Se você já teve um cachorro ferido, sabe que (às vezes de forma obsessiva) os cães podem lamber suas feridas. Veja quais as causas que o cachorro lambe a ferida.

As feridas passam por várias fases de cicatrização, cada uma das quais pode fazer com que seu cão sinta uma variedade de sensações ou desconforto. Isso pode incluir coceira, queimação e dor durante a cicatrização da pele.

Os cães frequentemente lambem ou mastigam feridas em um esforço para aliviar esses desconfortos, mas toda a umidade da saliva e a pressão de suas línguas podem aumentar os danos às próprias feridas (especialmente se pontos ou grampos estiverem presentes) e causar uma infecção.

Por que cachorros lambem suas feridas

cachorro lambendo ferida

cachorro lambendo ferida – Foto: freepik

Os cães não têm apenas um instinto natural de lamber imediatamente qualquer ferimento. As pessoas também têm um reflexo de lamber ou sugar quaisquer cortes que sofram (pense no que você faz primeiro quando tem um corte de papel).

Sabe-se que muitas espécies de mamíferos – gatos, roedores, cavalos, primatas – lambem suas feridas.

Isso provavelmente ocorre porque nos dias que antecederam o tratamento médico, lamber um ferimento era a melhor maneira de limpar o ferimento.

Fatos sobre saliva de cachorro

A saliva do cão contém muitas enzimas e moléculas diferentes que afetam o ambiente da ferida.

O fator mais importante no primeiro estágio da cicatrização da ferida é o fator do tecido, pois faz com que o sangue coagule (portanto, interrompe o sangramento da ferida).

A saliva também contém muitos agentes antimicrobianos – enzimas, proteínas ou células – que ajudam a matar as bactérias na ferida. Exemplos: lactoferrina, proteínas catiônicas, leucócitos (glóbulos brancos) e anticorpos. Em contato com a pele, o nitrito da saliva forma óxido nítrico, que também é um poderoso assassino de bactérias.

Outros fatores de crescimento (como fator de crescimento epidérmico e hialuronano) promovem a cicatrização de feridas e a formação de tecido cicatricial.

No entanto, a saliva do seu cão contém não apenas substâncias benéficas, mas também um grande número de bactérias, algumas das quais podem causar infecções de pele ou até sepse (infecções no sangue).

Embora seja verdade que a saliva pode promover a cicatrização de feridas, a bactéria que contém na saliva também pode causar infecções graves nas feridas, que em casos raros podem até levar à morte.

Além do mais, a abrasão mecânica da língua áspera do seu cão pode danificar gravemente as bordas da ferida, retardando efetivamente o processo de cicatrização.

Como impedir um cachorro de lamber uma ferida

Cachorro lambe a ferida: O ideal é tentar descobrir corretamente qual é a causa da lambida.

Existem vários truques que podemos usar para evitar o cão lamber uma ferida:

  • A coleira em cone: seja ela de plástico rígido, tecido ou borracha eva, a coleira é sem dúvida uma das ferramentas mais úteis quando se trata de evitar que o cão lamber suas feridas. Porém, alguns ficam deprimidos, tentam removê-lo ou não realizam sua rotina diária de forma normal. É aconselhável retirá-lo de vez em quando e, enquanto o retiramos, supervisionar para evitar que lamber.
  • Colar cervical rígido: este colar é muito mais eficaz que o anterior, porém seu preço é mais alto e só podemos encontrá-lo em sites especializados ou em algumas clínicas veterinárias.
  • Cubra-o com uma camiseta: Se o ferimento do cachorro for na barriga ou no torso, coloque uma camiseta nele. Embora possa parecer engraçado, impedirá que seu cão alcance a ferida.

Como limpar uma ferida no cachorro

Cachorro doente

Cachorro doente – Foto: Freepik

Se a ferida for pequena (menos de uma polegada e com bordas limpas), você deve fazer o seguinte:

  • Limpe suavemente com uma toalha úmida morna e aplique um antisséptico e antibiótico na ferida.
  • Se seu animal de estimação lamber a ferida, coloque uma coleira (também conhecida como cone) ou um cone alternativo para evitar lesões. Você também pode envolver levemente a ferida com gaze.
  • Para a próxima etapa, o ideal é que seja feito por um veterinário. Caso você não possa comparecer a um naquele horário, é imprescindível ter cuidado ao cobrir e fazer curativos na ferida. Para fazer um curativo seguro, você deve usar três camadas. Comece com um curativo esterilizado sobre a ferida. Além disso, você pode colocar duas ou três camadas de gaze de algodão. A última camada deve ser uma bandagem não mastigável para animais de estimação.
  • Antes do curativo final, desenrole o envoltório elástico para remover um pouco da tensão e estique-o um pouco. Isso ajudará a prevenir uma aplicação muito apertada que pode afetar a circulação no local da ferida.
  • Você deve conseguir inserir dois dedos sob todas as bordas do curativo. Se não puder, você deve remover o curativo e fazê–lo novamente.

Curativos muito apertados podem causar diminuição do fluxo sanguíneo para o membro inferior, bem como diminuição do fluxo sanguíneo para a própria ferida, retardando a cicatrização.

Também é imperativo que as feridas recebam oxigênio para cicatrizar. Portanto, troque o curativo a cada 12 a 24 horas. Se a ferida parecer estar cicatrizando bem após 72 horas, você pode remover o curativo completamente.

Qualquer ferida, seja você tratando você mesmo ou seu veterinário, deve ser monitorada para mudanças repentinas. O ideal é ir com o seu animal ao veterinário e ele verificará esse curativo, se necessário ou não.

Observe que vermelhidão intensa, inchaço ou secreção espessa ou de odor fétido justificam uma visita imediata ao veterinário.

Melhor prevenir do que remediar

Cachorro lambe a ferida: É importante lembrar que, em caso de dúvida, todas as feridas, exceto as mais superficiais, devem ser avaliadas por um veterinário. As feridas podem parecer aparentemente menores, escondendo traumas graves nos tecidos por baixo.

Quanto mais cedo a ferida for avaliada, melhores serão as chances de cura e recuperação do seu animal de estimação.