Você sabe o que é a remela verde nos olhos do cachorro? Já parou para pensar sobre o assunto? Esta é uma dúvida bastante comum que tutores podem ter da noite para o dia – literalmente. Afinal, é muito comum que as remelas verdes apareçam repentinamente no olho do cachorro. E, quando isto acontecer, você precisa saber do que se trata e, principalmente, o que fazer a respeito.

Então, acompanhe o artigo de hoje e saiba tudo sobre o tema!

remela verde nos olhos do cachorro

Cachorro olhando atentamente – Foto: Freepik

Remela verde nos olhos do cachorro – Pode ser conjuntivite!

A remela verde nos olhos do cachorro pode ser uma série de coisas relacionadas a saúde do animal. Afinal, é muito normal que haja, sim, remela nos olhos dos animais. É algo comum em diversas espécies, inclusive, na espécie humana.

A remela nada mais é do que um excesso de secreção que sai dos olhos durante um período em que os olhos estão fechados. Ou seja, os olhos dos cães podem ter remela o dia inteiro. Mas como eles estão sempre em movimento (piscando), elas acabam sendo dissipadas. Mas quando há muito tempo de estagnação, então as remelas aparecem muito mais.

No entanto, este tipo de remela possui tons amarelados ou cor de caramelo. Por isso, quando constatar um tom esverdeado em um processo que é normal, ligue um sinal de alerta, pois algo pode estar errado com seu doguinho.

De maneira geral, a remela verde nos olhos do cachorro remete a alguma infecção bacteriana. Ou seja, uma bactéria conseguiu ter acesso a mucosa do cãozinho e conseguiu, também, sobreviver aos anticorpos. E em pouco tempo, esta mesma bactéria poderá se proliferar e causar bastante irritação nos olhos do animal, gerando um excesso ainda maior de secreções em tons diferentes do que seria natural.

E é assim que nasce o que conhecemos como conjuntivite. Isso mesmo, se o seu cãozinho estiver com remelas verdes nos olhos, pode ser um sinal de que ele está infectado com conjuntivite – que é uma doença bastante contagiosa e que pode se desenvolver em uma velocidade bastante rápida nos olhos do animal. E por isso, requer um cuidado também na mesma velocidade – que é o que vamos entender abaixo.

Leia depois: Causas da Conjuntivite Canina e Opções de Tratamento

Como tratar e limpar a remela verde nos olhos do cachorro

Quando você notar que o seu cachorro está com remela verde nos olhos, é sinal de que algo não está certo. Afinal, por mais que a remela seja uma secreção comum nos olhos do animal, em tons esverdeados significa que algo está em desequilíbrio. No entanto, como isto pode aparecer literalmente da noite para o dia, é fundamental que você tenha noção de como proceder, o que fazer e como tratar.

Para isso, separamos uma lista de dicas que vão ajudar seu cãozinho. Veja:

  • Procure um profissional veterinário que possa oferecer um procedimento seguro e um diagnóstico certeiro;
  • Faça limpezas frequentes usando um algodão e água;
  • Evite limpezas bruscas para não causar irritações maiores;
  • Não toque em regiões do seu corpo que tenham contato com mucosas após a limpeza do seu dog;
  • Não use remédios caseiros ou colírios humanos – Siga o tratamento que o veterinário indicou;

Vamos entender cada uma das etapas de maneira aprofundada. Por isso, continue sua leitura.

remela verde nos olhos do cachorro

Cachorro sorridente – Foto: Freepik

Procure um profissional veterinário que possa oferecer um procedimento seguro e um diagnóstico certeiro

O primeiro passo para tratar a remela verde nos olhos do cachorro, é procurar um veterinário o quanto antes. Sim, esta dica até pode ser um pouco frustrante, pois imaginamos que você gostaria de proceder com algum tratamento rápido e caseiro, de forma que possa facilitar as coisas.

No entanto, isto não é possível. Afinal, é fundamental que haja um diagnóstico preciso do que seu cãozinho está enfrentando. Caso contrário, você estará perdendo tempo, quando já poderia estar tratando o problema.

Principalmente se o seu cãozinho tiver conjuntivite, saiba que será fundamental que haja um isolamento e um tratamento com colírios caninos específicos para o quadro. Caso contrário, o animal poderá sofrer bastante e ter um agravamento sério do quadro – além de que é uma doença contagiosa, podendo passar para outros pets que você possa ter em casa.

Remela verde nos olhos do cachorro: Faça limpezas frequentes usando um algodão e água

O que você pode fazer para ajudar seu cão que está com excesso de remela nos olhos, é fazer a limpeza. Sim, a remela nada mais é do que uma sujeira, que pode ser causada por princípios naturais ou, no caso de remela verde, princípios bacterianos. E neste caso, uma limpeza constante e regular é mais do que importante. No entanto, esta limpeza tem que ser feita de maneira cautelosa.

Ou seja, utilize apenas algodão e água natural e em temperatura ambiente. Evite qualquer outro tipo de composto ou receita caseira. Isto poderá prejudicar bastante a visão do seu cachorro, de modo que ele, infelizmente, possa até perder a visão – em casos bastante extremos e agudos. Esta é uma forma que você tem de estar perto do seu dog neste momento difícil e oferecer mais conforto a ele.

remela verde nos olhos do cachorro

Cão com estetoscópio – Foto: Freepik

Evite limpezas bruscas para não causar irritações maiores

Se você vai limpar a remela verde nos olhos do cachorro, conforme nossa dica anterior, saiba que você precisará fazer isso de uma maneira bastante cautelosa e delicada. Ou seja, não esfregue ou faça movimentos bruscos durante a remoção da remela. A água no algodão, fará com que a sujeira amoleça e, assim, possa ser removida.

Se o cãozinho estiver com qualquer tipo de infecção e você irritar a região dos olhos, saiba que, em uma atitude de tentar ajudar, você mais poderá atrapalhar. Ou seja, o cão poderá sofrer ainda mais, caso a alergia ou a infecção que ele está tendo seja irritada ao ponto de doer ou demorar mais para sarar.

Não toque em regiões do seu corpo que tenham contato com mucosas após a limpeza do seu dog

Outra dica bastante importante para que você faça uma limpeza segura, é: jamais leve suas mãos sujas até alguma região que há mucosa do seu corpo. Ou seja, enquanto estiver limpando os olhos do cachorro, não coce seus olhos, nariz, boca ou ouvido. Estas são regiões bastante acessíveis para que qualquer bactéria presente na remela canina possa facilmente acessar seu organismo.

E o mesmo vale para o processo inverso: não encoste suas mãos diretamente em locais que tenham contato com mucosas do animal. Assim, você evita que bactérias que estejam no seu corpo, possam entrar no organismo do animal e causar qualquer tipo de dano maior, mesmo que seja um simples desconforto temporário. Higiene sempre!

cãozinho olhando pra cima

Cachorro olhando pra cima – Foto: Freepik

Não use remédios caseiros ou colírios humanos – Siga o tratamento que o veterinário indicou

E por fim, é fundamental que você siga todas as recomendações do veterinário, de forma que possa oferecer um tratamento seguro e adequado para o seu cachorro. Jamais use produtos humanos em animais. Neste caso específico, jamais utilize colírios humanos nos olhos do cachorro. Caso contrário, efeitos colaterais bastante graves podem acontecer.

Lembre-se que somente o veterinário é quem poderá diagnosticar e indicar o tratamento ideal para um cão que está com o sintoma de remela verde no olho!