachorro?

Isso mesmo. Por mais estranho que possa parecer, aplicar um pouco de cerveja sem álcool na pelagem do cão após o banho é uma ótima alternativa.

É comprovado que isso dá brilho aos pelos, uma vez que leva nutrientes ao bulbo piloso e ajuda a suavizar a raiz dos pelos.

O processo correto é aplicar a cerveja na pelagem do animal e deixar agir por volta de 3 a 4 minutos.

Passado esse período é necessário lavar com bastante água. Cuidado com essa etapa, caso o contrário o pelo vai ficar melado.

Lanolina pode fazer a pelagem do seu cachorro brilhar

Como o próprio nome sugere, a lanolina é uma gordura de origem natural, obtida a partir da lã das ovelhas.

É possível encontrar facilmente esse composto em lojas de produtos naturais e em farmácias. Além disso, se pode escolher entre a lanolina comum ou a anidra, que não tem cheiro.

Mas atenção, porque não se pode passar a lanolina diretamente na pelagem do cão. É preciso preparar um fluido para isso.

Sendo assim, pegue em torno de duas colheres de lanolina e derreta em banho maria. Depois adicione um litro de água morna.

Feiro isso, deve-se bater a solução e guarde-a em uma garrafa. Na hora de usar, espalhe a solução no corpo do animal após o banho.

Deixe agir por mais ou menos cinco minutos e depois enxague bem.

Gema de ovo

A gema de ovo é mais um ingrediente natural que é um dos melhores truques para fazer a pelagem do seu cachorro brilhar.

Você deve bater uma gema de ovo em meio litro de água morna. Para cães maiores, pode-se duplicar ou até triplicar a receita.

A aplicação deve ser feita da mesma maneira que acontece com os demais ingredientes já citados.

E é muito importante enxaguar bem para evitar odores desagradáveis ou deixar o pelo do cão grudento e rígido.

Óleo de Rosa Mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um produto um pouco mais caro, mas que tem uma série de benefícios para a pele e a pelagem dos animais.

Você o encontra facilmente em farmácias e lojas de produtos naturais. Até mesmo em alguns mercados é possível adquirir esse produto.

O óleo pode ser aplicado na pelagem com bastante cuidado e, além de dar brilho ainda ajuda a afastar parasitas.

Conclusão

Manter a pelagem do cão sempre vistosa não é uma tarefa simples, mas é possível conseguir isso com algumas mudanças interessantes na rotina.

Então, agora que você já conhece os melhores truques que vão fazer a pelagem do seu cachorro brilhar, está na hora de colocar a mão na massa.